quinta-feira, 10 de novembro de 2011

ABIT realiza estudo sobre perfil do consumidor de vestuário


A Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção em parceria com o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior que vai ajudar a traçar estratégias competitivas para o setor , realizou um estudo sobre perfil do consumidor de vestuário.

Foram ouvidos consumidores das principais capitais do Brasil: São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Brasília, Curitiba, Porto Alegre, Recife e Salvador.

Características muito importantes que tem que ter nas peças de vestuário no momento da compra: conforto, bom preço, qualidade e durabilidade. 

Dados do Estudo:
·Existência de uma forte relação deles com a moda.
·Identificada uma grande demanda de consumo interno decorrente do crescimento
econômico. 
·Aquisição de produtos têxteis e de confecção pela internet em crescimento
·Apenas 27,1% dos entrevistados costumam olhar as etiquetas das peças de
vestuário/artigos de moda para saber a origem do produto;
·As mulheres são as maiores responsáveis, com participação de 84,6%, pela escolha
de peças de vestuário/artigos de moda para si próprias ou para membros da
família;
·A frequência de compra de peças de vestuário/artigos de moda é de uma
vez por mês para 37,7% dos entrevistados e a cada três meses para 30,4% dos
consumidores;
·As lojas de rua são o local preferido para compra de 56,2% dos entrevistados,
sendo que quanto mais jovem o consumidor, maior a preferência pelas compras em
shoppings;
·O dinheiro ainda é a principal forma de pagamento utilizada para comprar
vestuário/artigos de moda, com 56,4% das preferências, seguido de cartão de
crédito, com 30,4%;
·Somente 15,2% dos consumidores já compraram peças de vestuário/artigos de
moda pela internet; 
·No Brasil, a participação do gasto com vestuário no total de despesas das famílias
é de 5,5%, sendo que a região Norte apresentou o maior índice: 7,4%;
·Televisão é apontada como principal fonte de informação sobre moda, com
participação de 72%;
·47,5% dos entrevistados já compraram produtos de moda por causa de
propagandas. Este índice é maior entre as mulheres, com 52,7%.
·84,7% dos entrevistados costumam se informar a respeito de moda, sendo que a
cidade que mais se destaca é Porto Alegre (RS), com 98,5%; a de menor
participação é Belo Horizonte (MG), com 59%;
·Apenas 32,1% dos entrevistados acompanham as Semanas de Moda, sendo que as
mulheres costumam acompanhar mais que os homens (40,4% e 22,9%,
respectivamente);
·A maneira de vestir das personalidades (artistas, modelos, cantores e jogadores de
futebol) influencia 62,2% dos entrevistados, sendo que as mulheres são as mais
influenciadas, com 70,7%;

“Segundo Aguinaldo Diniz Filho, presidente da ABIT, uma das estratégias competitivas do setor é oferecer ao consumidor produtos e serviços que respondam aos seus anseios e necessidades de modo mais amplo e efetivo. “Este estudo tem por objetivo proporcionar informações a um dos segmentos industriais mais impactados pelo acirramento da concorrência asiática. Esta é uma ação conjunta do governo e da iniciativa privada para proporcionar à indústria nacional um ganho de competitividade”, explica o presidente.”