sábado, 28 de março de 2015

Diretores do Moda Center e Ascap se reúnem com representante da Cabo Verde Airlines

Reunião entre o representante da TACV no Brasil, Luís Sá Nogueira (de camisa azul), e diretores do Moda Center Santa Cruz e Associação Empresarial de Santa Cruz do Capibaribe (Ascap) traça apoio e logística para os clientes cabo-verdianos, que a partir de junho passam a ter relações comerciais no Polo de Confecções de Pernambuco


Com o começo das operações da TACV – Transportes Aéreos de Cabo Verde no Aeroporto Internacional do Recife, previsto para o próximo 5 de junho, está cada vez mais perto o início da relação comercial do Polo de Confecções de Pernambuco com o continente africano.

O voo semanal será feito com um Boeing 737-800 ou um 757-200 (dependendo da disponibilidade da frota da TACV), com capacidade para 174 ou 210 lugares, respectivamente.

Durante reunião, na manhã deste sábado (28), em Recife, com o diretor da TACV no Brasil, José Luís Sá Nogueira, diretores do Moda Center Santa Cruz e da Associação Empresarial de Santa Cruz do Capibaribe (Ascap) puderam pontuar vários aspectos que irão favorecer à implantação do voo semanal da companhia, também conhecida como Cabo Verde Airlines.

Questões como logística de transporte entre Recife e Santa Cruz do Capibaribe, especificidades do perfil do público cabo-verdiano e a oferta de apoio local do Moda Center e da Ascap foram alguns dos pontos abordados no encontro.

Um Boeing 737-800 ou um 757-200 (foto) voará a partir de junho para Recife. A operação fortalecerá o Polo de Confecções de Pernambuco, que enxerga Cabo Verde como potencial consumidor e uma porta de entrada da confecção pernambucana no continente africano


Na próxima quarta-feira (01), o cônsul de Cabo Verde em Recife, Ricardo Galdino, visitará o Moda Center Santa Cruz com representantes da Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco (AD Diper) para costurar a parceria com o centro de compras e a região.

A diretoria do Moda Center já está discutindo com órgãos do Governo do Estado ações promocionais do Polo de Confecções de Pernambuco em Cabo Verde, que devem ser realizadas a partir de algumas semanas antes do voo inaugural.

“O turismo de negócios da região será fortalecido com essa importante porta que estamos abrindo no continente africano”, disse o síndico Allan Carneiro.

O país – Descoberta em 1460, por sua localização estratégica, a atual República de Cabo Verde foi usada como entreposto comercial e de aprovisionamento nas rotas que ligavam Portugal ao Brasil e ao resto da África – todos então colônias da metrópole. A independência da nação foi declarada em julho de 1975.

quarta-feira, 25 de março de 2015

Consultor fala sobre curso de Legislação Trabalhista na Ascap

O advogado Marcos Pereira, consultor e instrutor do Sebrae-PE, está ministrando na Ascap, de 24 a 27 de março, o curso de “Legislação Trabalhista”.



Marcos: “Este é um curso de suma importância para os empresários de uma forma geral, para que eles tenham conhecimento de como enfrentar passivos trabalhistas no futuro. A atual situação do Brasil é de muito arrocho e de muitas obrigações para os empresários, principalmente com a entrada do eSsocial como obrigatoriedade também para as microempresas, onde a Receita Federal terá o domínio completo a respeito das responsabilidades do empregador para com seus empregados, linkando o Ministério do Trabalho, Previdência Social, Caixa Econômica Federal e principalmente a Justiça do Trabalho. Então, dentro desse contexto, é muito importante que todos tenham esse conhecimento. Não devemos ficar assustados, pois isso também representa a diminuição de alguns trabalhos específicos, principalmente dos contadores, dos departamentos pessoais e de recursos humanos. Porém, as empresas deverão estar cada vez mais ligadas nessa novidade que já vem se arrastando há dois anos, desde sua implantação”.

Marcos Pereira também é militante nas áreas trabalhista e civil. Em menos de dois anos, esta é a terceira vez que o curso “Legislação Trabalhista” é ministrado na Associação Empresarial de Santa Cruz do Capibaribe.

Todos os participantes do curso estão tendo direito a uma hora de consultoria na própria empresa.

sexta-feira, 20 de março de 2015


Sebrae incentiva a economia criativa no setor

Por meio do Inova Moda pequenos empresários das áreas têxtil, vestuário, couro e calçados criam projetos que serão colocados em prática em suas empresas, detectando que falta investimento por parte das confecções.


Voltado para micro e pequenas empresas, o Sistema de Inteligência Setorial (SIS) do Sebrae aponta que a falta de investimento da indústria de confecção em inovação e treinamento de mão de obra comprometem o futuro do setor. Segundo estudo do órgão, em 2013, o setor de economia criativa no Brasil detinha o equivalente a 251 mil empresas e 892,5 mil profissionais formais. Quanto à participação no Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro, fechou o ano com R$ 126 bilhões, representando avanço de 69,8% nos últimos dez anos. Santa Catarina é o terceiro estado com a maior participação de empregados criativos – em relação ao total de empregados do estado. Fica atrás apenas de São Paulo e Rio de Janeiro, respectivamente.

Em um mercado globalizado como o da moda, de acordo com o estudo do Sebrae, é fundamental o uso adequado de processos criativos na hora de desenvolver uma coleção. Diante da dificuldade dos pequenos e médios empresários, o SIS produziu um boletim de tendências que mostra como se dá o processo criativo de moda e aponta técnicas a serem aplicadas nos negócios. Entre as iniciativas do Sebrae está o Inova Moda, fruto de convênio entre Sebrae e Senai para apoiar o desenvolvimento da moda nos pequenos negócios.

Para participar, os empresários das áreas têxtil e de vestuário, couro e calçados, gemas e jóias se inscrevem e, por meio de oficinas, os selecionados colocam os projetos em prática. Além disso, recebem kits com as publicações do projeto, materiais lúdicos de pintura e escrita, bloco de anotações, folhas de atividades e painéis de textura e de modelagem para aplicarem o conceito de inovação em suas empresas.

Fonte: GBLjeans

quinta-feira, 19 de março de 2015



Fiepe lança programa para desenvolvimento de pessoas

Aumentar a vantagem competitiva por meio dos colaboradores é o principal objetivo

Sensibilizar, mobilizar e aprimorar talentos. Com base nesses três pilares, a FIEPE lança o Programa de Desenvolvimento de Pessoas voltado para executivos, gerentes e profissionais de Recursos Humanos. Trata-se de uma capacitação inédita em Pernambuco, com 220 horas de carga horária, sendo 120 horas de aula e mais 100 horas para acompanhamento da implantação prática, sob o acompanhamento do instrutor Edson Monteiro, que acumula mais de 30 anos de experiência em cargos de gestão e atuação na área de Recursos Humanos.

O programa será oferecido no Recife e em Caruaru, com aulas a partir de julho. Ao todo, serão cinco módulos, começando com “Liderança – Diretrizes e Desafios nas Organizações” e terminando em “Administração de Pessoal e Gerenciamento das Rotinas Trabalhistas”.

“O programa foi estruturado para melhorar as competências do participante por meio de técnicas e ferramentas de alta performance, bem como nas melhores práticas e tendências de mercado”, explica Monteiro, que também é especialista em Liderança pela Fundação Dom Cabral e em Gestão Empresarial e de Pessoas pela Fundação Getúlio Vargas. De acordo com o instrutor, além de ser inédito outro diferencial do programa consiste nas horas aplicadas para serem usadas no desenvolvimento de plano de ação para a empresa. 

As inscrições já podem ser feitas aqui. Dúvidas e mais informações: 3412.8400 | comercial@fiepe.org.br.

Fonte: Fiepe


quarta-feira, 18 de março de 2015


Economistas dizem que não dá para prever quanto o dólar ainda pode subir

Os brasileiros que precisam comprar dólar para viajar ou para outros compromissos têm acompanhado com apreensão a valorização da moeda norte-americana, principalmente, nas últimas semanas. Apesar de o dólar ter subido também em relação a outras moedas, por conta de uma expectativa de aumento dos juros da economia americana, o que pode levar à redução do fluxo de capital para países emergentes, é na comparação com o real que o dólar apresenta uma de suas maiores altas.

Desde o início do ano, a moeda subiu cerca de 5% frente ao peso mexicano e ao peso chileno, 8% em relação ao rand, da África do Sul, e 13% sobre a lira, da Turquia. Na comparação com o real, a alta chegou a 22,2% em 2015, sendo 13,76% somente em março. Nesta semana, a valorização acumulou 6,3%, sendo 2,7% somente na sexta-feira (13). 

O professor de economia da Fundação Getulio Vargas (FGV) Mauro Rochlin credita a “alta desmedida” do dólar ao receio de que o ajuste fiscal proposto pelo governo, de R$ 66 bilhões, não se concretize, o que poderia levar o país a perder seu grau de investimento e impactar a inflação. “Basicamente, eu resumiria essa disparada [do valor do dólar] como resultado do que a gente chama de aversão ao risco. A alta do dólar acaba refletindo essa maior aversão ao risco, esse medo de que as coisas fujam ao controle, e, então, o dólar parece ser um porto seguro diante disso.” 

Segundo o economista da FGV, a alta mais acentuada da moeda norte-americana nas últimas duas semanas está relacionada ao cenário político do país: manifestações nas ruas, divulgação da lista do procurador-geral da República, Rodrigo Janot, com nomes de parlamentares supostamente envolvidos em esquema de corrupção na Petrobras e crise entre poderes Executivo e Legislativo. “Tudo isso ajudou a formar um cenário muito mais turbulento, que gera a aversão ao risco. Depende muito de como os fatos vão se desenrolar em termos políticos para saber que impacto isso pode ter sob o câmbio. A questão política está em aberto”.

O economista Carlos Eduardo de Freitas, conselheiro presidente do Conselho Regional de Economia (Corecon-DF) e ex-diretor do Banco Central, explica que a alta do dólar tem uma vertente estrutural de realinhamento dos preços, reduzindo os custos de produção e aumentando a competitividade das empresas brasileiras no mercado internacional. Mas ele também acredita que a desconfiança sobre a implementação do ajuste fiscal anunciado, depois do Congresso devolver a medida provisória que tratava do assunto, gerou uma pressão maior nos últimos dias. “Faltam um discurso e um comportamento do governo que tragam de volta essa credibilidade que foi arranhada. Essa desconfiança está evoluindo para uma incerteza, que é quando não se consegue medir os riscos, e aí há uma saída de capital”, disse Freitas.

Segundo ele, é natural que, num primeiro momento, o mercado exagere na especulação, retornando em seguida, mas o componente conjuntural de preocupação dificulta previsões sobre a trajetória da moeda. “Não dá para saber até que ponto subirá o dólar e onde ele encontraria o equilíbrio econômico. Acho que a alta está um pouco acentuada nos últimos dias, muito por força da insegurança com a posição do governo. Em economia, e na vida, a expectativa, às vezes, é mais importante até do que a ocorrência das coisas”.

Apesar de considerar a cotação atual, de R$ 3,24, “bastante elevada”, Rochlin, da FGV, também afirma que é difícil dizer qual é o novo patamar da moeda norte-americana. “Não estou dizendo que hoje a gente viva um momento exatamente como esse, mas em um momento de extrema incerteza a alta acaba estimulando novas altas e pode gerar mais procura. A pessoa fica vendo que o dólar só sobe e pode, daqui a pouco, achar que o dólar a R$ 3,28 está barato”.

Para Rochlin, à medida que o ambiente político melhorar, o governo conseguir provar coesão com a base aliada no Congresso, aprovar medidas de ajuste fiscal, se os números de inflação não forem tão ruins e o cenário se mostrar menos turbulento, a alta do dólar pode ser revertida. “Eu não digo reversão para R$ 2,80, mas talvez se estabilizando em um patamar um pouco mais baixo, ao redor de R$ 3 ou R$ 3,10, que seja. Eu acho que isso é possível. Depende do desenrolar dos fatos”, disse Rochlin. Para quem terá compromissos em dólar em breve, então, o economista da FGV ressalta que o recomendável sempre é comprar aos poucos, ao longo de semanas e meses: “Assim, por mais que aumente o dólar, você terá comprado o dólar a um preço médio, diluindo os riscos”. 

Fonte: Agência Brasil 

Tecido abre e fecha com o calor do corpo


Pesquisadora da unidade Wearable Senses da Eindhoven University, montou um protótipo usando estrutura do tricô associada a fio de liga metálica de memória.

Como parte do currículo do departamento de Desenho Industrial da Eindhoven University, na Holanda, a unidade de pesquisa Wearable Senses tem entre seus projetos o Adaptative Survival Clothing. É uma roupa feita com tecido que usa o princípio do tricô associado a um fio de Nitinol, liga metálica de memória, que permite abrir e fechar os buracos estrategicamente localizados em partes do corpo, conforme a pessoa esquenta ou esfria.

Ao esquentar, os buracos do tecido se abrem, e retornam ao estágio original quando a temperatura do corpo volta ao normal. O movimento é garantido pelo fio metálico, feito de uma liga de titânio e níquel, que apresenta duas propriedades importantes – o efeito térmico e a superelasticidade.

A pesquisadora Jacqueline Nanne, responsável pelo projeto, explica em documento que criou o tecido em três camadas. A de base é a que fica em contato com a pele; a do meio é isolante e a única sem termoregulação; e a camada exterior é de proteção, que reage em conformidade com as condições do ambiente – clima, vegetação, altitude. O protótipo está baseado em roupa para ser usada como proteção e dar conforto em atividades externas, como escalar uma montanha, na qual conforme o alpinista sobe, as condições mudam.

Pelo projeto, as estruturas especiais seriam aplicadas num suéter em partes específicas do corpo humano. Duas na parte da frente – peito e abdômen; outra nos dois ombros; e duas na parte de trás – entre as escápulas e na base da coluna. A estrutura que fica em contato da pele é como se fosse um tricô e seus característicos pontos básicos, cujo vazio entre eles garante movimento. E na parte externa, é uma estrutura de tricô mais elaborada com os furos protegidos pela formação de círculos.

Fonte: GBljeans

segunda-feira, 16 de março de 2015

A Receita Federal estima que o carregamento chegue ao valor de R$ 450 mil.
(Foto: Anderson Gallo/Diário Corumbaense)
A Polícia Federal apreendeu nesta quinta-feira (12), em Corumbá - distante a 419 quilômetros de Campo Grande, dois caminhões carregados de roupas contrabandeadas da Bolívia, que provavelmente teriam como destino o Estado de São Paulo.

Conforme informações do auditor fiscal da Receita Federal que trabalhou em conjunto com a Polícia, Thiago Leça Mendes, além dos caminhões foram apreendidos também dois veículos que estavam sendo utilizados no transporte de cargas. Cada caminhão tinha aproximadamente 4,5 toneladas de roupas.

Segundo informações do site Diário Online, a primeira apreensão aconteceu durante a madrugada, já a segunda foi às 7h na rua Goiás esquina com a Gonçalves Dias, quando também foram apreendidos em dois carros que ajudavam no transporte da mercadoria.
De acordo com a Polícia Federal, duas pessoas que estavam nos veículos foram presas, elas alegaram que não têm conhecimento para onde a carga seria levada e que duas pessoas os contrataram para fazer o serviço.

A Receita e a Polícia Federal, ainda prosseguem com a autuação e pesagem das mercadorias que foram levadas para o lado brasileiro da fronteira sem a documentação fiscal de importação. Se a quantidade de 9 toneladas de roupas se confirmar, a Receita estima que o carregamento tenha o valor de R$ 450 mil.

Fonte: Campo Grande News

Setor de moda e varejo é o quarto mais lucrativo do mundo segundo a "Forbes"

LOJA DA UNDER ARMOUR EM CHICAGO ©GETTY IMAGES
A moda e o varejo ocuparam posição de destaque na edição de 2015 da lista da “Forbes” com os bilionários do mundo. O setor ocupou o quarto lugar entre as indústrias mais lucrativas, atrás apenas das áreas de investimentos, tecnologia e comida e bebida.

No topo do ranking está a família Walton, da Wal-Mart Stores, com patrimônio líquido de US$ 41,7 bilhões (cerca de R$ 130 bilhões). Outros executivos americanos do setor que entraram na lista são o cofundador e CEO da Nike, Phil Knight, com fortuna estimada em US$ 21,5 bilhões (ou R$ 67 bilhões aproximadamente), e o proprietário e investidor da Revlon, Ronald Perelman, com US$14.5 bilhões (R$ 45 bilhões).

Em seguida estão Leonard Lauder, Leslie Wexner e Ralph Lauren com US$ 9,1 bilhões (R$ 28,3 bilhões), US$ 7,7 bilhões (R$ 24 bilhões) e US$ 7 bilhões (R$ 21,8 bilhões), respectivamente. O presidente e CEO da Under Armour, Kevin Plank, abocanhou US$ 3,2 bilhões (R$ 10 bilhões) e ganhou menção honrosa da “Forbes”, que escreveu: “a receita da Under Armour cresceu 32% no último ano, e os lucros saltaram 28%. Em vez de gastar centenas de milhões em acordos com atletas-estrela como a Nike e a Adidas fazem, Plank está aplicando os recursos em tecnologia, como a compra de três apps fitness por US$ 710 milhões (R$ 2,2 bilhões), desde dezembro de 2012”.

Olhando globalmente, a francesa Liliane Bettencourt, principal acionista da L’Oréal, é a segunda executiva mais rica do setor, com patrimônio estimado em US$ 40,1 bilhões (R$ 214,7 bilhões). Na cola dela está o CEO do grupo LVMH, Bernard Arnault, com US$ 37,2 bilhões (R$ 115,6 bilhões). Na verdade, o setor de moda e varejo é o que mais contribui para o surgimento de novos membros do seleto grupo de bilionários em países europeus como França, Alemanha, Itália, Espanha, Suécia e Reino Unido.

“É interessante as pessoas perguntarem como a riqueza está em termos regionais”, disse a editora assistente de gestão da “Forbes”, Luisa Kroll, ao WWD. “A Europa não manteve o ritmo com a Ásia, mas esta é uma área na qual eles são líderes e formadores de opinião. Algo que tem a ver com a sua sensibilidade.”

Vale ressaltar ainda que, enquanto a indústria fashion foi uma das líderes em vários países, a mídia teve um desempenho mais modesto, ocupando a quinta posição entre os setores que mais geram riquezas nos Estados Unidos. Os top executivos de mídia do país são Anne Cox Chambers com US$ 17 bilhões (R$ 52,8 bilhões), Rupert Murdoch com US$ 13,9 bilhões (R$ 43,2 bilhões) e o presidente da Condé Nast, Samuel Newhouse Jr., com US$ 9 bilhões (R$ 27,9 bilhões).

Confira a lista completa da “Forbes” com os bilionários do mundo aqui. 

Fonte: FFW

quarta-feira, 11 de março de 2015


Tem dúvidas quanto ao assunto? Então, esta é a oportunidade de tirá-las. Esta ação acontecerá no corredor central do Moda Center, entre os setores Azul e Laranja. E é de graça!!!

Oratória e Comportamento Empreendedor são temas de curso realizado na Ascap


Começou nesta terça e segue até a próxima sexta-feira (13), na Associação Empresarial de Santa Cruz do Capibaribe (Ascap), o curso “Oratória e Comportamento Empreendedor”.

Os participantes, em sua maioria, são empresários, gerentes, estudantes e pessoas que lidam diretamente com o público. Eles estão desenvolvendo ou aperfeiçoando a comunicação oral com técnicas e exercícios de dicção, voz e oratória, fortalecendo a autoestima e aprimorando a capacidade de comunicar-se em público com eficácia.

Entre os tópicos abordados estão os conceitos e as técnicas da oratória; os fundamentos da didática; exercícios para trabalhar a dicção; como enfrentar o medo de falar em público, entre outros.

O consultor do Sebrae, Jorge Roseno, explica a importância do curso. “Essa questão da oratória empresarial é relevante entre todos os aspectos, não só para o meio empresarial, mas para todas as pessoas da sociedade. A comunicação clara e objetiva facilita as relações humanas. Independente de ser pequeno, médio e grande empresário, todos nós precisamos ter uma comunicação clara e objetiva”, pontuou.

No primeiro momento, cada participante fez uma gravação, falando sobre si. Na próxima sexta-feira, ao final do curso, ele fará outra gravação a fim de avaliar-se diante de sua evolução.

















sexta-feira, 6 de março de 2015

Ascap realiza café da manhã especial para as mulheres


Foi realizado na manhã desta sexta-feira (06), na Associação Empresarial de Santa Cruz do Capibaribe (Ascap) um café da manhã alusivo ao Dia Internacional da Mulher, que acontecerá no próximo domingo, 8 de março.

Aberto pelo presidente da entidade, José Gomes Filho, o evento teve início às 9h, seguido por toda a manhã. Durante o encontro, diretoras, associadas, colaboradoras e convidadas puderam se deliciar com um variado cardápio oferecido pela Ascap.

Além de trocar informações e se confraternizarem, elas assistiram à palestra “O estilo Feminino de Liderar”, ministrada por Késsia Vasconcelos e Jussara Pereira, do grupo recifense Inova – Mulheres Empreendedoras, criado para incentivar o empreendedorismo feminino, promover qualidade de vida, inspirar e disseminar a cultura do planejamento, visando o desenvolvimento e crescimento pessoal das mulheres.

“Diante das muitas responsabilidades que as mulheres têm, especialmente em nossa região, é preciso tirar um momento para renovar a nossa força e coragem. Temos seis mulheres na nossa diretoria, mas temos também um grande percentual de associadas à entidade. E isso é espelho da forte presença da figura feminina na indústria confeccionista. A Ascap reconhece esse potencial e se sente honrada em poder abraçar essas profissionais nesse dia especial”, disse Cíntia Valéria Barbosa, 1ª vice-presidente da Ascap.



terça-feira, 3 de março de 2015

Dia 19 de março, haverá Assembleia Geral Ordinária na Ascap. Você, associado, participe!!!