A
maioria das empresas está focada nas próprias ações e se esquece de prestar
atenção no que seus principais concorrentes estão fazendo. A preparação para
não ser atacado pela concorrência é extremamente necessária nos dias de hoje,
em que existem menos barreiras de entrada e mais opções de produtos e serviços
substitutos. Estar preparado para qualquer ataque da concorrência pode evitar
que a sua empresa e suas vendas caiam drasticamente.
John
Graham, autor do livro “Marketing da Atração: A Estratégia Rápida para Colocar
sua Empresa no Topo”, defende que a única iniciativa prudente é a de “blindar”
seu negócio, tornando-o à prova de balas, antes que o tiroteio comece.
Mesmo
que o conceito pareça óbvio, poucas empresas estão realmente preparadas quando
o tiroteio começa – sejam tiros dos competidores mais agressivos ou de uma
economia conturbada. A maioria das empresas simplesmente torce pela melhora das
condições. “As coisas vão melhorar”, dizem confiantemente. “Já passamos por
isto antes”. Para Graham, essas frases refletem simplesmente a ignorância
empresarial, que pode levar uma empresa a fechar suas portas.
Pode
parecer um pouco de exagero de sua parte, mas Graham tem razão no que diz, e quem
já passou por isso sabe do que estou falando. O mercado é competitivo e os
clientes, hoje, têm muito mais opções do que tinham antes. E sua equipe tem de
estar preparada para enfrentar e superar essa concorrência.
Existem
passos práticos que uma empresa pode dar, para garantir seu futuro. E o que vai
acontecer se você respeitar essas estratégias? Nos tempos de vacas gordas, você
ganhará dinheiro como nunca. E se um concorrente tentar derrubá-lo, você não
será vulnerável. Parece bom? E é! Confira aqui os conselhos de Graham para você
montar suas defesas e blindar sua empresa:
- Nunca
pare de se preocupar.
- Nunca tome um cliente por garantido.
- Nunca se contente com o que tem.
- Nunca assuma que você realmente conhece seus clientes.
- Nunca assuma que amanhã será melhor do que hoje.
- Nunca pare de vender sua empresa para seus clientes.
- Nunca dependa da reputação do preço mais baixo.
- Nunca tome um cliente por garantido.
- Nunca se contente com o que tem.
- Nunca assuma que você realmente conhece seus clientes.
- Nunca assuma que amanhã será melhor do que hoje.
- Nunca pare de vender sua empresa para seus clientes.
- Nunca dependa da reputação do preço mais baixo.
O
trabalho de blindar sua empresa não é mais uma opção. Também não é o tipo da
coisa que você deixa para fazer quando tiver tempo e as coisas estiverem mais
tranqüilas. Essa blindagem é justamente a base para manter sua empresa forte e
crescendo.
Além
disso, é uma estratégia que requer planejamento, atenção consistente e
intensidade. Mas os resultados sempre valem a pena, como diz o ditado: “Não
existe nada mais emocionante do que tentar te atingir e não conseguir”.
Fonte: Empreender Para Todos