quarta-feira, 4 de maio de 2011

Projeto Primeira Exportação

Fonte: Ministério de Desenvolvimento
Turismo e comércio exterior

SITUAÇÃO ATUAL DO PROJETO
Em 2010, o Projeto 1ª Exportação teve sua metodologia revisada, adaptando-se para atender a uma quantidade maior de empresas e triplicar o número de Estados participantes. Juntando-se a Goiás, Rio Grande do Norte e Espírito Santo, Estados onde foi implementado o projeto piloto, firmaram parceria com a SECEX/MDIC Minas Gerais, Rio de Janeiro, Pernambuco, Paraná, Santa Catarina e Bahia. No Espírito Santo, um segundo ciclo de acompanhamento de empresas está sendo estruturado.

A nova metodologia modificou os prazos iniciais, estabelecendo a duração aproximada de 27 meses para a conclusão do ciclo do Projeto. Cada ciclo se divide em 3 etapas:

1.Estruturação: período de aproximação entre a SECEX/MDIC e o governo estadual, mobilização das entidades locais para compor o Comitê Gestor Regional, assinatura do Acordo de Cooperação Técnica e da Agenda de Trabalho pactuada, pré-seleção das empresas a serem atendidas, seleção e capacitação dos agentes do 1ª Exportação.

2.Execução: etapa de assessoramento das empresas participantes pelos agentes do Projeto. Ela consiste em 5 fases: diagnóstico, pesquisa de mercado, adequação do produto e do processo de produção, promoção comercial e operacionalização da transação.

3.Avaliação: momento em que o Projeto e o agente são avaliados pelos empresários atendidos por meio de questionários. Nesse sentido, a partir de 2010, também será avaliado o conhecimento internalizado nas empresas durante sua participação no projeto.


A meta para 2011 é diversificar as Unidades da Federação envolvidas, atingindo, inclusive, a região Norte.