quinta-feira, 27 de fevereiro de 2014

Recesso de Carnaval


A Associação Empresarial de Santa Cruz do Capibaribe (Ascap) informa que entrará em recesso de Carnaval às 14h desta sexta-feira, 28 de fevereiro, retornando às atividades na segunda-feira, 10 de março de 2014.

A diretoria da entidade aproveita o ensejo para desejar aos que são de folia, dias de festa inesquecíveis; e aos que são de descanso, ótimos dias de tranquilidade.

Boas festas!

Assembleia da Ascap será realizada no dia 13 de março

 

EDITAL DE CONVOCAÇÃO PARA ASSEMBLEIA GERAL ORDINÁRIA DA
ASSOCIAÇÃO EMPRESARIAL DE SANTA CRUZ DO CAPIBARIBE – ASCAP

O presidente da Associação Empresarial de Santa Cruz do Capibaribe – ASCAP, no uso das atribuições que lhe são conferidas pelo estatuto da entidade, convoca todos os seus associados para comparecer à ASSEMBLEIA GERAL ORDINÁRIA que será realizada em sua sede, situada na Avenida 29 de Dezembro, nº 233, 1º andar, Centro, Santa Cruz do Capibaribe-PE, no dia 13 de março de 2014, às 19 horas. Com qualquer número de associados presentes, será deliberada a seguinte pauta:

a) Alteração da data da eleição para a diretoria da ASCAP;
b) Aumento do número de diretores da entidade;
c) Ajuste do valor da contribuição mensal dos associados;
d) Demais assuntos de interesse dos associados.
  

Santa Cruz do Capibaribe, 27 de fevereiro de 2014.

José Gomes Filho
Presidente

quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014

1ª turma conclui curso de Oratória Empresarial na Ascap


A primeira turma do curso de Oratória Empresarial do ano de 2014, realizado na Associação Empresarial de Santa Cruz do Capibaribe (Ascap), concluiu as aulas na última sexta-feira (21).

Partindo da premissa de que a boa comunicação é um pré-requisito indispensável no mundo corporativo, o curso conta com os seguintes módulos: Conceitos e técnicas da Oratória; Fundamentos da Didática; Processos da comunicação, linguagem, fala e voz; Exercícios para trabalhar a dicção; Técnicas de aquecimento; Como controlar o medo de falar em público; Motivação, diferenças individuais; Planejamento e técnicas para uma apresentação; Formulação de objetivos instrucionais; Utilização de recursos audiovisuais; Como falar de improviso; Postura do orador e o uso do microfone; Apresentação prática com o uso de todas as técnicas; Aspectos avaliados da apresentação e Avaliação de Reação.


O curso é ministrado pelo renomado consultor organizacional Roberval Andrade, que desenvolve trabalhos em mais de cem empresas em todo o Brasil.

Roberval Andrade
“Antigamente, a oratória era privilégio de poucos. Apenas os religiosos, os políticos e alguns advogados possuíam esse privilégio. Hoje, todo profissional deve ter essa habilidade de falar em público, de expor, de apresentar com clareza suas ideias. E esse curso tem esse objetivo: ajudar na hora de elaborar uma reunião, dar uma aula, fazer um treinamento, fazer um discurso ou , convencer pessoas... O poder da boa comunicação empresarial é fundamental na vida de qualquer profissional”, ressalta Roberval.

Com o apoio do Sebrae e do Senac, o curso de Oratória Empresarial agradou a todos os participantes.

Sérgio Rogério
“A todo momento, necessitamos falar em público, seja com nossos colaboradores, clientes, fornecedores, enfim, precisamos de uma boa oratória para obter melhores resultados na nossa empresa e na nossa vida pessoal”, disse Sérgio Rogério de Araújo, gerente da empresa SC2 Kids.

Devido à procura e ao sucesso dessa primeira edição, uma segunda turma já está sendo formada para iniciar as aulas em 25 de março. As inscrições estão abertas na Ascap, na Av. 29 de Dezembro, 233, 1º andar, Telefone: 3731-2818.

terça-feira, 25 de fevereiro de 2014

Designer do SENAI- PE participa do segundo módulo do curso em moulage com estilista brasileiro radicado em Paris


De 06 a 14 de fevereiro, no Rio de Janeiro, o designer Cléber Lima da escola Técnica SENAI Santa Cruz do Capibaribe, participou do segundo módulo do curso de extensão de Desenvolvimento de Produto de Vestuário por meio da Metodologia da Alta Costura, ministrado pelo estilista Gustavo Lins.

Voltado aos colaboradores da Rede SENAI Têxtil e de Confecção, participaram do curso 29 profissionais - 16 do SENAI CETIQT e 13 de Departamentos Regionais da instituição, vindos de vários estados do país. Todos possuem formação voltada para as áreas de design, moda, confecção, estilismo e modelagem.

Nesta segunda etapa, o grupo desenvolveu bases masculinas e femininas, que servirão de ponto de partida para a coleção final que será apresentada no mês de Abril durante o Fashion Rio. Todas as modelagens foram pensadas de acordo com o biótipo brasileiro, buscando sempre incorporar referencias nacionais as formas e modelos.

O mineiro Gustavo Lins atua há mais de 20 anos em Paris, onde montou o Atelier Gustavo Lins de Alta Costura. Já trabalhou com grandes nomes da moda, como John Galliano, Jean-Paul Gaultier e Louis Vuitton. Atualmente é o único latino-americano a fazer parte do seleto grupo de estilistas da Câmara de Alta-Costura de Paris.

Fonte: Senai Santa Cruz do Capibaribe

quarta-feira, 19 de fevereiro de 2014

Rodada de negócios movimenta indústria da moda pernambucana

Evento acontece de 19 a 21 de fevereiro, em Caruaru, com expectativa de 1,3 mil visitantes de todo o Brasil

Anderson Lima

A cidade de Caruaru se prepara para receber mais uma edição da Rodada de Negócios da Moda Pernambucana, de 19 a 21 de fevereiro, no Polo Caruaru. O evento, já na 17º edição, irá apresentar as apostas das confecções do Nordeste para a temporada Outono/Inverno 2014. A rodada, cujo foco será a preparação do comércio para o período da Copa do Mundo, tem a expectativa de gerar um volume de negócios 10% superior aos resultados da última edição.

A proposta do evento é fortalecer a moda pernambucana no mapa da moda brasileira, apresentando o polo como centro produtor de qualidade, design, tecnologia e logísticas sadias a todo o processo produtivo e comercial – aproveitando-se as oportunidades que serão geradas pela Copa do Mundo.

São esperados mais de 1,3 mil visitantes dos 26 estados brasileiros – a exemplo dos já confirmados Acre, Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo –, que irão chegar à Capital do Forró de olho nos lançamentos da indústria para os segmentos de moda masculina, feminina, infantil, jeanswear, bebê, moda íntima, beachwear e fitness. Além deles, a organização do evento aguarda a presença de 500 compradores de todo o Brasil.

Atualmente, o jeanswear pernambucano é o produto que mais se destaca, tanto na rodada como foram dela, mas há uma evolução nas vendas nos segmentos de moda masculina e infanto-juvenil. A última edição da rodada registrou um total de R$ 21 milhões em negócios efetivos, fechados durante a feira e em médio prazo.

A Rodada de Negócios da Moda Pernambucana é realizada pela Associação Comercial e Empresarial de Caruaru (ACIC) e pelo Sebrae em Pernambuco, com patrocínio da Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco (AD Diper); apoio da ASCAP, ACIT, ACIASUR, SINDVEST e da Prefeitura de Caruaru. A coordenação do evento é da J&B Consultores.

Serviço
O quê: 17ª Rodada de Negócios da Moda Pernambucana
Quando: De 19 a 21 de fevereiro, das 9h às 19h
Onde: Polo Caruaru (Rodovia BR-104 – Km 62 – Nova Caruaru - Caruaru/PE)
Informações: www.rodadamodape.com

Fonte: Agência Sebrae de Notícias 

quinta-feira, 13 de fevereiro de 2014

Saiu na imprensa!


O diretor superintendente da ABIT - Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção, Fernando Pimentel, concedeu entrevista ao jornal Valor Econômico sobre as perdas na exportação da indústria têxtil brasileira para a Argentina.

segunda-feira, 10 de fevereiro de 2014

Faça já a sua inscrição

Curso de Oratória Empresarial

A boa comunicação é um pré-requisito no mundo corporativo. Funciona como um reflexo de personalidade forte e segura. Indispensável para quem representa uma empresa, uma marca ou serviço.

Um profissional que domina a oratória tem um valioso recurso de persuasão, bem como transmite credibilidade e consegue influenciar pessoas.

Pensando nisso, a Associação Empresarial de Santa Cruz do Capibaribe (Ascap) estará realizando no período de 18 a 21 de fevereiro o Curso de Oratória Empresarial.

Você não pode ficar de fora. Mais informações no folder abaixo:

Vestuário - Sinais de que o pior já passou...

A recente retomada da produção na indústria de transformação do Brasil, registrada pelo IBGE nos últimos meses, juntamente com a redução do ritmo de crescimento das importações de artigos confeccionados – de uma média de 30% ao ano para apenas 5% em 2013 – estão contribuindo para a avaliação de muitos analistas de que o pior já passou para nossos industriais do setor de vestuário.

Tal percepção se reforça ao considerarmos a evolução futura do câmbio, que tende a apresentar uma valorização continuada do dólar, nos próximos anos, ainda que em ritmo lento, em meio a expectativas de picos temporários de altas mais elevadas, com a redução dos incentivos à economia norte-americana.

Esse comportamento favorável do câmbio certamente ajudará a desestimular ainda mais as importações e a reduzir a pressão sobre as margens de lucro de nossas confecções.

Isso posto, há subsídios suficientes para embasar as expectativas mais recentes que apontam para uma consolidação da retomada da produção industrial no país nos próximos cinco anos, aí inserida a indústria brasileira do vestuário.

Entretanto, é preciso considerar que o que se espera para depois da “tormenta” é uma desanimadora calmaria, com previsões bastante modestas para os índices de crescimento do setor, a curto e médio prazo.

Pesam nessas mornas expectativas, entre outras coisas, a redução no ritmo de expansão do consumo das famílias e o acirramento da concorrência do varejo multimarca, principal canal de distribuição das confecções brasileiras, frente às grandes redes de varejo de moda, ainda em franco desenvolvimento.

Dentro desse cenário, as pequenas e médias empresas mais uma vez se veem diante de um grande desafio, que é crescer mais que o mercado, sem perder a lucratividade, mesmo que seu principal canal de venda não venha a apresentar expansão significativa nos próximos anos.

Na competição a ser travada daqui para a frente, uma vantagem que merece ser destacada é o fato de que ela tende a ser mais equilibrada, ao se concentrar mais entre as empresas nacionais, que produzem e competem dentro de um mesmo ambiente econômico.

É esperado, porém, que em função do diferente desempenho dos canais de varejo de moda, essa disputa tenderá a pender a favor das empresas de maior porte. Nos últimos dois anos, os estudos regulares do Iemi vêm apontando para um aumento na produção das grandes confecções de roupas do Brasil, em contraponto a uma redução nos volumes produzidos pelas pequenas e médias empresas do segmento.

Está contribuindo para o crescimento das grandes empresas, entre outras coisas, a implantação de uma estrutura de comercialização cada vez mais “multicanal”, composta de uma gestão comercial mais presente junto às lojas multimarcas, aliada à abertura de lojas de varejo próprias e franqueadas, e-commerce, venda porta a porta etc., enquanto a imensa maioria dos pequenos se mantém restrita ao varejo multimarca, e muitas vezes dependente da demanda gerada por suas lojas de pronta-entrega.

Para enfrentar os novos desafios que o mercado vem impondo aos pequenos e médios produtores de vestuário, o mais importante é respeitar a vocação da marca, valorizando e reforçando uma identidade própria e direcionando os maiores esforços à construção de diferenciais únicos, no que se refere tanto à linha de produtos quanto a serviços ao cliente e marketing.

Sejam de grande ou pequeno porte, sem dúvida, nunca antes as empresas brasileiras do vestuário se viram tão exigidas em termos de organização, inovação e conceito de marca. É chegada a hora de mostrar se são realmente capazes de se diferenciar e de se apresentar ao mercado de uma forma única ou, como preconiza o sr. Michel Porter, inigualável.

Um excelente 2014!


INDICADORES


– A produção de vestuário recuou 15,5% em setembro; já no acumulado no ano, ocorreu uma queda menor, de 2,5%, segundo a pesquisa industrial mensal do IBGE. O pessoal ocupado no setor recuou 0,2% no mês, porém, no ano, acumula um resultado positivo de 2,1%.

– As vendas no varejo de vestuário recuaram 11,9% em volumes e 11,4% em valores no mês de setembro, porém, no ano, acumulam um resultado positivo, de 3,2% nos volumes vendidos e 8,4% nos valores de receita.

– Segundo o IBGE, os preços do vestuário no varejo aumentaram 1,13% em outubro; já em relação a outubro do ano passado, houve alta de 5,71%.

– As exportações brasileiras de vestuário alcançaram US$ 119,5 milhões entre janeiro e outubro de 2013, com queda de 4,7% sobre o mesmo período de 2012, enquanto as importações chegaram a US$ 2,0 bilhões, com alta de 8,3%, elevando assim o déficit da balança comercial do setor em 9,2%.


Conjuntura do setor de vestuário no Brasil
1. Produção, emprego, preços (%)
No mês
No ano
Últimos 12 meses
. Produção física (setembro 2013)
-15,5%
-2,5%
-3,0%
. Emprego (setembro 2013)
-0,2%
2,1%
-1,1%
. Vendas no varejo em volumes (setembro 2013)
-11,9%
3,2%
3,6%
. Vendas no varejo em valores (setembro 2013)
-11,4%
8,4%
7,9%
. Preços ao consumidor (outubro 2013) IBGE (1)
1,13%
3,66%
5,71%
2. Comércio exterior (US$ 1.000)
Jan.-out. 2012
Jan.-out. 2013
Variação (2)
. Exportação
125.369
119.533
-4,7%
. Importação
1.867.588
2.021.946
8,3%
. Saldo (exportação – importação)
-1.742.219
-1.902.413
9,2%
Fontes: IBGE/Secex. Elaboração Iemi.
Notas: (1) IPCA – Índice de preços ao consumidor amplo – Brasil.
           (2) Variação de janeiro a outubro 2013 / janeiro a outubro 2012.

Marcelo V. Prado é sócio-diretor do Instituto de Estudos e Marketing Industrial (Iemi) e membro do Comitê Têxtil da Fiesp.

coluna.cp@iemi.com.br