sábado, 22 de janeiro de 2011

Entidades representativas e Rota do Mar apostam no conhecimento

A Biblioteca Indústria do Conhecimento é um projeto do Serviço Social da Indústria (SESI), e chega a Santa Cruz do Capibaribe por meio de uma parceria entre o SESI e a Rota do Mar. O empresário Arnaldo Xavier, estendeu a parceria às entidades representativas da cidade, CDL e Associação Empresarial (Ascap). A biblioteca é parte do projeto que tem por objetivo implantar 350 unidades em todo Brasil até 2015.

Em Pernambuco, 20 cidades serão contempladas. Santa Cruz do Capibaribe foi o décimo quinto município a receber a Indústria do Conhecimento, Biblioteca esta, que tão bem representa a cultura da cidade. A terra das Confecções impulsiona outras cidades com sua pujança industrial, na produtividade de vestuários.

A parceria da vinda do projeto para a cidade aconteceu da seguinte forma: A Rota do Mar doou o terreno e o SESI realizou a construção da obra. A CDL e a Associação Empresarial (Ascap) entram como parceiras no pagamento dos custos com os monitores e segurança do local. A manutenção da Biblioteca ficará a cargo da Rota do Mar, com 50% e da CDL e Ascap, com 25% para cada uma das entidades.

Arnaldo Xavier revelou em seu discurso que estava muito emocionado. “Hoje eu estou muito feliz em poder está contribuindo com a cidade na qual está inserida a Rota do Mar. Nós não podemos crescer sozinho, ficar ilhados. Precisamos nos envolver mais com a parte social da cidade”. Arnaldo disse que a parceria surgiu a partir de um convite do superintendente do SESI, Ernane Aguiar, quando a Rota do Mar recebeu o prêmio Qualidade no Trabalho, em 2008.

O presidente da FIEPE, Jorge Côrte Real, disse que a grande filosofia dessas bibliotecas é fortalecer o conhecimento, no sentido de que toda população tenha condições de captar melhor o aprendizado.

“Nós chegamos a conclusão que só a capacitação e o conhecimento fará com que esse país mude de patamar e cresça de uma maneira sustentável. Então, essas bibliotecas são a colaboração do sistema indústria, da FIEPE, para que todas as regiões tenham condições de melhorar o conhecimento de suas populações”, concluiu.

A Biblioteca está equipada com 10 computadores, mais de mil livros, além de Gibiteca, e DVDteca. Para fazer uso do espaço, basta apenas se cadastrar e ficar a vontade.

O serviço é totalmente gratuito para toda população. Cada usuário poderá utilizar os computadores por 1 hora.