segunda-feira, 21 de setembro de 2009

Ser ou Não Ser Empresário

Por Soeli de Oliveira

A abertura de novos negócios é fundamental para o desenvolvimento do nosso país. No entanto, apenas vontade e coragem não são suficientes para o sucesso empresarial. O candidato a empresário precisa conhecer os aspectos que envolvem a abertura de um negócio, o tamanho e as características do mercado no qual pretende atuar, a legislação vigente, os padrões de qualidade e, não menos importante, como obter o capital necessário para implantação e operação do negócio. Esses fatores, aliados à afinidade com a atividade a ser desenvolvida e à competência gerencial, são fundamentais para o sucesso.

Os motivos mais citados para deixar de ser empregado e começar um negócio próprio são:

· “Mandar no meu próprio nariz”.

· Ser patrão ao invés de empregado.

· Ganhar mais.

· Dedicar mais tempo à família.

· Sair da rotina.

· Realização pessoal.

· Provar para si mesmo e para os outros sua competência.

· Trabalhar menos e tirar férias quando desejar.

· Percepção de uma oportunidade.

· Por necessidade.

Porém, ser empresário exige sacrifícios que muitos não estão dispostos a fazer. Entre alguns desses estão os seguintes:

1. Trabalhar de 12 a 15 horas diárias ao invés de 8 horas como empregado.

2. Alguns empresários não tiram férias. Quando saem em férias é por poucos dias e mesma assim

ligam para a empresa “só para saber como vão as coisas”.

3. Muitas vezes se envolvem tanto com a empresa que diminuem, ao invés de aumentar, o tempo

dedicado ao convívio familiar.

4. Sua desejada independência torna-se relativa quando se observa a dependência em relação aos

fornecedores, bancos, clientes, funcionários, governo, etc.

5. O Patrimônio Pessoal e familiar muitas vezes corre risco ao ficar em garantia de empréstimos

bancários.

6. Sua vontade de ganhar muito dinheiro esbarra muitas vezes nos entraves da falta sua de

competência ou de seus colaboradores.

Vale a pena?

Olhando pelo lado econômico, empreender ainda é um bom negócio. Caso contrário, não teríamos tantas pessoas investindo em negócios próprios, quando bem que poderiam deixar seus recursos rendendo numa segura caderneta de poupança.

Riscos são inerentes aos negócios. Uma vez que dinheiro “não leva desaforo para casa”, mais do que gosto por aventura é preciso ter os pés no chão e correr riscos sim, porém, calculados. Para isso o empreendedor dispõe de uma velha e valiosa ferramenta de administração chamada “Plano de Negócio”, na qual tem inserida uma peça chamada “Viabilidade Econômico-Financeira” que responde às perguntas:

· Quanto dinheiro tenho de investir?

· Quanto terei de lucro?

· Quando acontecerá o retorno dos investimentos?

· Quais serão os impostos a recolher?

· Esse negócio vale a pena?

Planejar o negócio é fundamental para que o sonho de ser empresário não se tranforme em um pesadelo.

Soeli de Oliveira é Consultora e Palestrante do Instituto Tecnológico de Negócios, nas áreas de Varejo, Vendas, Motivação e Atendimento - E-mail: soeli@sinos.net - Novo Hamburgo - RS.

quinta-feira, 10 de setembro de 2009

Setembro é mês de festa na ASCAP

Confira quem faz aniversário em setembro e comemore junto conosco a felicidade de fazer parte da família ASCAP.

Adriana Nunes -Caracol Kid´s - 12/set
Adenir Artur - Miss Mell - 12/set
Maria José - Puro Fio -13/set
Jose Ronaldo - Q´Onda - 13/set
Jeane de Araujo - Militanga Moda Intima -21/set
Romero Sobreiro - Ascap/ Sebrae -21/set
Nelcito França - AB&C Moda Infantil - 23/set
Rosilene Souza - Jan e Ju - 24/set
Ana Maria de Araujo -Via Básica -25/set
Geraldo Lúcio (Guanabara) - Kangape Confecçoes -25/set
Elisangêla Carmem de Souza - Nuancy -28/set
Eliane Araujo -Valquíria - 30/set

Novos Sócios

A ASCAP acaba de receber seus mais novos parceiros na busca pelo fortalecimento do Pólo de Confecções do agreste Pernambucano.

Entre os novos nomes que passam a compor o time da ASCAP estão a ND Máquinas e a NJ Aviamentos, que trabalham com no setor de maquinários e aviamentos, servindo de suporte para as indústrias de confecções.

Na categoria moda praia e surf wear estão às empresas Home Surf, Corpo Malhado e a Calor de Verão.

Também estão na relação à Designiu’s Modas, Alta Costura, Vida Leve, Rascunho Designer e a Puro Fio.

Venha também fazer parte da ASCAP e conquiste seu lugar de destaque no Pólo de Confecções.

Grupo Bonanza abrirá loja na Capital da Sulanca

O grupo Bonanza, com sede em Caruaru começa a expandir sua atuação pelo nordeste com novas unidades em Patos e Capina Grande na Paraíba e em Petrolina e Santa Cruz do Capibaribe, em Pernambuco.

A meta do grupo é aumentar em 20% o faturamento anual com relação aos números de 2008, o que mostra que a crise financeira internacional passou longe do grupo que trabalha em parceria com a Multi Distribuidora.

Atualmente o Bonanza possui uma lista de 6,5 mil clientes que comercializam em média 600 milhões de reais por ano, e é a segunda maior empresa no setor de distribuidoras do estado de Pernambuco.

As novas unidades deverão criar aproximadamente 300 novas vagas de emprego, que serão somadas aos 2,1 mil funcionários que já atual no Bonanza.

A unidade Santa Cruz ficará na Nova Santa Cruz, próximo à delegacia de policia.