sexta-feira, 28 de outubro de 2011

Rodada de Negócios supera estimativas

Agência SEBRAE

As micro e pequenas empresas do Amazonas geraram US$ 13, 1 milhões em negócios na quita-feira (27). O montante, apurado na Rodada de Negócios da Feira Internacional da Amazônia (Fiam), superou a expectativa dos organizadores, que era de chegar a o máximo US$ 12 milhões. 

A Rodada de Negócios é uma ação coordenada pelo Sebrae no Amazonas durante a Fiam 2011, que segue até sábado (29), em Manaus, (AM). Ao todo, foram realizadas mais de 500 reuniões entre grandes companhias e micro e pequenas empresas. Os principais produtos comercializados foram artesanato, fitoterápicos, madeira e móveis, alimentos, bebidas e produtos orgânicos. 

“Isso demonstra o bom desempenho das nossas empresas no mercado nacional e internacional”, avalia o diretor-superintendente do Sebrae no Amazonas, Nelson Rocha. A Rodada de Negócios aproxima grandes empresas nacionais e estrangeiras de MPE interessadas em vender para novos mercados. Durante aproximadamente 15 minutos, o representante da grande empresa conversava com o representante da microempresa, ambos com o mesmo interesse: fechar um bom negócio. Na edição deste ano, inscreveram-se 26 grandes empresas, sendo 13 internacionais, e 126 micro e pequenas empresas, a maioria do Amazonas. 

O sócio da empresa paulista Ateliê Especiarias, Rodrigo Bolton, por exemplo, conseguiu um fornecedor de matérias primas da Amazônia. Eudes Batista, que pertence a etnia Sateré Mawé, no município de Barreirinha – a 328 quilômetros de Manaus passou a vender sementes naturais e óleos essenciais para o empresário de São Paulo. “Decidi vir pra Rodada de Negócios porque queria encontrar um fornecedor, pois fabricamos e comercializamos biojóias e perfumes”, contou Rodrigo Bolton. 

Desde a primeira edição da Fiam, o Sebrae é a instituição responsável pela coordenação da Rodada de Negócios. A Fiam é uma realização do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), por meio da Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa).