A Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção
em parceria com o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior
que vai ajudar a traçar estratégias competitivas para o setor , realizou um
estudo sobre perfil do consumidor de vestuário.
Foram ouvidos consumidores das principais capitais do
Brasil: São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Brasília, Curitiba, Porto
Alegre, Recife e Salvador.
Características muito importantes que tem que
ter nas peças de vestuário no momento da compra: conforto, bom preço, qualidade
e durabilidade.
Dados do Estudo:
·Existência
de uma forte relação deles com a moda.
·Identificada
uma grande demanda de consumo interno decorrente do crescimento
econômico.
·Aquisição
de produtos têxteis e de confecção pela internet em crescimento
·Apenas
27,1% dos entrevistados costumam olhar as etiquetas das peças de
vestuário/artigos de moda para saber a origem do produto;
·As mulheres
são as maiores responsáveis, com participação de 84,6%, pela escolha
de peças
de vestuário/artigos de moda para si próprias ou para membros da
família;
·A
frequência de compra de peças de vestuário/artigos de moda é de uma
vez por mês
para 37,7% dos entrevistados e a cada três meses para 30,4% dos
consumidores;
·As lojas
de rua são o local preferido para compra de 56,2% dos entrevistados,
sendo que
quanto mais jovem o consumidor, maior a preferência pelas compras em
shoppings;
·O
dinheiro ainda é a principal forma de pagamento utilizada para comprar
vestuário/artigos de moda, com 56,4% das preferências, seguido de cartão de
crédito, com 30,4%;
·Somente
15,2% dos consumidores já compraram peças de vestuário/artigos de
moda pela
internet;
·No Brasil, a participação do gasto com vestuário no
total de despesas das famílias
é de 5,5%, sendo que a região Norte apresentou o
maior índice: 7,4%;
·Televisão é apontada como principal fonte de
informação sobre moda, com
participação de 72%;
·47,5% dos entrevistados já compraram produtos de
moda por causa de
propagandas. Este índice é maior entre as mulheres, com
52,7%.
·84,7% dos entrevistados costumam se informar a
respeito de moda, sendo que a
cidade que mais se destaca é Porto Alegre (RS),
com 98,5%; a de menor
participação é Belo Horizonte (MG), com 59%;
·Apenas 32,1% dos entrevistados acompanham as
Semanas de Moda, sendo que as
mulheres costumam acompanhar mais que os homens
(40,4% e 22,9%,
respectivamente);
·A maneira de vestir das personalidades (artistas, modelos,
cantores e jogadores de
futebol) influencia 62,2% dos entrevistados, sendo que
as mulheres são as mais
influenciadas, com 70,7%;
“Segundo Aguinaldo Diniz Filho, presidente da ABIT, uma das
estratégias competitivas do setor é oferecer ao consumidor produtos e serviços
que respondam aos seus anseios e necessidades de modo mais amplo e efetivo.
“Este estudo tem por objetivo proporcionar informações a um dos segmentos
industriais mais impactados pelo acirramento da concorrência asiática. Esta é
uma ação conjunta do governo e da iniciativa privada para proporcionar à
indústria nacional um ganho de competitividade”, explica o presidente.”