segunda-feira, 29 de outubro de 2012

Banco do Nordeste faz palestra sobre crédito para pequenos empresários, em Santa Cruz do Capibaribe


Na próxima quarta-feira (31), o Banco do Nordeste do Brasil (BNB) irá realizar em Santa Cruz do Capibaribe a palestra "Linhas de Crédito Para as Micro e Pequenas Empresas".

O evento acontecerá no auditório do Moda Center Santa Cruz, a partir das 19h. A instituição financeira pretende divulgar as formas de atuação do banco junto aos micro, pequenos e médios empresários, com o objetivo de facilitar o acesso ao crédito, especialmente para os pequenos e médios confeccionistas.

“Dentre outros produtos, estaremos apresentando nossas linhas de capital de giro para a formação de estoques e aquisição de insumos; construção, reforma e aquisição de máquinas”, disse Wellington Barbosa da Silveira, gerente de suporte a negócios da carteira MPE (Micro e Pequena Empresa).

Ao final, os gerentes de negócios do BNB esclarecerão dúvidas e darão orientações sobre a opção mais adequada às necessidades de cada empreendimento.

As inscrições para o evento são gratuitas e podem ser feitas no Centro Administrativo do Moda Center ou pelo telefone (81) 3759-1000. As vagas são limitadas.

A palestra também servirá para aproximar ainda mais o empreendedor de Santa Cruz do Capibaribe ao Banco do Nordeste. Em meados de 2013, a cidade ganhará a sua primeira agência do BNB.


SERVIÇO:
O quê? Apresentação de linhas de crédito do BNB
Para quem? Micro, pequenos e médios confeccionistas
Quando? Quarta-feira (31), às 19h
Onde? Centro Administrativo do Moda Center Santa Cruz
Quem traz? Moda Center e ASCAP
Informações: (81) 3759-1000


segunda-feira, 22 de outubro de 2012

Artigo no “Financial Times” mostra preocupação com indústria têxtil no Brasil

Uma das máquinas da tecelagem Santaconstancia, uma das maiores produtoras de tecidos do país ©Juliana Knobel/FFW

Enquanto a alcunha “Brasil, o país do futuro”, criada por Stefan Zweig em 1941, tem mais cabimento do que nunca, a indústria têxtil nacional parece não estar em sintonia com o bom momento econômico pelo qual passam outras áreas. De acordo com uma reportagem publicada no “Financial Times“, o Brasil é um país difícil para investir em produção interna. Apesar de herdeiro de uma grande tradição têxtil – hoje é o quinto maior produtor de tecidos no mundo -, o custo Brasil, expressão usada para englobar o conjunto de dificuldades estruturais, burocráticas e econômicas que encarecem o investimento no país, torna cada vez mais difícil (e mais caro) competir com os padrões de produção de países como a China, por exemplo.

Para lojas maiores, como a C&A e a Renner, com uma demanda que se encaixa nas exigências da produção asiática, compensa produzir em países como a China. Para nomes menores, de produção mais limitada, como o designer Pedro Lourenço, a produção nacional possibilita um controle de qualidade mais rigoroso, mas muito mais caro. No Manifesto feito à presidenta Dilma durante a última edição do SPFW, uma das queixas dos designers era precisamente a falta de atenção e de incentivo governamental que a indústria têxtil recebe. “A gente quer que evoluir com a criação, mas a matéria-prima não evolui. No segmento masculino, por exemplo, é quase impossível; ou você compra tecido italiano ou não tem tecido para fazer roupa”, disse João Pimenta ao FFW durante o manifesto.

Desfile de Verão 2013 de Pedro Lourenço em Paris ©ImaxTREE

Os preços de produção nacional disparam, ao mesmo tempo que fica mais fácil e barato importar matéria prima e oferecer ao consumidor um preço mais acessível. Com a entrada das marcas importadas, a preços que competem diretamente com as marcas nacionais, está mais do que na hora de chamar a atenção do país para esse problema. Foi com esse objetivo que a ABIT- Associação Brasileira da Indústria Têxtil- instalou um “Importômetro” que mede o tamanho da carga tributária brasileira. A ferramenta consiste em um painel eletrônico instalado à porta da associação, que estima, em tempo real, quantos dólares o Brasil gasta com a importação de produtos têxteis e quantos empregos deixam de ser criados no mercado doméstico por conta da importação. FFW esteve lá e os números mudam rapidamente e de forma impressionante.

O “Importômetro” na porta da ABIT ©Reprodução

“Com o ‘Importômetro’, vamos levar para o governo o problema das importações”, afirmou o presidente da ABIT, Aguinaldo Diniz Filho, à revista “Exame” no início do ano, quando foi lançada a campanha “Moda Brasileira: eu uso, eu assino”, com o objetivo de reunir um milhão de assinaturas para mudar o regime de tributação da indústria têxtil brasileira (até o fechamento desta matéria, a marca não havia sido atingida). “O volume de importações aumentou 17 vezes desde 2003″, acrescenta ao mesmo veículo. Para a ABIT, o objetivo final é chamar a atenção do governo para o dano causado à indústria nacional pela invasão de importados proporcionando condições favoráveis à produção nacional para que os preços finais reduzam e possam competir diretamente com os preços praticados por marcas que se baseiam em produção asiática. “Temos todos que repensar o custo Brasil, o preço da mão de obra, dos tecidos, dos impostos e das despesas fixas de uma indústria. Temos que ser razoáveis também nos preços. Uma roupa de um bom design, com uma boa qualidade é o que todo mundo sonha e é o que o consumidor mais espera”, diz Reinaldo Lourenço ao FFW.

Agora que o mercado internacional também olha para o Brasil para apontar problemas, será que a indústria têxtil nacional vai ver um arranque definitivo?

domingo, 21 de outubro de 2012

Nova edição da Revista Moda Center já circula nas lojas


A Revista Moda Center traz, mensalmente, informações e matérias sobre eventos de moda, tendências, dicas de compras e tudo o que é destaque no maior parque de confecções do país.

E nesta edição de outubro, você conhecerá um pouco mais do Moda Center Santa Cruz, que completou seis anos de sucesso, no último dia 7.

Leia também uma matéria especial sobre a reeleição do corpo administrativo, que comandará o Moda Center por mais dois anos.

Fique por dentro das últimas tendências para o Verão 2012/2013 e descubra um pouco mais sobre a Moda Vintage e “Jeans com Franja”.

quinta-feira, 11 de outubro de 2012

União dos Confeccionistas administrará o Moda Center por mais dois anos



O resultado da eleição do Corpo Administrativo do Moda Center Santa Cruz, realizada nessa quarta-feira (10), consagrou a chapa União dos Confeccionistas para continuar administrando o condomínio até 2014.

A reeleição do síndico Valmir Ribeiro, juntamente com outros 24 empresários do setor confeccionista, reflete a aprovação da atual administração.

“É gratificante ver as pessoas começando a perceber que esse nosso gigante precisa ser administrado por pessoas da área, confeccionistas, que conhecem de perto os nossos problemas e sabem quais são as soluções”, disse Valmir.

As obras estruturadoras, a aquisição de veículos, máquinas e vários outros equipamentos para o patrimônio do parque têm agradado a maioria dos condôminos. De acordo com Valmir, o fato de não ter existido outra chapa para concorrer à administração é um sinal claro da aprovação da atual diretoria.

CONFIRA O RESULTADO:

Total de votos: 2.171
Permanência da União dos Confeccionistas: 1.993
Votos brancos: 167
Nulos: 11

A diretoria, empossada após a divulgação do resultado, está composta da seguinte forma:

Síndico
Valmir Gomes Ribeiro

1º Subsíndico
José Dalvino da Silva

2º Subsíndico
Janilton Allan Maia Carneiro

1ª Tesoureira
Maria de Fátima do Nascimento

2º Tesoureiro
José Gomes Filho

1ª Secretária
Áurea Maria Xavier da Rocha Félix

2º Secretário
José Robélio da Silva

Conselho Fiscal
Zenivaldo Inácio de Andrade
Ivonaldo Justino Quixabeira
José Ronaldo da Silva

Suplentes do Conselho Fiscal
José Deoclécio do Nascimento
Edson Ramalho Diniz
Paulo Estêvão da Silva

Conselho Consultivo
Manoel Nunes Paulino
Isac Teodoro Aragão
Carlos Alberto Gomes Ribeiro
José Arruda de Lima
João França da Costa
José Nilton da Costa

Suplentes do Conselho Consultivo
George Félix de Castro
Edjane Nunes de Araújo
Luiz de França Silva
José de Anchieta Cumarú
Severino Bezerra da Costa
João Ramos de Moura


Confira mais fotos da eleição no Facebook do Moda Center: http://on.fb.me/Ppx1mV



segunda-feira, 8 de outubro de 2012

Moda Center abrirá normalmente no dia 15 de outubro

A administração do Moda Center Santa Cruz informa que haverá feira normalmente no dia 15 de outubro, quando é comemorado o Dia do Comerciário em várias cidades brasileiras.

Este ano, o feriado do Dia do Comerciário (celebrado na terceira segunda-feira de outubro) foi transferido para o dia 15 de março do próximo ano, numa sexta-feira.

Em reunião entre os representantes do Sindcom (Sindicato do Comércio de Bens e Serviços de Santa Cruz do Capibaribe) e Sindicato dos Empregados no Comércio de Bens e Serviços dos Municípios de Toritama, Santa Cruz do Capibaribe e Surubim, ficou acordada a transferência da data que, por cair numa segunda-feira, prejudicaria o comércio no Moda Center.

O Sindicato Patronal e a diretoria do Moda Center conseguiram sensibilizar os sindicalistas dos comerciários a mudar a data, a fim de que não ocorram transtornos entre as duas classes nem tão pouco inviabilize o comércio nesse dia.

“Vamos fazer do dia 15 de outubro uma grande feira. Os clientes estão sendo convidados a vir fazer suas compras nesse dia, pois o parque estará aberto e com excelentes oportunidades de negócios”, disse o síndico Valmir Ribeiro.