domingo, 31 de maio de 2015

Fórum de Soluções para setor de vestuário apresenta serviços do Sistema Fiepe


O Sistema Fiepe promoveu o 1º Fórum de Soluções para Indústrias do Agreste. Empresários, gestores e funcionários de empresas do setor de vestuário tiveram a oportunidade de conhecer os serviços disponíveis pela Fiepe, Sesi, Senai e Iel em um evento integrado. Durante o evento, também foram apresentados cases de sucesso, que apontam os resultados do desenvolvimento dos negócios que foram impactados positivamente pelas entidades.

A gerente regional Agreste da Fiepe, Atonisa Vila Nova, destacou a importância da iniciativa para a divulgação do trabalho do Sistema. “O objetivo central é tornar a indústria pernambucana muito mais competitiva, evidenciando a aplicação dos serviços nas perspectivas de gestão, desenvolvimento, educação, inovação, produtividade, capital humano, saúde e vida saudável para as empresas”, destacou.

Estiveram presentes a gerente de Desenvolvimento Empresarial da Fiepe, Cynara Melo, representantes do Senai, José Alves, do Sesi, Angelo Nascimento, e do Iel, Lorena Costa que, juntamente a gerente regional da Fiepe, apresentaram funções e ferramentas das entidades, dentro da abrangência das atuações. Pesquisa de mercado, seleção de estagiários, capacitação da mão de obra, aumento da produtividade da indústria através de atividades de educação, segurança, saúde do trabalho e qualidade de vida são exemplos de serviços oferecidos pelo Sistema.

Após as apresentações, uma pesquisa de avaliação do evento e um questionário de demandas foram aplicados, a fim de identificar as necessidades dos negócios locais. Os participantes aproveitaram a presença de agentes de mercado para tirar dúvidas e estabelecer contatos iniciais, que podem resultar em parcerias. O diferencial ficou por conta das soluções demonstradas especificamente para o vestuário, segmento forte na cidade devido ao Polo de Confecções do Agreste. O intuito é que outros segmentos serão contemplados posteriormente.

Fonte: Fiepe

sexta-feira, 29 de maio de 2015

Empresas associadas à ASCAP participam de treinamento em Planejamento Estratégico


Com o objetivo de auxiliar os empreendedores de Santa Cruz do Capibaribe a analisar as suas empresas em relação ao mercado, definindo assim os objetivos macros e ações que visem dar sustentabilidade e vantagens competitivas, a Associação Empresarial de Santa Cruz do Capibaribe (ASCAP) ofereceu um treinamento em Planejamento Estratégico.

O treinamento ocorreu em duas etapas. A primeira consistiu numa palestra, ocorrida no dia 07/05, onde o consultor Silvio Filho, do Sebrae-PE, detalhou os principais passos que uma empresa deve seguir para atingir seus objetivos, como construir cenários, definir posicionamento e traçar diretrizes que nortearão as atividades da empresa.

A segunda etapa, que ocorreu nos dias 20 e 21 de maio, foi uma consultoria individual, com duração de duas horas, onde cada empresa participante pôde tirar suas dúvidas específicas. Essa consultoria foi prestada pelo facilitador Luciano Ferreira, do Sebrae-PE, que possibilitou ao empresário a estruturação do planejamento.

De acordo com Jones Ananias, gerente executivo da ASCAP, a ação foi de grande importância para as empresas de Santa Cruz do Capibaribe associadas à entidade.


“É imprescindível que os empresários percebam cada vez mais a importância em desenvolver tal processo, com foco na formulação e implementação das ações que definirão a relação entre a organização e o ambiente interno e externo, determinando um caminho que norteará todos os setores envolvidos no desenvolvimento da empresa. Isso resulta num melhor desempenho da equipe, em menos desperdícios de matéria-prima e no aumento da qualidade e da quantidade do produto de forma planejada e organizada”, ressaltou.

Veja mais fotos:



Curso: Eficácia na Liderança


A importância do planejamento estratégico em uma confecção

Por Andressa Campideli

Partindo do princípio de que a moda é conduzida por influências sociais, por meio dos modos de agir, viver e sentir coletivos, seu desenvolvimento dentro de uma confecção se dá, principalmente, a partir da análise e compreensão desses fatores perante o mercado consumidor. A moda e a confecção comungam desse dinamismo a fim de satisfazerem as necessidades de mercados específicos, com estratégias e ações visando ao desenvolvimento, ao lançamento e à sustentação de produtos nesses mercados.

Para a confecção, um bom planejamento é essencial quando queremos posicionar de forma sustentável uma marca e seus produtos no mercado. O planejamento estratégico é o primeiro passo para definir os caminhos para esse posicionamento.

Uma etapa importante para o planejamento estratégico é a definição do ramo de atuação, demarcando que produtos e serviços fornecer, para quais mercados e clientes. Alguns questionamentos ajudam nessa fase, como: que tipo de necessidade podemos atender? Para qual perfil de consumidor? De que forma podemos atender essa necessidade?

Vale ressaltar que, quando se fala em mercado, falamos em ambientes onde pessoas compram ou podem ser induzidas a comprar um produto ou serviço. Sendo assim, a premissa para uma confecção ser bem-sucedida deve ser o bom relacionamento com o mercado e conhecer essas pessoas ou, melhor dizendo, seu público-alvo. Traçar seu público-alvo é segmentar o mercado, dividindo-o em grupos de compradores potenciais com necessidades, desejos, percepções de valores ou comportamentos de compra semelhantes.

Outra etapa para a empresa se planejar é olhar seu ambiente interno e realizar uma análise, identificando os pontos fortes e fracos nas áreas funcionais: recursos humanos, produção, marketing e finanças. A análise externa também é prioritária para levantar ameaças, oportunidades, incertezas e tendências futuras que existem fora da empresa, porém que garantem sua sobrevivência. É interessante estar atento aos macroambientes, observando aspectos culturais, econômicos, políticos, tecnológicos, naturais e demográficos, afinal o mercado consumidor vive e convive nesses ambientes.

Para o planejamento estratégico, no ambiente externo está também uma peça fundamental para a empresa: seus concorrentes. É primordial conhecê-los, afinal eles direcionam seu posicionamento no mercado. Atente: quem são seus principais concorrentes? Como sua empresa se situa em relação a eles? Quais as vantagens de cada um deles? Que tipo de estratégia utilizam em relação a preço, comunicação, localização e distribuição?

São os concorrentes que ajudam a compreender a vantagem competitiva de sua confecção, ou seja, a razão pela qual seus clientes escolhem seu produto e não o dos concorrentes, exatamente porque o seu tem algo que eles buscam e é único ou melhor do que a oferta do outro.

Em suma, esses estudos de mercado que envolvem planejamento estratégico fazem com que a confecção valorize o mais importante, seu público-alvo, sua marca e, por consequência, seus produtos.

Andressa Campideli, mestra em moda, cultura e arte, pelo Senac/SP, graduada em design, pelo Iesb, Bauru/SP. Atua na Escola Senai Francisco Matarazzo com consultoria e assessoria, englobando pesquisa, planejamento e criação de produtos voltados à moda, além de atuar no desenvolvimento do caderno
Senai Mix Design - andressa.campideli@sp.senai.br

FACEP e ASCAP discutem participação no Projeto Empreender


Foi realizada na última quarta-feira (27), na sede da Associação Comercial e Industrial de Caruaru (ACIC), uma reunião entre as Associações Comerciais e Industriais do Estado vinculadas à Federação das Associações Comerciais e Empresariais de Pernambuco (FACEP). Mais uma vez, a Associação Empresarial de Santa Cruz do Capibaribe (ASCAP) esteve presente. 

No encontro foi discutida a forma como a ASCAP participará do Projeto Empreender, desenvolvido pelo Sebrae Nacional e pela CACB - Confederação das Associações Comerciais do Brasil.

O projeto tem o objetivo de promover o associativismo e o desenvolvimento com a organização das micro e pequenas empresas em núcleos setoriais.

De acordo com Jussara Pereira Barbosa, presidente da FACEP, “esse é o caminho seguro e indicado para os empresários que acreditam que a união faz a força. É o diferencial dos negócios nos dias de hoje”, ressaltou.

Representando a ASCAP no encontro estiveram a 1ª vice-presidente Cíntia Valéria Barbosa e a presidente do Conselho Superior Deliberativo da entidade, Fátima Nascimento, além do gerente executivo Jones Ananias.



terça-feira, 26 de maio de 2015

ASCAP perto de ter sua sede própria


Na manhã da última sexta-feira (22), diretores da Associação Empresarial de Santa Cruz do Capibaribe (ASCAP) estiveram na Câmara de Vereadores para tratar da doação do terreno para construção da sede própria d a entidade.

Além do presidente do legislativo municipal, Afrânio Marques (PDT), os vereadores Dida de Nan (PSDB) e Pipoca (PMN) receberam o grupo de diretores. O representante da Secretaria de Serviços públicos, Mario Melo, apresentou ao grupo de diretores um mapa com a localização das áreas públicas destinadas a doações desse gênero onde a sede da entidade poderá ser construída.

“Estamos com um canal aberto com a prefeitura e o prefeito está sensível ao pleito de ASCAP”, disse Afrânio.


Após a reunião na câmara, os vereadores levaram os empresários para uma visita às áreas, localizadas nos loteamentos Jordão Arruda, Nova Morada e Santa Filomena I. Cinco terrenos foram analisados e em até dez dias os diretores receberão da Secretaria de serviços Públicos um posicionamento sobre as áreas apontadas.

Depois dessa etapa, o presidente Afrânio Marques marcará uma reunião entre ASCAP, Câmara Municipal e Prefeitura de Santa Cruz para dar continuidade à discussão em torno do pleito da entidade. Em seguida, será enviado um requerimento solicitando a doação. Esse requerimento será apreciado pelas comissões da casa legislativa e posteriormente levado para votação em Plenário.



“Nos 23 anos de existência da ASCAP, temos muitos serviços prestados à Santa Cruz do Capibaribe, capacitando e qualificando a mão de obra da indústria da confecção, que é a nossa mola mestra. Quero agradecer ao vereador Afrânio Marques pelo esforço para que essas reuniões em torno desse assunto aconteçam. Conseguindo a nossa sede própria, poderemos oferecer ainda muito mais”, comentou José Gomes Filho (Menininho), presidente da entidade.

segunda-feira, 25 de maio de 2015

Forrocap 2015 é sucesso de público e animação


A 15ª edição do Forrocap, o forró society da Associação Empresarial de Santa Cruz do Capibaribe (ASCAP), foi realizada na noite da última sexta-feira (22), no clube da Casa da Criança.

A festa contou com a grande presença de empresários, associados, diretores, colaboradores, representantes da imprensa e de diversos setores da sociedade santa-cruzense.

Animado pelas bandas Mandacaru Capibaribe e Chapéu de Palha, o Forrocap 2015, cujo tema foi o Velho Oeste, mostrou que nem a seca foi capaz de tirar o brilho e a animação do público presente.

Descontração, comidas típicas e muito arrasta-pé deram o tom da festa, que contou ainda com a já tradicional apresentação da Quadrilha da Sulanca. O poeta Luciano Neves também presenteou o púbico com um recital de suas poesias matutas.

A ASCAP agradece aos patrocinadores que contribuíram para o sucesso do Forrocap 2015 e deseja a todos uma temporada junina de bons negócios no Polo de Confecções de Pernambuco.



Veja todas as fotos do Forrocap 2015 no Facebook da ASCAP: https://goo.gl/iPIAoI


sexta-feira, 8 de maio de 2015

Diretoria da ASCAP e Prefeitura Municipal discutem doação de terreno para a construção da sede da entidade


Aconteceu na tarde da última terça-feira (05), na Prefeitura de Santa Cruz do Capibaribe, uma reunião entre a diretoria da Associação Empresarial de Santa Cruz do Capibaribe (ASCAP) e o prefeito Edson Vieira (PSDB), para tratar da doação de um terreno para a construção da sede da entidade.

Além do gestor municipal, estiveram presentes os vereadores Dida de Nan (PSDB), Zezin Buxin (PSDB) e o presidente da Câmara Municipal, Afrânio Marques (PDT).

Na ocasião, o presidente da ASCAP, José Gomes Filho, e os demais diretores presentes fizeram uma explanação sobre a importância que a entidade representa, há mais de 20 anos, para o desenvolvimento da indústria confeccionista do município.

Assim como na reunião realizada no último dia 15 de abril, na Câmara de Vereadores, onde os parlamentares de situação e oposição sinalizaram positivamente para o pleito da entidade, a reunião desta semana com o prefeito também foi bastante positiva. De acordo com Edson Vieira, os próximos passos agora serão a identificação do terreno e os encaminhamentos previstos na legislação do município.

Uma sede própria para a ASCAP, com espaço adequado, é o sonho dos dirigentes e de centenas de empreendedores que utilizam os serviços oferecidos pela entidade.

A ASCAP é hoje uma das associações da região que mais realizam cursos, palestras, missões empresariais e diversos serviços em prol do desenvolvimento da economia do Polo de Confecções de Pernambuco, além de atuar também em outras áreas da indústria local.


segunda-feira, 4 de maio de 2015

Começa o curso “Estratégia para Criação” na ASCAP


Começou nesta segunda-feira (04), na Associação Empresarial de Santa Cruz do Capibaribe (ASCAP), o curso “Estratégia para Criação”.

A capacitação segue até o próximo dia 08 de maio e é ministrada pelo consultor do Senac-PE, Luiz Clério Duarte Junior.

Fazem parte do conteúdo programático: “O Processo Criativo”, “A Pesquisa de Moda”, “Desenvolvendo um Ambiente Criativo”, “A Identidade Criativa”, dentre outros.

Cada vez mais a ASCAP se consolida como uma das entidades da região mais atuantes na realização de cursos voltados para a indústria de confecções.

Confira mais fotos: