Agência SEBRAE de Notícias
O desejo de mudar e adquirir novo olhar sobre o negócio tem motivado um grupo de
17 empresários de Coelho Neto, no Maranhão, a buscar na gestão a chave para
maior competitividade e sucesso no mercado. Eles participam do Projeto Varejo
Competitivo, executado pela Unidade de Negócios do Sebrae em Caxias, para
fortalecer o segmento de mini-mercados e mercearias do município por meio da
melhoria nos processos de gestão.
Ao ver os concorrentes como parceiros e não meros competidores, os
empresários descobriram a força do associativismo, criando uma Central de
Negócios que já está em vias de ser formalizada.
“Enquanto aguarda os trâmites da formalização, o grupo aprende a fazer
compras coletivas, a negociar preço junto a fornecedores e a realizar um rodízio
de mercadorias para não emperrar o estoque. Essa mudança advém das capacitações
recebidas”, informa a gestora do projeto, Larissa Gomes.
Empréstimo de mercadorias
Para a logística, os empresários utilizam a sede própria da União dos
Varejistas de Coelho Neto (Uvcon). As mercadorias chegam e cada integrante do
grupo se responsabiliza pelo seu pedido. Quanto ao rodízio, o funcionamento é
simples: quem precisa de uma mercadoria toma emprestado de quem tem mais.
Num passado não tão distante, a visão de trabalho associativo era inexistente
entre os participantes do projeto em Coelho Neto e empréstimo de mercadorias,
impensável. “A lei do cada um por si prevalecia. Agora entendemos que o melhor
não é tirar vantagem em tudo, mas aprender a cooperar”, revela Luiz Santos e
Silva Filho, do Mercadinho São Luiz.