sexta-feira, 30 de agosto de 2013

Palestra reuniu empresários santa-cruzenses para discutir marketing estratégico

 

Foi realizada na última quinta-feira (29), no auditório do Moda Center Santa Cruz, em Santa Cruz do Capiabribe, uma palestra para discutir a necessidade da adoção de planejamento estratégico de marketing nas empresas do Polo de Confecções de Pernambuco.

Ministrada pelo consultor empresarial especialista em marketing, Adilson Silva, a palestra “Marketing Estratégico” abordou, dentre outros temas, a importância da pesquisa de marketing; como organizar e direcionar os investimentos em marketing; como fazer um plano de marketing; e noções de marketing direto, marketing digital, propaganda e marketing de guerrilha.


“Santa Cruz do Capibaribe possui sete mil empresas do setor confeccionista, mas se pedirmos para alguém citar as empresas do segmento de moda praia, moda infantil ou jeans, por exemplo, apenas três ou quatro marcas são citadas. Essas empresas são as que investem em marketing. Eis a importância de se planejar de forma adequada os investimentos”, disse Adilson.


A palestra foi realizada pela Associação Empresarial de Santa Cruz do Capibaribe (Ascap), com o apoio do Moda Center Santa Cruz e da empresa MG7.

quarta-feira, 28 de agosto de 2013

Congresso anual da CACB será realizado conjuntamente com o Congresso da FACEP em Porto de Galinhas-PE

 

O 23º Congresso da Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB) acontecerá em Porto de Galinhas (PE), nos dias 12 e 13 de setembro, no hotel Summerville Beach Resort, conjuntamente com o 14º Congresso das Associações Comerciais e Empresariais de Pernambuco.

O evento reúne anualmente empreendedores de todo o Brasil, com o objetivo de reforçar as discussões de interesse do empresariado e consolidar uma opinião e agenda para o setor. Veja a programação aqui e também no site da CACB - www.cacb.org.br  

Inscrições click aqui: Inscrições

sexta-feira, 23 de agosto de 2013

Seminário Estadual sobre as Alterações do Estatuto da Microempresa



A Comissão Especial de Alteração do Estatuto da Microempresa, da Câmara dos Deputados, irá promover, no dia 26 de agosto, a primeira edição do Seminário Estadual sobre as Alterações do Estatuto da Microempresa, no Recife. O objetivo é realizar uma consulta pública com as lideranças empresariais locais e suas entidades representativas de classe a respeito do Projeto de Lei Complementar nº 237/2012. O referido projeto altera o Estatuto Nacional da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte (LC 123/2006)
O seminário acontecerá no auditório do Senac Recife, às 14h30, e será coordenado pelo presidente da Frente Mista Parlamentar das Micro e Pequenas Empresas do Congresso Nacional e autor do PLP 237/2012, deputado Pedro Eugênio (PT-PE), pelo presidente da Comissão Especial do PLP 237/2012, deputado Armando Vigílio (PSD-GO), e pelo relator do PLP 237/2012, deputado Cláudio Puty (PT-PA).

O ministro Guilherme Afif Domingos, da Secretaria Especial da Micro e Pequena Empresa, já confirmou presença no seminário, assim como os deputados federais que compõem a Frente Mista Parlamentar da MPE. O debate entre especialistas e interessados na temática tem o objetivo de colher subsídios para o aprimoramento do texto em tramitação na Câmara dos Deputados.

Serviço:
Auditório do Senac Recife
Avenida Visconde de Suassuna, 500, Boa Vista
Tel.: (81) 3413-6666/6600

quinta-feira, 22 de agosto de 2013

Empreendedores participam de curso de redes sociais para empresas


Realizado na Ascap, o curso ensinou os participantes a desenvolver ferramentas de tecnologia da informação e comunicação com base nas estratégias de vendas e relacionamento com os clientes.

A Associação Empresarial de Santa Cruz do Capibaribe realizou, nos dias 15 e 16 de agosto, um curso voltado às empresas que desejam incrementar a relação com seus consumidores por meio da internet.

O curso “Redes Sociais Para Empresas”, ministrado pelo professor Edrio Carvalho, chamou a atenção dos empreendedores para a importância das empresas utilizarem, de forma adequada, redes como o Facebook, Twitter, Blogger, Youtube, Instagram e Forsquare.

Como o acesso à internet entre as empresas brasileiras está se tornado universal, ou seja, 97% delas estão conectadas à web, as redes sociais, especialmente as mais populares, se mostram como importantes ferramentas para estreitar a relação entre os clientes existentes e atrair novos consumidores.

Contudo, não basta simplesmente estar presente na internet. Muito mais do que criar, é preciso saber gerenciar as redes sociais a fim de extrair o máximo de proveito das suas potencialidades.







“Essa iniciativa da Ascap em trazer esse curso para os empresários de Santa Cruz demonstra o interesse da entidade no desenvolvimento cultural da cidade. Nós vemos que a internet está crescendo bastante, ao contrário de outros tipos de mercado, e isso é uma realidade que precisa ser acompanhada pelas empresas da nossa região.”, disse Edrio.






A gerente administrativa da De La Francie Lingerie, disse que vai aplicar na empresa os novos conhecimentos adquiridos no curso. “Aprendemos muito sobre a utilização das ferramentas em questão, e uma das coisas que também me chamou a atenção foi o controle e proteção dos dados quando utilizamos as redes sociais”, pontuou.

De acordo com Fátima Nascimento, vice-presidente da Ascap, as redes sociais, além de importantes mecanismos de tecnologia da informação, não implicam em altos custos. “São ferramentas acessíveis e que a Ascap está viabilizando a educação profissional e o treinamento adequado para que o empresário possa utilizá-las da melhor maneira dentro da sua empresa”, ressaltou.

sábado, 17 de agosto de 2013

Por que faltam costureiras no mercado da moda



As empresas de confecção que precisam contratar costureiras nem sempre encontram mão de obra qualificada e disponível. Foi tentando entender a essa questão que a pesquisadora Bianca do Carmo Matsusaki escreveu o artigo “Por que faltam costureiras no mercado da moda brasileiro?”. Ao desenvolver a pesquisa, ela levantou algumas questões que apontam por que está difícil encontrar mão de obra qualificada para atuar nesta função.

Para poder chegar a estas conclusões, a pesquisadora abordou diferentes assuntos no artigo, como aspectos da história da moda e ergonômicos do trabalho das costureiras, a cultura da costura e o ensino desta profissão. Ao longo do texto, esses temas esclarecem as mudanças ocorridas na história da moda brasileira, a evasão de profissionais para outros cargos e a falta de interesse de jovens nesta área.

Faltam costureiras no mercado devido a pouca valorização da profissão / Reprodução

Ao longo dos anos a profissão de costureira se transformou em atividade operária, trazendo riscos à saúde (físico e psíquico), má remuneração, com pouca possibilidade de crescimento. Outra questão que leva à falta de costureiras é a baixa valorização do cargo. A exploração de mão de obra escrava em algumas regiões do país também faz com que a profissão tenha o salário pouco valorizado.

Para poder atrair os profissionais para este cargo, a pesquisadora aponta que são necessárias algumas melhorias. Primeiro, as confecções devem buscar atender as normas ergonômicas e oferecer melhores condições de trabalho e a inclusão de intervalos regulares durante o trabalho. Também é necessário o incentivo para o ensino da profissão em regiões mais pobres, melhoria salarial deste profissional e a fiscalização constante contra o trabalho escravo.

Fonte: Audaces

quinta-feira, 15 de agosto de 2013

UFRN inaugura reforma e construção de laboratórios de Engenharia Têxtil

Foi inaugurada no final da tarde da última sexta-feira, 9, a reestruturação e reforma dos laboratórios do Curso de Engenharia Têxtil da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, obra financiada com recursos próprios da ordem de R$ 201.875,43.

No Bloco 18 foram feitas reformas nos laboratórios de Química e Estamparia, assim como a racionalização do espaço para inserir a sala da Empresa Júnior, Laboratório de Informática, sala do aparelho Espectrofotômetro e duas salas de professores.

No Bloco 19 foram reformados os laboratórios de CAD-CAM, Malharia e Controle de Qualidade, copa e cozinha, e ainda a construção dos laboratórios de Criação de Coleções e Fiação, duas salas para professores e racionalização do espaço para inserção dos laboratórios de Vestuário e Design.

Para compra de equipamentos desses laboratórios foram investidos R$ 775.192,94, financiados pelo Programa de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (REUNI).

A inauguração contou com a presença da reitora Ângela Paiva Cruz; da vice-reitora Maria de Fátima Freire de Melo Ximenes; do pró-reitor adjunto de Pesquisa, Jorge Falcão; da pró-reitora Estudantil, Janeusa Trindade; do diretor do Centro de Tecnologia, José Daniel Diniz;  do chefe do Departamento de Engenharia Têxtil, Marcos Silva de Aquino; além de professores, pesquisadores, alunos e servidores técnicos.

Marcos Silva reconheceu, em seu discurso, tudo que a gestão tem feito pelo Departamento de Engenharia Têxtil  e disse acreditar que, com a ajuda de todos, esse curso chegará ao topo. Ele também  fez uma homenagem ao professor Ieris Cortez, um dos fundadores do curso, junto com o professor Sivam (Rasiah Ladchumananandasivam).

A reitora Ângela Paiva destacou a importância da reestruturação acadêmica, papel importante realizado pelo programa REUNI, lembrando que foi oportuno “reestruturar Engenharia Têxtil antes de criar um novo Curso de Engenharia de Confecção”, como queriam alguns professores.

“Com essa reforma e novos equipamentos mais modernos os alunos vão ganhar muito” afirmou a reitora, reiterando a disposição de continuar trabalhando para a qualidade acadêmica do curso.

Fonte: UFRN

quarta-feira, 14 de agosto de 2013

Senai realizará palestra sobre as tendências de moda

Nesta quinta-feira (15), o Senai Santa Cruz do Capibaribe apresentará o evento Inspirações e Tendências – Outono/Inverno 2014 – “Como transformar informações em negócios”, às 19h. O evento é voltado para profissionais da moda e confecção do Agreste e apresentará os principais destaques para a próxima temporada, com foco nas cores, formas e consumo.

O encontro faz parte do programa Senai Mais Design, em parceria entre a Associação Empresarial de Santa Cruz do Capibaribe (Ascap), a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) da cidade e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas.

Os interessados em participar devem entrar em contato pelos telefones (81) 3705-1767 e 3731-8603. O investimento é de R$ 90 para os associados da Ascap e CDL e R$ 130 para o público em geral.

 

quinta-feira, 8 de agosto de 2013

Oficina “Dicas de Negociação Internacional”


Está sendo realizada nesta quinta e sexta-feira, 08 e 09 de agosto, no auditório do Moda Center Santa Cruz, a oficina “Dicas de Negociação Internacional”.

A iniciativa do Sebrae/PE, com o apoio da Associação Empresarial de Santa Cruz do Capibaribe (Ascap), visa capacitar os empresários para uma boa negociação com o importador em eventos internacionais.

A oficina está sendo ministrada pela analista Margarida Collier, que está à frente do projeto de Internacionalização de Micro e Pequenas Empresas do Sebrae/PE; e pelo professor José Antônio Pimentel, consultor de Comércio Exterior, ligado ao Sebrae e AD Diper.

Roupa de Pai

Nas minhas memórias de infância mora um pai de terno e gravata, maleta na mão, sempre pra cima e pra baixo. Pai moderno, se dividia entre o “serviço” e as tarefas domésticas: levava e buscava na escola, fazia mercado e não tinha o menor problema de encarar uma pia com louças sujas. Já na minha adolescência era o pai-motorista da turma. Nem eu – nem minhas amigas – esquecemos a primeira vez em que ele foi nos buscar na balada de pijama – com direito a aceno e gritos para que víssemos onde estava. Na época a gente queria se esconder de vergonha. Hoje lembramos com o maior carinho da figura dele de pijama nas portas das baladas sem a menor cerimônia. Entre o terno e o pijama estava ele: um batalhador incansável, que não se importava de deixar de desfrutar dos seus momentos de descanso para cuidar da família.

As roupas ajudam a reforçar a imagem das pessoas e, ligadas a elas, vão parar na nossa memória. Quando as pessoas são especialmente queridas basta ver uma peça do tipo que ela usava para a lembrança da pessoa vir à mente. Para presentear seu pai com uma peça que seja a cara dele listei algumas sugestões que agradam aos mais diferentes estilos: pais formais, que vivem de terno; casuais, que não dispensam um bom básico, e estilosos, aqueles que adoram uma pitada diferente no figurino. Vamos às dicas! E, na dúvida, lembre-se que um pijama – mais clássico ou fashion, bem ao estilo do seu pai – sempre agrada. E pode ficar na história...


1. Clássicos para pais formais

Ben Stiller (à esquerda), Channing Tatum e Ben Affleck (direita): inspiração formal

Se terno faz parte do figurino diário do seu pai pode acreditar: uma camisa ou uma gravata são presentes bem-vindos. São essas as peças que dão personalidade ao look e ajudam a tirar o terno da mesmice (afinal, ninguém tem muitos ternos, o que mais se varia são as camisas e gravatas). Sapatos clássicos, como o tradicional modelo de amarrar, são à prova de erro – como comprova o trio Ben Stiller, Channing Tatum e Ben Affleck. Assim como camisas brancas, que amarelam facilmente e vão com tudo. Um kit de meias para uso com terno (mais finas) nas cores preto, marinho e marrom tem um baixo investimento e alta utilidade -- afinal, são mais que necessárias: um detalhe que faz toda diferença na elegância.

2. Bons básicos agradam a todos

Tom Cruise, Ben Stiller e Ben Affleck: elegância casual. (Getty Images)

Há quem possa usar jeans, camisetas, suéteres e camisas informais até no trabalho. Há aqueles que só usam no fim de semana. No final, bons básicos fazem parte do guarda-roupa de todos os pais, que podem usar essas peças a seu modo de acordo com seu estilo. Uma calça jeans reta como a usada por Tom Cruise (à esquerda), uma camisa lisa mais casual, como a de Ben Stiller (no centro) e uma camiseta como a usada por baixo do paletó de Ben Affleck (à esquerda) são daqueles coringas indispensáveis no guarda-roupa masculino.

3. Acessórios modernos para pais “estilosos”

Matthew Mcconaughey, Brad Pitt e Channing Tatum: acessórios estilosos. (Getty Images)

Chapéus, óculos de sol e tênis modernos fazem a cabeça dos pais que curtem se destacar pelo estilo, digamos, mais fashion. O figurino por si pode ser básico, como no caso, dos atores Matthew Mcconaughey (à esquerda) e Channing Tatum (à direita): o toque fashion no look de ambos ficou por conta dos óculos (aviador, um clássico que sempre confere estilo) e dos chapéus. Brad Pitt, que também foi de óculos aviador, aliou conforto e estilo ao sair com a prole com a "diferentona" calça saruel. Mesmo tendo um pai mais “fashionista”, na dúvida presenteie com acessórios, opção mais certeira do que peças de roupas com modelagens ousadas. Bom, ok, num pai como o Brad não há modelagem que possa cair mal, não é?

Fonte: Yahoo Mulher

quarta-feira, 7 de agosto de 2013

Famílias brasileiras gastaram R$ 102 bilhões com produtos têxteis em 2012

Os brasileiros estão gastando cada vez com vestuário. Um levantamento da FGV Projetos, encomendado pela Associação Brasileira do Varejo Têxtil (ABVTEX) apontou que a despesa total das famílias brasileiras com produtos do setor têxtil atingiu R$ 102 bilhões em 2012, o equivalente a 3,7% dos gastos de consumo dessas famílias. 

Segundo relatório, 45% dos gastos referem-se à compra de artigos para mulheres, seguido das despesas com aquisição de roupas masculinas (36%), infantis (17%) e tecidos e artigos de armarinho (2%). Por região, os números mostraram que a Região Sudeste liderou as despesas, com 46,3%, seguida da Nordeste (20,6%), Sul (18,9%), Norte (7,2%) e Centro-Oeste (6,9%).

Em relação ao PIB do setor, os dados indicaram que o total da cadeia têxtil em 2012 atingiu R$ 38,3 bilhões, distribuídos em fabricação de produtos têxteis (R$ 8,1 bilhões), confecção de artigos de vestuário e acessórios (R$ 9,5 bilhões) e varejo de produtos têxteis e de confecção (R$ 20,7 bilhões).

De acordo com o Instituto para Desenvolvimento do Varejo (IDV), os ganhos de produtividade alcançados nos últimos anos devem servir de plataforma natural para aumentar a diversificação e a sofisticação dos produtos oferecidos aos consumidores.

Fonte: Diário de Pernambuco

segunda-feira, 5 de agosto de 2013

Brasil foca no mercado de algodão da Ásia

Maior consumidor mundial de algodão, destino de metade das importações globais da pluma, a China está 'perdendo' para outros países asiáticos a competitividade na área têxtil. Com os custos mais altos de mão de obra, essa cadeia antes instalada na China está se deslocando para outros países da região, como Tailândia, Indonésia, Vietnã e Bangladesh. Juntos, esses mercados importam por ano cerca de 2,2 milhões de toneladas.


De olho nessa tendência, produtores brasileiros de algodão estão organizando visitas sistemáticas a potenciais compradores do algodão nesses países. A última ocorreu na primeira quinzena deste mês, diz o presidente de uma das principais companhias produtoras do algodão no Brasil, a Vanguarda Agro, Arlindo de Azevedo Moura.


A China ainda é soberana na Ásia, com importação anual de 8 milhões de toneladas da pluma. Em 2012, o Brasil embarcou 1,052 milhão de toneladas de algodão, das quais cerca de 800 mil para países da Ásia, como China, Indonésia, Coreia do Sul, Tailândia e Vietnã. "Há potencial para aumentar esses volumes, mas algumas mudanças no mercado brasileiro precisam ocorrer", diz Moura.


O executivo se refere às velhas queixas dos importadores. A principal delas é a demora na entrega do produto. Devido à crônica limitação logística do país, o prazo de entrega da mercadoria no destino após o pagamento pelo cliente (que ocorre na entrega do produto no porto no Brasil) é de, em média, 40 a 50 dias, segundo Moura. "Nos Estados Unidos, esse prazo é de 15 dias". O executivo explica que neste ano, com a crise nos portos, essa demora ficou entre 60 e 70 dias.


É preciso também, afirma Moura, que haja mais homogeneidade nos lotes embarcados a partir do Brasil. Parte da solução, segundo ele, deve vir da adoção em maior escala de variedades transgênicas no Brasil. Nesta safra, em torno de 30% da área plantada é de sementes transgênicas, percentual que deve crescer para 80% em três anos, na avaliação de Moura.


Outro ponto a ser resolvido, segundo ele, é a falta de constância nos volumes exportados ano a ano. Somente nos últimos cinco anos, houve safras em que o Brasil exportou 500 mil toneladas, outras, 1 milhão e neste ano, não deve passar de 400 mil toneladas. "Mas os produtores terão que se comprometer a variar menos a área plantada de um ano para outro", diz Moura.


Fonte: Valor Econômico