quarta-feira, 31 de outubro de 2012
segunda-feira, 29 de outubro de 2012
Banco do Nordeste faz palestra sobre crédito para pequenos empresários, em Santa Cruz do Capibaribe
Na
próxima quarta-feira (31), o Banco do Nordeste do Brasil (BNB) irá realizar em Santa
Cruz do Capibaribe a palestra "Linhas de Crédito Para as Micro e Pequenas
Empresas".
O
evento acontecerá no auditório do Moda Center Santa Cruz, a partir das 19h. A
instituição financeira pretende divulgar as formas de atuação do banco junto
aos micro, pequenos e médios empresários, com o objetivo de facilitar o acesso
ao crédito, especialmente para os pequenos e médios confeccionistas.
“Dentre
outros produtos, estaremos apresentando nossas linhas de capital de giro para a
formação de estoques e aquisição de insumos; construção, reforma e aquisição de
máquinas”, disse Wellington Barbosa da Silveira, gerente de suporte a negócios
da carteira MPE (Micro e Pequena Empresa).
Ao
final, os gerentes de negócios do BNB esclarecerão dúvidas e darão orientações
sobre a opção mais adequada às necessidades de cada empreendimento.
As
inscrições para o evento são gratuitas e podem ser feitas no Centro
Administrativo do Moda Center ou pelo telefone (81) 3759-1000. As vagas são
limitadas.
A
palestra também servirá para aproximar ainda mais o empreendedor de Santa Cruz
do Capibaribe ao Banco do Nordeste. Em meados de 2013, a cidade ganhará a sua primeira
agência do BNB.
SERVIÇO:
O quê? Apresentação de
linhas de crédito do BNB
Para quem? Micro, pequenos e
médios confeccionistas
Quando? Quarta-feira (31),
às 19h
Onde? Centro
Administrativo do Moda Center Santa Cruz
Quem traz? Moda Center e ASCAP
Informações: (81) 3759-1000
segunda-feira, 22 de outubro de 2012
Artigo no “Financial Times” mostra preocupação com indústria têxtil no Brasil
Uma das máquinas da tecelagem Santaconstancia, uma das
maiores produtoras de tecidos do país ©Juliana Knobel/FFW
Enquanto
a alcunha “Brasil, o país do futuro”, criada por Stefan Zweig em 1941, tem mais
cabimento do que nunca, a indústria têxtil nacional parece não estar em
sintonia com o bom momento econômico pelo qual passam outras áreas. De acordo
com uma reportagem publicada no “Financial Times“, o Brasil é um país difícil para investir
em produção interna. Apesar de herdeiro de uma grande tradição têxtil – hoje é
o quinto maior produtor de tecidos no mundo -, o custo Brasil, expressão
usada para englobar o conjunto de dificuldades estruturais, burocráticas e
econômicas que encarecem o investimento no país, torna cada vez mais difícil (e
mais caro) competir com os padrões de produção de países como a China, por
exemplo.
Para
lojas maiores, como a C&A e a Renner, com uma demanda que se encaixa nas
exigências da produção asiática, compensa produzir em países como a China. Para
nomes menores, de produção mais limitada, como o designer Pedro Lourenço, a
produção nacional possibilita um controle de qualidade mais rigoroso, mas muito
mais caro. No Manifesto feito à presidenta Dilma durante a última edição do
SPFW, uma das queixas dos designers era precisamente a falta de atenção e
de incentivo governamental que a indústria têxtil recebe. “A gente quer que
evoluir com a criação, mas a matéria-prima não evolui. No segmento masculino,
por exemplo, é quase impossível; ou você compra tecido italiano ou não tem
tecido para fazer roupa”, disse João Pimenta ao FFW durante o manifesto.
Desfile de Verão 2013 de Pedro Lourenço em Paris ©ImaxTREE
Os
preços de produção nacional disparam, ao mesmo tempo que fica mais fácil e
barato importar matéria prima e oferecer ao consumidor um preço mais acessível.
Com a entrada das marcas importadas, a preços que competem diretamente com as
marcas nacionais, está mais do que na hora de chamar a atenção do país para
esse problema. Foi com esse objetivo que a ABIT- Associação Brasileira
da Indústria Têxtil- instalou um “Importômetro” que mede o tamanho da
carga tributária brasileira. A ferramenta consiste em um painel eletrônico
instalado à porta da associação, que estima, em tempo real, quantos dólares o
Brasil gasta com a importação de produtos têxteis e quantos empregos deixam de
ser criados no mercado doméstico por conta da importação. FFW esteve lá e os
números mudam rapidamente e de forma impressionante.
O “Importômetro” na porta da ABIT ©Reprodução
“Com o
‘Importômetro’, vamos levar para o governo o problema das importações”, afirmou
o presidente da ABIT, Aguinaldo Diniz Filho, à revista “Exame” no início do
ano, quando foi lançada a campanha “Moda Brasileira:
eu uso, eu assino”, com o objetivo de reunir um milhão de assinaturas para
mudar o regime de tributação da indústria têxtil brasileira (até o fechamento
desta matéria, a marca não havia sido atingida). “O volume de importações aumentou
17 vezes desde 2003″, acrescenta ao mesmo veículo. Para a ABIT, o objetivo
final é chamar a atenção do governo para o dano causado à indústria nacional
pela invasão de importados proporcionando condições favoráveis à produção
nacional para que os preços finais reduzam e possam competir diretamente com os
preços praticados por marcas que se baseiam em produção asiática. “Temos todos
que repensar o custo Brasil, o preço da mão de obra, dos tecidos, dos impostos
e das despesas fixas de uma indústria. Temos que ser razoáveis também nos
preços. Uma roupa de um bom design, com uma boa qualidade é o que todo mundo
sonha e é o que o consumidor mais espera”, diz Reinaldo Lourenço ao FFW.
Agora
que o mercado internacional também olha para o Brasil para apontar problemas,
será que a indústria têxtil nacional vai ver um arranque definitivo?
domingo, 21 de outubro de 2012
Nova edição da Revista Moda Center já circula nas lojas
A Revista Moda Center traz, mensalmente, informações e matérias sobre eventos de moda, tendências, dicas de compras e tudo o que é destaque no maior parque de confecções do país.
E nesta edição de outubro, você conhecerá um pouco mais do Moda Center Santa Cruz, que completou seis anos de sucesso, no último dia 7.
Leia também uma matéria especial sobre a reeleição do corpo administrativo, que comandará o Moda Center por mais dois anos.
Fique por dentro das últimas tendências para o Verão 2012/2013 e descubra um pouco mais sobre a Moda Vintage e “Jeans com Franja”.
quinta-feira, 11 de outubro de 2012
União dos Confeccionistas administrará o Moda Center por mais dois anos
O
resultado da eleição do Corpo Administrativo do Moda Center Santa Cruz,
realizada nessa quarta-feira (10), consagrou a chapa União dos Confeccionistas para
continuar administrando o condomínio até 2014.
A
reeleição do síndico Valmir Ribeiro, juntamente com outros 24 empresários do
setor confeccionista, reflete a aprovação da atual administração.
“É
gratificante ver as pessoas começando a perceber que esse nosso gigante precisa
ser administrado por pessoas da área, confeccionistas, que conhecem de perto os
nossos problemas e sabem quais são as soluções”, disse Valmir.
As
obras estruturadoras, a aquisição de veículos, máquinas e vários outros equipamentos
para o patrimônio do parque têm agradado a maioria dos condôminos. De acordo
com Valmir, o fato de não ter existido outra chapa para concorrer à
administração é um sinal claro da aprovação da atual diretoria.
CONFIRA O RESULTADO:
Total
de votos: 2.171
Permanência
da União dos Confeccionistas: 1.993
Votos
brancos: 167
Nulos:
11
A
diretoria, empossada após a divulgação do resultado, está composta da seguinte
forma:
Síndico
Valmir
Gomes Ribeiro
1º Subsíndico
José
Dalvino da Silva
2º Subsíndico
Janilton
Allan Maia Carneiro
1ª Tesoureira
Maria
de Fátima do Nascimento
2º Tesoureiro
José
Gomes Filho
1ª Secretária
Áurea
Maria Xavier da Rocha Félix
2º Secretário
José
Robélio da Silva
Conselho Fiscal
Zenivaldo
Inácio de Andrade
Ivonaldo
Justino Quixabeira
José
Ronaldo da Silva
Suplentes do Conselho
Fiscal
José
Deoclécio do Nascimento
Edson
Ramalho Diniz
Paulo
Estêvão da Silva
Conselho Consultivo
Manoel
Nunes Paulino
Isac
Teodoro Aragão
Carlos
Alberto Gomes Ribeiro
José
Arruda de Lima
João
França da Costa
José
Nilton da Costa
Suplentes do Conselho
Consultivo
George
Félix de Castro
Edjane
Nunes de Araújo
Luiz
de França Silva
José
de Anchieta Cumarú
Severino
Bezerra da Costa
João
Ramos de Moura
Confira
mais fotos da eleição no Facebook do Moda Center: http://on.fb.me/Ppx1mV
segunda-feira, 8 de outubro de 2012
Moda Center abrirá normalmente no dia 15 de outubro
A
administração do Moda Center Santa Cruz informa que haverá feira normalmente no
dia 15 de outubro, quando é comemorado o Dia do Comerciário em várias cidades
brasileiras.
Este
ano, o feriado do Dia do Comerciário (celebrado na terceira segunda-feira de
outubro) foi transferido para o dia 15 de março do próximo ano, numa
sexta-feira.
Em
reunião entre os representantes do Sindcom (Sindicato do Comércio de Bens
e Serviços de Santa Cruz do Capibaribe) e Sindicato dos Empregados no Comércio
de Bens e Serviços dos Municípios de Toritama, Santa Cruz do Capibaribe e Surubim,
ficou acordada a transferência da data que, por cair numa segunda-feira, prejudicaria
o comércio no Moda Center.
O
Sindicato Patronal e a diretoria do Moda Center conseguiram sensibilizar os
sindicalistas dos comerciários a mudar a data, a fim de que não ocorram
transtornos entre as duas classes nem tão pouco inviabilize o comércio nesse
dia.
“Vamos
fazer do dia 15 de outubro uma grande feira. Os clientes estão sendo convidados
a vir fazer suas compras nesse dia, pois o parque estará aberto e com
excelentes oportunidades de negócios”, disse o síndico Valmir Ribeiro.
domingo, 7 de outubro de 2012
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