segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Empresas de Santa Cruz do Capibaribe estão aderindo ao Projeto Empresa Inovadora


Várias empresas de diversos segmentos de Santa Cruz do Capibaribe estão aderindo ao Projeto Empresa Inovadora, desenvolvido pela Associação Empresarial da cidade (Ascap). Uma das empresas que já está dentro do projeto e toda sinalizada é o Aviamento Nelfe. Bandeirolas, placas e um atendimento todo diferenciado, em demonstração que a empresa é de fato, inovadora.

O projeto consiste em aperfeiçoar o empresariado local e regional, no sentido de elevar ainda mais a qualificação empresarial, e assim, propiciar uma visibilidade maior do Polo de Confecções de Pernambuco.

O Slogan do Projeto será “Eu faço a Diferença, Sou empresa Inovadora”. Com isso, a ASCAP visa uma grande adesão dos empresários ao Projeto e, consequentemente, agregar valor às empresas produtoras de confecções do Agreste e também as empresas que fornecem a matéria prima.

E se você quiser fazer parte desse projeto, entre em contato com a Ascap e faça da sua empresa um ambiente inovador.

Mais informações (81) 3731-2818

Estilista baiana faz sucesso com moda sustentável

Fonte: Agência SEBRAE

Nas mãos da estilista Márcia Ganem, restos industriais se transformam em vestidos de luxo. A baiana, que combina fibras reaproveitadas com artesanato tradicional, é referência de moda no Brasil e no mundo. Seu trabalho integra a série Super Ideias, realizada pelo Canal Futura em parceria com o Sebrae. Formada por interprogramas exibidos nos intervalos da programação da emissora, a série mostra experiências de sucesso nos negócios a partir de ações sustentáveis.

O ateliê surgiu em 1996, em Salvador (BA), como um espaço de criação e pesquisa tecnológica. Dois anos depois, a estilista deu início a uma pesquisa sobre o uso da fibra de poliamida na moda e detectou nela uma oportunidade. Muito utilizada na indústria automotiva, na fabricação de cintos de segurança e manta de pneus, a fibra é um filamento altamente resistente, podendo ser reutilizada para a confecção de fios.

Trabalhadas com pedras semi-preciosas, as fibras se tornaram marca registrada das peças de Márcia. “Por meio de pesquisas, descobri que esse material poderia ser reintroduzido na cadeia têxtil, iniciando um novo ciclo de vida. Agora, o que iria para o lixo vira matéria-prima para os meus produtos”, conta.

Outro diferencial no trabalho de Márcia é o tingimento dos materiais. Boa parte das fibras utilizadas, especialmente nos trabalhos de rendas para noivas, é colorida com materiais orgânicos, como casca de cebola.

Por sua arte e preocupação com a sustentabilidade, o trabalho de Márcia é único no país. Hoje, sua marca está presente no mercado europeu e a artista faz exposições em várias partes do mundo.

sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

ASCAP vai promover curso na área de estamparia

Os profissionais do segmento de estamparia terão oportunidade de se aperfeiçoar na área, através de um curso que será promovido pela Associação Empresarial de Santa Cruz do Capibaribe (Ascap).

O curso vai acontecer entre os dias 1, 2 e 3 de fevereiro e visa abranger a todos os profissionais e empreendedores do segmento, tendo como objetivo de desenvolver habilidades técnicas para produção e desenvolvimento dos processos de tintas a base d’água para estamparia
têxtil localizada.

Veja o conteúdo que será abordado no curso:

Fabricação

Aborda a fabricação da Tintas, fornecendo ao aluno as Fórmulas e os conhecimentos básicos necessários para que o mesmo possa produzir suas próprias Pastas e Tintas, com egurança, Alta Qualidade e Excelente Custo,de acordo com suas necessidades.

Pigmentação
Aborda todos os aspectos sobre Pigmentos. Qualidades, Porcentagem para cada tipo de Pasta, Teste de Rendimento e Qualidade.

Aplicação
Aborda os conceitos de como Preparar e Aplicar cada uma das Pastas (Clear, Mix e Branco), em trabalhos à Traço e/ou Reticulados.

Conservação
Aborda os cuidados necessários para a manutenção das tintas e Pastas em excelente estado de conservação.

Serviço
Consultor:
Alexandre Neves
Período: 01 a 03 de Fevereiro de 2012                                     
Horário: 19:00 as 22:00hs
Investimento: R$ 100,00 Sócios e R$ 150,00 Não Sócio.
Local: ASCAP

quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

SENAI Santa Cruz do Capibaribe abre inscrições para cursos técnicos gratuitos



ASCAP concluiu mais um curso na área de moda

O curso de pesquisa e desenvolvimento da coleção Primavera/Verão 2012/13, em parceria com o SENAC, aplicado na ASCAP foi sucesso de público.

Sala cheia de empresários e colaboradores atentos nas tendências para a moda 2012-2013, aprendizado repassado pelo consultor Luiz Clério.

Veja as imagens do Curso:


quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Estudo mostra perfil dos empregados das pequenas empresas

Fonte: Agência SEBRAE

Em 2010, as micro e pequenas empresas empregaram cerca de 1,6 milhão de pessoas em Minas Gerais. O número equivale a mais da metade dos postos de trabalho no estado. É o que aponta o estudo Perfil dos Empregados das Micro e Pequenas Empresas Mineiras, feito pelo Sebrae em Minas Gerais . Com informações da Relação Anual de Informações Sociais (Rais), do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), o levantamento apresenta também a faixa etária, grau de escolaridade, tempo empregado e a remuneração dos trabalhadores nos setores de Indústria, Construção Civil, Comércio e Serviços.

De acordo com a pesquisa, 42% dos trabalhadores do estado tinham o ensino médio completo. O Norte de Minas foi a região que apresentou o maior percentual de empregados com esse nível de ensino concluído (50%), principalmente no comércio - onde 59% dos empregados possuíam esse grau de instrução.

Em relação à média salarial dos trabalhadores mineiros, 49% receberam entre 1 e 1,5 salário mínimo. Nessa faixa salarial, a região Leste foi a que registrou o maior percentual de trabalhadores. Nas regiões Norte, Centro e Oeste cerca de 20% dos trabalhadores ganharam entre 1,5 e 2 salários mínimos.

Os dados também apontam que a maior parte dos trabalhadores do estado - 59% -, era do sexo masculino. O Sul de Minas apresentou a menor diferença entre homens (50,4%) e mulheres (49,6%) empregados, principalmente no setor de serviços, em que mais da metade dos funcionários era do sexo feminino.

O estudo mostra ainda que no estado a maioria dos funcionários das micro e pequenas empresas tinha, em 2010, entre 30 e 39 anos (27,4%). Os maiores percentuais de jovens trabalhadores, de 18 a 24 anos, foram encontrados nas regiões Centro (23,2%) e Leste (23,7%). Segundo a pesquisa, cerca de 18% dos trabalhadores permanecem no emprego de um a dois anos, com destaque para a região Norte, onde o percentual atingiu 19%, e para a região Leste,18,6%.

Empresários têm até 31/1 para solicitar a opção pelo Simples Nacional e enquadramento no SIMEI

As solicitações de opção pelo Simples Nacional e de enquadramento no SIMEI para empresas constituídas estão disponíveis no Portal do Simples Nacional até 31 de janeiro de 2012.

Desde o início do prazo em 2/1, 132.002 empresas pediram opção pelo Simples Nacional e 12.720 pediram enquadramento no SIMEI. A expectativa do Comitê Gestor do Simples Nacional é de que haja cerca de 200 mil pedidos de opção pelo Simples Nacional e 15 mil se enquadrem no SIMEI.

1) Opção pelo Simples Nacional

A solicitação de opção pelo Simples Nacional está disponível no Portal do Simples Nacional, item Contribuintes - Simples Nacional, serviço "Solicitação de Opção pelo Simples Nacional."

No caso de não haver pendências, serão gerados o registro da opção pelo Simples Nacional e o respectivo Termo de Deferimento, automaticamente.

Caso sejam identificadas pendências, elas serão apresentadas no momento da opção, a solicitação de opção ficará em análise e o contribuinte deverá regularizar todas as pendências identificadas até 31 (trinta e um) de janeiro de 2012, não sendo necessário solicitar nova opção.

O resultado final da opção será divulgado em 15 de fevereiro de 2012, no serviço "Acompanhamento da formalização da opção pelo Simples Nacional", item Contribuintes - Simples Nacional.

2) Enquadramento no SIMEI

O Empresário Individual que atenda aos requisitos para enquadramento como Microempreendedor Individual (MEI), conforme definido no inciso II do artigo 93 da Resolução CGSN nº 94, de 29 de novembro de 2011, poderá solicitar o enquadramento no Sistema de Recolhimento em Valores Fixos Mensais dos Tributos Abrangidos pelo Simples Nacional (Simei).

O serviço está disponível no Portal do Simples Nacional, item Contribuintes - SIMEI, no serviço "Solicitação de Enquadramento no SIMEI".

O serviço está disponível somente para as empresas já constituídas. Empresas novas deverão fazer a opção pelo Simei por meio do Portal do Empreendedor, no endereço eletrônico www.portaldoempreendedor.gov.br.

Para se enquadrar no Simei, a empresa deverá ser optante pelo Simples Nacional, obrigatoriamente. Caso não seja, será exigido que solicite previamente a opção pelo Simples Nacional.

A solicitação de enquadramento no Simei está sujeita à verificação de inexistência de impedimentos específicos para esse regime, conforme previsto na Resolução CGSN nº 94/2011.

Não serão gerados termos de deferimento e de indeferimento para a opção pelo Simei. O resultado final será "enquadramento confirmado" ou "enquadramento rejeitado".

terça-feira, 24 de janeiro de 2012

Ascap divulga Feriados de 2012


Aplaudido de pé pelo público, Lino Villaventura encerra penúltimo dia

Fonte: R7

Lino Villaventura encerrou de forma brilhante o penúltimo dia de São Paulo Fashion Week.

O estilista levou vestidos luxuosos e ricos em detalhes para a passarela. O público, que se emocionou com as criações do estilista, ainda no meio do desfile apladiu aquilo que os olhos enxergavam.

Lino fez um desfile que misturou sonhos e pesadelos. As peças, completamente bordadas, focavam no preto, branco, pérola, nude e roxo.

Contribuição Sindical pode ser paga até dia 31

Empresas de todo o Estado devem se programar nesse início de ano para o pagamento da Contribuição Sindical, que pode ser feito até o dia 31 de janeiro. A tabela com os valores atualizados para o exercício de 2012 está disponível no site da FIEPE através do endereço: www.fiepe.org.br.

Importante fonte de recursos para os sindicatos, a contribuição é revertida em benefícios e serviços para as empresas. Segundo o coordenador da Unidade de Relacionamento e Serviços aos Sindicatos (URS) da FIEPE, Vladimir Teixeira, o pagamento da contribuição sindical deve ser encarado como um investimento, pois os recursos arrecadados são aplicados em melhorias para as empresas, o que gera fortalecimento dos negócios.

Por ser previsto em lei, o pagamento da Contribuição Sindical é um dos itens verificados durante fiscalizações do Ministério do Trabalho nas empresas, sendo exigido para que as companhias participem de licitações do setor público e para que obtenham licenças e alvarás junto a órgãos federais, estaduais e municipais. O atraso do pagamento acarreta juros e multas.

Segue o link para emissão da guia de pagamento:
http://sindical.sistemaindustria.org.br/SEGR8GRCSUp002.ASP

segunda-feira, 23 de janeiro de 2012



Projeto leva empreendedor aos bastidores da moda

Fonte: Agência SEBRAE

Brasileiros criativos de todo o país tendo a oportunidade de dialogar com as principais grifes do universo da moda, apropriando-se do conhecimento e da vivência de empresas de sucesso e quebrando um tabu de inacessibilidade a este mercado. Esse é objetivo do convênio do Sebrae e do Instituto Nacional de Moda e Design (In-Mod), assinado na última sexta-feira (19), durante a São Paulo Fashion Week (SPFW), na capital paulista.
 
“Vamos poder incluir as pequenas empresas criativas que querem entrar neste mercado competitivo e muitas vezes aparentemente fechado”, disse o presidente do Sebrae, Luiz Barretto, durante a coletiva de imprensa. Segundo ele, o convênio tem a abrangência dos três segmentos que envolvem a cadeia produtiva da moda: confecção e têxtil, gemas e joias e calçados e acessórios em couro.
 
O convênio prevê cinco linhas de atuação, que serão desenvolvidas nos principais eventos do calendário da moda no Brasil: São Paulo Fashion Week (SPFW), Fashion Rio, Rio-à-Porter, Revista Mag! e Movimento Hot Spot. Estão programadas consultorias, capacitações, palestras e participações dos empreendedores em feiras, workshops e exposições de eventos do setor.
 
Segundo Barretto, atualmente 8 mil empresas fazem parte da rede de atendimento do Sebrae no segmento de moda. “Queremos fazer uma seleção das empresas que inicialmente serão atendidas pelo convênio e terão a chance de vivenciar um mundo com o qual não estão acostumadas, incorporando um padrão de qualidade e inovação que possa atender tanto o mercado nacional como o internacional”, disse o presidente do Sebrae.
 
Para o presidente do In-Mod, Paulo Borges, o convênio marca uma das principais estratégias do instituto, que é trabalhar a moda como plataforma que vai muito além da roupa. “Este momento celebra uma percepção estratégica ligada à indústria da moda: olhar para uma cadeia produtiva com mais de 30 mil empresas, na qual a maioria é de micro e pequenas. Esse mercado mudou muito nos últimos anos. Hoje a moda é transversal e é preciso ter um relacionamento com toda a cadeia”, afirmou Paulo.
 
O projeto concretiza intensa negociação realizada ao longo de dois anos. Os trabalhos começam nesta edição do SPFW, com a assinatura do convênio. As empresas apoiadas pelo projeto participarão, a partir das próximas edições, de um grupo restrito de convidados com acesso aos ambientes de exposição e desfiles, para conhecer e imergir no ambiente da moda. Nas próximas edições dos eventos do Calendário Oficial da Moda, no segundo semestre de 2012, já serão realizadas exposições de produtos dessas empresas.
 
O convênio assinado nessa sexta-feira, no valor de R$ 20 milhões - 50% para cada uma das entidades -, deverá inicialmente contemplar 250 micro e pequenas empresas. Interessados em participar têm de procurar os escritórios do Sebrae em todo o país. Participaram também da coletiva de imprensa o diretor Técnico do Sebrae Nacional, Carlos Alberto dos Santos, e o superintendente do Sebrae em São Paulo, Bruno Caetano.
 
SPFW

O In-Mod é o realizador do SPFW e do Fashion Rio, dois dos maiores eventos de moda do país. O SPFW, que acaba de completar 15 anos, está entre as cinco semanas de moda mais importantes do mundo, além de ser o mais representativo do setor no Hemisfério Sul. A primeira edição deste ano começou na quinta-feira (19) e vai até terça-feira (24).
 
Paulo Borges aproveitou a coletiva para anunciar uma mudança no Movimento Hot Spot, festival de artes integradas que pretende identificar, expor e premiar talentos inovadores em diferentes segmentos, com eventos que convergem criatividade, tecnologia e economia. “O movimento se tornará um prêmio nacional com duração de 18 meses e atuará em 11 áreas de atividade. Além disso, será uma dos braços do convênio assinado hoje”, disse. O lançamento oficial acontecerá em março e o Sebrae será um parceiro institucional.
 
O convênio prevê também que nas edições da revista Mag! o leitor encontrará informações sobre as empresas atendidas pelo projeto e o catálogo dos produtos. A publicação, há mais de cinco anos no mercado, é lançada em edições bimestrais com artigos sobre arte, comportamento, música, tendências, literatura, estilo, arquitetura e moda.

Caixa Econômica anuncia crédito de R$ 40 bilhões para pequenos empreendimentos

Fonte: CACB

A Caixa Econômica Federal anunciou que pretende oferecer R$ 40 bilhões em crédito para micro e pequenas empresas. A quantia, segundo informações do próprio banco, significa um acréscimo de 20% em relação ao dinheiro disponível durante o ano passado.

A Caixa também anunciou redução na taxa de juros para os pequenos empreendimentos. Essa queda contempla o Crédito Especial Empresa, garantia FGO (Fundo de Garantia de Operações). Ambas terão redução de 0,7 ponto porcentual ao ano e, com isso, a taxa mínima será de 1,47% ao mês. No caso da taxa Financiamento de Capital de Giro, a redução é de um ponto porntual - taxa mínima de 2,62% ao mês.

As reduções atingem também linhas de crédito voltadas às médias e grandes empresas. Nesse caso, as reduções são para os produtos Financiamento de Capital de Giro Parcelado, Financiamento para Investimentos em Máquinas e Equipamentos, além de Financiamento para Veículos Novos. As reduções ocorrem logo após o governo anunciar redução na taxa básica de juros da economia, a Selic, que caiu para 10,5% - redução de meio ponto porcentual em relação ao patamar anterior, em vigência até a última quarta-feira.

O volume de dinheiro anunciado é expressivo. Só para se ter uma ideia, o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) anunciou nesta semana que aumentou em 2011 os desembolsos para as micro, pequenas e médias empresas (MPMEs), que inclui ainda o grupo de pessoas físicas. O crescimento foi de 9% ante 2010. Por outro lado, os desembolsos para as grandes empresas registraram recuo de 27% em 2011, na comparação com o ano anterior.

Os desembolsos para as MPMEs totalizaram R$ 49,8 bilhões durante 2011. As pessoas físicas receberam R$ 8,3 bilhões,as micro e pequenas empresas levaram 27,4 bilhões, e as médias empresas ficaram com R$ 14 bilhões. Embora tenha recuado, o total de desembolsos para as grandes empresas manteve-se em patamar bastante superior: R$ 89,1 bilhões em 2011.

sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

Toritama terá segunda Rodada de Negócios

“É bom para sua empresa” este é o lema da II Rodada de Negócios Toritama – PE que acontece entre 01 e 03 de março, no Agamenon Moda Center. O evento será uma previa do Festival do Jeans 2012 que acontecerá entre 10 e 15 de maio, que uma realização da Prefeitura de Toritama e Secretaria Municipal de Indústria e Comércio, com apoio da ACIT – Associação Comercial Industrial de Toritama e Associação de Lojistas do Parque das Feiras.

Na sua primeira edição a Rodada de Negócios de Toritama obteve um percentual de vendas superior ao evento realizado em Caruaru. De olho nesse faturamento a Prefeitura providenciou a vinda da feira para o município. Desta vez, os empresários terão a oportunidade, durante três dias, de aumentar a faturamento e trazerem novos produtos para o consumidor.

Já está definido que no Agamenon Moda Center serão montados 110 estandes para as empresas que movimentam a economia do jeans em Toritama. Serão realizadas outras atividades paralelas a Rodada de Negócios como, mini-cursos promovidos pelo SENAI, SEBRAE e Sindvest. Para o encerramento está previsto uma confraternização artística. Além de trazer o evento para o município, a Prefeitura é a maior patrocinadora da feira que é organizada pela Nascimento Representações.





BNDES estuda captação no exterior para financiar setor produtivo

Fonte: NE10

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) avalia se fará captação no exterior para financiar o setor produtivo brasileiro.

Segundo o presidente do banco de fomento, Luciano Coutinho, a instituição poderá voltar ao mercado internacional, este ano, em busca de recursos. “No ano passado, nós captamos de maneira muito bem sucedida e estamos até com folga em moeda estrangeira. Vamos analisar. Como essa é uma operação de curto prazo, não há nada ainda programado nesse sentido”.

A captação feita pelo BNDES em 2011 alcançou 200 milhões de francos suíços, por meio da emissão de bônus com vencimento em 2016. Segundo a assessoria do banco, essa foi a primeira operação feita na moeda pela instituição desde 1997, dentro da política de diversificação de fontes de recursos. Desde 2008, o BNDES fez três captações em dólar, no valor total de US$ 3 bilhões, e uma de 750 milhões de euros.

Coutinho disse que as prioridades de financiamento são as áreas de inovação tecnológica, as pequenas empresas e a ampliação dos investimentos em infraestrutura, “necessários ao desenvolvimento do Brasil, além de uma política de apoio ao desenvolvimento regional, olhando para regiões mais pobres do país”.

Petróleo e gás, tecnologia da informação, matriz energética com aumento do apoio às energias renováveis também são áreas consideradas prioritárias para financiamento pelo banco este ano.

O setor de energia elétrica recebeu do banco R$ 16 bilhões em 2011. Desse total, R$ 7 bilhões foram destinados a projetos de energias renováveis, com destaque para energia eólica. A expectativa do presidente do BNDES, Luciano Coutinho, é de continuidade do aumento de aprovações de projetos para essa área. Ele estimou que os desembolsos para o setor atingirão R$ 19 bilhões este ano. Isso vai depender, segundo ele, do lançamento de novos editais para o setor. “Sempre que a política energética abre editais para energias renováveis, o BNDES tem tido uma resposta satisfatória”. Para ele, os investimentos reforçam o desenvolvimento da cadeia produtiva no país.

Grifes nacionais ampliam mix do Shopping Tacaruna

Fonte: PE Investimento

Três novas operações de vestuário e acessórios chegam ao Shopping Tacaruna no primeiro trimestre de 2012. As marcas Aleatory, Siberian e Brooksfield têm inauguração prevista entre fevereiro e março.

A Aleatory chega ao centro de compras com a primeira loja exclusiva em shoppings do Recife. Na unidade, estão sendo investidos R$ 500 mil, segundo o diretor-presidente da empresa, Alexandre Moreira. A marca está no mercado há 12 anos. A Brooksfield é outra que chega ao centro comercial. A marca vai ocupar uma área de 242 metros quadrados (m²). A Siberian aporta no Tacaruna e vai funcionar numa área de 284 m².

quinta-feira, 19 de janeiro de 2012


Sebrae avalia sustentabilidade nos pequenos negócios

Fonte: Agência SEBRAE

Sondagem realizada pelo Sebrae junto a empresários de pequenas empresas revelou que a maioria desconhece o conceito de sustentabilidade, embora desenvolvam ações que mostrem sua aplicação no cotidiano. Apesar de 58% dos empreendedores afirmarem não ter conhecimento sobre o tema, na prática, entre 61% e 80% já realizam algum tipo de ação sustentável, como controle de consumo de energia, água e papel; coleta seletiva; e tratamento de resíduos tóxicos, tais como solventes, produtos de limpeza e cartuchos de tintas. 

“Hoje, sustentabilidade é um diferencial de competitividade em todo o mundo, principalmente sob o aspecto do marco legal, já que as certificações de qualidade são requisitos para aquisição de produtos ou contratação de serviços”, diz o diretor-técnico do Sebrae, Carlos Alberto dos Santos. E, cada vez mais, observa o diretor, os consumidores estão mais seletivos e exigem produtos e serviços sustentáveis, ou seja, ambientalmente corretos, socialmente justos e economicamente viáveis. 

A pesquisa mostra que grande parte dos empresários responde de forma proativa e até intuitivamente às demandas do mercado. A maioria (72%) considera que devem atribuir um alto grau de importância ao meio ambiente, enquanto apenas 17% acreditam que esse grau de preocupação deve ser médio, seguido por 6% (baixo) e 5% (que não souberam responder). 

Os empreendedores também enxergam a sustentabilidade como um fator mais amplo, associado não somente ao meio ambiente, mas também às questões sociais e econômicas. Isso demonstra que o conhecimento dos pesquisados sobre o assunto não é nulo. Entre eles, 83% disseram que sustentabilidade está fortemente associada ao meio ambiente, 79%, aos assuntos sociais e 78% também aos econômicos. Além disso, para 47% dos consultados a preocupação ambiental representa oportunidades de ganhos. 

Além de gerar lucros, 69% dos empresários entrevistados concordam que a adoção de práticas sustentáveis passa uma boa imagem para os clientes em termos de preservação ambiental, contra 17% que não acreditam nessa lógica e 14% que não responderam. Um elevado percentual dos pesquisados, 79%, têm consciência de que empresas com ações de preservação do meio ambiente podem atrair mais clientes. 

Apenas 12% não relacionaram o aumento de clientela a medidas de preservação e 9% não responderam.
“Os empresários implementam boas práticas com o objetivo de reduzir gastos, principalmente de insumos. Por isso, o debate ambiental passa necessariamente pela eficiência”, avalia o diretor do Sebrae. Segundo ele, é preciso aumentar a eficiência dos processos produtivos a partir do menor consumo de materiais renováveis, como energia e matérias-primas.

A sondagem foi realizada pelo Sebrae com o objetivo de aprofundar a percepção sobre o nível de conhecimento das micro e pequenas empresas em relação ao tema e sua aplicação nos empreendimentos. Para isso, a instituição entrevistou 3.058 empresários de todo o país, nos segmentos de comércio e serviços (83%), indústria e construção civil (12%) e agronegócios (5%).

terça-feira, 17 de janeiro de 2012


Parabéns

A festa hoje é para o ex-presidente da ASCAP, Valmir Ribeiro, que faz idade nova. Receba os parabéns de todos os sócios, colaboradores e diretoria da Associação Empresarial de Santa Cruz do Capibaribe.

Economista afirma que chegou a vez de o "Brasil dar certo"

Agência SEBRAE de Notícias

"A gente não conhece o Brasil que dá certo". Essa foi a expressão usada pelo economista Ricardo Amorim, palestrante internacional, para justificar o clima positivo que marcou sua apresentação durante a abertura dos trabalhos do Sebrae em Mato Grosso este ano. O evento SIM 2012 - Sustentabilidade, Inovação e Mercado começou na segunda-feira (16) e acontece em Cuiabá até esta terça-feira (17).
 
O superintendente do Sebrae em Mato Grosso, José Guilherme Barbosa Ribeiro, destacou aspectos que exigem atenção em 2012. "Vivemos num mundo altamente complexo. As micro e pequenas empresas terão que estar em perfeita sintonia com seus clientes", pontuou. "A gestão vai necessitar de líderes cada vez mais criativos e aptos a motivar e criar ambientes nos quais as ideias fluam com muita velocidade", assinalou.
 
A diretora Leide Katayama considerou que 2012 será um ano de consolidação do papel do Sebrae junto às micro e pequenas empresas (MPE). "As MPE têm dificuldades em lidar com os obstáculos do dia a dia. Aí entra o Sebrae, para atender às necessidades desses clientes", disse.

A vez do Brasil


Para Ricardo Amorim, o Brasil está "condenado" a crescer. Ele abriu a apresentação explicando o fenômeno de uma "pororoca chamada China", que causou inversão no comportamento da economia mundial, com efeitos favoráveis ao Brasil. Mesmo acreditando que a crise europeia ainda não atingiu seus limites, Amorim defendeu que "chegou a vez de o Brasil dar certo".
 
O palestrante afirmou que o principal produto de exportação da Europa nos próximos anos “será a própria crise”, além dos artigos tradicionais. "Os consumidores europeus, americanos e japoneses estão com a corda no pescoço, endividados. Quem tem emprego fica com medo de perder e não gasta", comentou.
 
Amorim destacou o aumento do consumo no Brasil. Ressaltou que 45 milhões de pessoas no país saíram das classes "D" e "E" e ingressaram na classe média, que hoje reúne mais de 100 milhões de pessoas. Ele lembrou que companhias nacionais adquiriram importância nas grandes fusões corporativas. “Antes as empresas brasileiras eram sempre compradas pelas estrangeiras. Agora é o mercado brasileiro que está comprando as estrangeiras”, observou.
 

Tesouro Nacional já estuda novo aporte ao BNDES

Fonte: Valor Online

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) poderá receber novo aporte de recursos do Tesouro Nacional neste ano. O reforço de caixa está em análise e será calculado durante as negociações para o ajuste do Orçamento da União. O secretário do Tesouro, Arno Augustin, disse ao Valor que se a decisão sobre a transferência for tomada o montante será inferior aos R$ 55 bilhões definidos para 2011. "Será menor porque estamos, aos poucos, criando condições para que o setor privado financie o investimento de longo prazo no Brasil", comentou.
 
Do total previsto para 2011, o Tesouro repassou R$ 45 bilhões. Os R$ 10 bilhões restantes serão remetidos até o fim deste mês. "Fizemos o último repasse bem no fim do ano. Então, o banco tem uma reserva importante, tanto da emissão do fim do ano quanto da que faremos agora. Se sobrou do ano passado é porque neste ano será menor, se houver", disse.
 
As transferências do Tesouro, feitas mediante a emissão de títulos, visam reforçar o caixa do banco e assegurar a oferta de financiamento para investimentos de longo prazo. Em 2008, o BNDES recebeu R$ 22,5 bilhões do Tesouro; em 2009, R$ 100 bilhões; em 2010, R$ 105 bilhões, dos quais R$ 24,7 bilhões foram empregados na capitalização da Petrobras, e em 2011, R$ 55 bilhões.
 
No Ministério da Fazenda, a avaliação é que a economia ainda enfrenta dificuldades decorrentes da crise global, pelo que as transferências ao banco não podem ser suprimidas. Além disso, existiria uma dificuldade dos bancos privados em oferecer crédito de longo prazo.
 
O BNDES recebe recursos, mas é o responsável pelas maiores remessas de dividendos ao Tesouro. Os dividendos recebidos de estatais pela União em 2011 somaram R$ 19,7 bilhões, sendo R$ 6,9 bilhões do BNDES e R$ 3,7 bilhões da Caixa Econômica Federal. O total foi inferior aos R$ 22,4 bilhões de 2010.

segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

Débitos na Justiça do trabalho impedem de participar de licitação

Fonte: Blog e agora? Chegou um fiscal

Desde o dia 04/01/2012, as empresas que participam de licitação devem apresentar além das certidões de regularidade Fiscais, Trabalhistas e previdenciárias a Certidão Negativa de Débitos Trabalhistas – CNDT, essa determinação foi instituída pela Lei nº 12.440, publicada no Diário Oficial da União de 08 de julho e que criou essa nova certidão.

Esta nova certidão será emitida desde que a empresa não possuía débitos inadimplidos decorrentes de sentença judicial transitada em julgado na Justiça do Trabalho, ainda que por acordo. Importante firmar que se trata de qualquer tipo de débito, incluindo recolhimentos previdenciários, honorários advocatícios, custas, emolumentos e recolhimentos determinados em lei.

Confira abaixo a íntegra da Lei nº 12.440/11:

LEI Nº 12.440, DE 7 DE JULHO DE 2011.

Acrescenta Título VII-A à Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), aprovada pelo Decreto-Lei nº 5.452, de 1º de maio de 1943, para instituir a Certidão Negativa de Débitos Trabalhistas, e altera a Lei nº 8.666, de 21 de junho de 1993.

A PRESIDENTA DA REPÚBLICA Faço saber que o Congresso Nacional decreta e eu sanciono a seguinte Lei:

Art. 1º A Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), aprovada pelo Decreto-Lei nº 5.452, de 1º de maio de 1943, passa a vigorar acrescida do seguinte Título VII-A:

“TÍTULO VII-A

DA PROVA DE INEXISTÊNCIA DE DÉBITOS TRABALHISTAS

Art. 642-A. É instituída a Certidão Negativa de Débitos Trabalhistas (CNDT), expedida gratuita e eletronicamente, para comprovar a inexistência de débitos inadimplidos perante a Justiça do Trabalho.

§ 1º O interessado não obterá a certidão quando em seu nome constar:

I – o inadimplemento de obrigações estabelecidas em sentença condenatória transitada em julgado proferida pela Justiça do Trabalho ou em acordos judiciais trabalhistas, inclusive no concernente aos recolhimentos previdenciários, a honorários, a custas, a emolumentos ou a recolhimentos determinados em lei; ou

II – o inadimplemento de obrigações decorrentes de execução de acordos firmados perante o Ministério Público do Trabalho ou Comissão de Conciliação Prévia.

§ 2º Verificada a existência de débitos garantidos por penhora suficiente ou com exigibilidade suspensa, será expedida Certidão Positiva de Débitos Trabalhistas em nome do interessado com os mesmos efeitos da CNDT.

§ 3º A CNDT certificará a empresa em relação a todos os seus estabelecimentos, agências e filiais.

§ 4º O prazo de validade da CNDT é de 180 (cento e oitenta) dias, contado da data de sua emissão.”

Art. 2º O inciso IV do art. 27 da Lei nº 8.666, de 21 de junho de 1993, passa a vigorar com a seguinte redação:

“Art. 27. …

IV – regularidade fiscal e trabalhista;

…” (NR)

Art. 3º O art. 29 da Lei nº 8.666, de 21 de junho de 1993, passa a vigorar com a seguinte redação:

“Art. 29. A documentação relativa à regularidade fiscal e trabalhista, conforme o caso, consistirá em:

V – prova de inexistência de débitos inadimplidos perante a Justiça do Trabalho, mediante a apresentação de certidão negativa, nos termos do Título VII-A da Consolidação das Leis do Trabalho, aprovada pelo Decreto-Lei nº 5.452, de 1º de maio de 1943.” (NR)

Art. 4º Esta Lei entra em vigor 180 (cento e oitenta) dias após a data de sua publicação.

Brasília, 7 de julho de 2011; 190º da Independência e 123º da República.
DILMA ROUSSEFF
José Eduardo Cardozo
Carlos Lupi

sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

Mobilização Nacional


ASCAP vai promover curso de oratória

A Associação Empresarial de Santa Cruz do Capibaribe (Ascap) estará promovendo o Curso de “Oratória – A arte de falar em público”, com o professor Edson Oliveira. O curso começa no dia 30 deste mês e vai até o dia 3 de fevereiro.

De acordo com Edson, o curso tem como objetivo oferecer aos participantes técnicas, dicas e ferramentas para falar em público com desenvoltura, segurança e descontração. Afinal, a comunicação é um bem indispensável ao homem do século XXI. O curso terá uma carga horária de 15 horas.

Confira o conteúdo que será abordado no curso:

O que é Oratória?
O que é Retórica?
Princípios da comunicação.
Controlando o nervosismo e o medo de falar em público.
Como falar em público?
Como preparar uma apresentação pública.
Como falar de improviso?
Os segredos para o bom comunicador.
Como agradar o público?
Usando microfone e outros meios eletrônicos de comunicação.
Entre outros assuntos.

Serviço:
Facilitador
– Prof. Pr. Edson de Oliveira
Local - ASCAP (81)3731-2818/1008
Data - 30/01 a 03/02 de 2012
Horário – das 19:00 às 22:00 horas
Investimento – R$ 100,00 Sócio e 150,00 não Sócio

quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

Um inverno para todos os gostos

Fonte: Blogs do Diário de PE
As modelos andaram em tapetes persas

O primeiro dia do Fashion Rio/Inverno 2012, que acontece até o próximo sábado no Pier Mauá, foi eclético. Anos 80, Oriente, moda vintage, Pérsia e conforto. As marcas apresentaram propostas bem diferentes para a próxima estação. A Herchcovitch, que abriu a 20ª edição do evento, foi buscar referências na Nova Iorque dos anos 80. O resultado é uma coleção urbana chic, bem aos moldes do estilista.

Já a Patachou inspirou-se no Oriente, trazendo obis, estampas de flores e tecidos fluídos, que várias vezes lembravam quimonos. A Alessa também seguiu na direção do Oriente. Mas do Oriente Médio. Em cima de tapetes persas, as modelos desfilaram looks arrojados, com mistura de estampas tribais e étnicas. O shape foi fluído e com caimento que lembrava sarongues e caftãs. Com o tema “Céu na Terra”, a estilista Alessa Migani incorporou o personagem e dançou livre, leve e solta no final do desfile. Tal qual os seguidores de Krishna.

A Acquastudio seguiu outro caminho e abusou da feminilidade das décadas de 40 e 50, numa coleção bem charmosa. Flores e poás foram aplicados a tules e tecidos finos. Chamou a atenção o trabalho de recortes na organza.

Se a coleção de inverno 2012 da Cantão pudesse ser definida em uma palavra seria conforto. E não poderia ser diferente. A grife carioca abusou de vestidos “casulo” e moletons feitos de lã texturizada, gaze de linho, tweed de lã e tricô de seda rústica. A cartela de cores foi formada pelo off-white, verde musgo, amarelo, azul, vermelho e dourado. Um dos destaques do desfile foi a botinha com salto anabela interno. Qualquer semelhança com o sneaker mais famoso de Isabel Marant não será mera coincidência.

Mas apesar das diferenças, os desfiles apontaram algumas tendências em comum. Uma delas é a cartela de cores, sempre puxando para tons terrosos. As transparências também apareceram em praticamente todas as coleções ontem.

Negócio a Negócio atende mais de 440 mil microempresas

Fonte: Agência SEBRAE

O programa Negócio a Negócio, implementado pelo Sebrae em todo o país, atendeu mais de 440 mil microempresas em 2011. Com mais de dois mil Agentes de Orientação Empresarial (AOE) em campo, o programa totalizou 1,2 milhão de atendimentos, que ajudaram a promover a competitividade desses pequenos negócios. A meta para 2012 é atingir 1,8 milhão de atendimentos, com orientações sobre gestão empresarial a 600 mil microempresas.
 
“É um verdadeiro exército atuando em todo o país para promover a melhoria na gestão das microempresas”, diz o diretor-técnico no exercício da presidência do Sebrae, Carlos Alberto dos Santos. Qualificar a gestão desses pequenos negócios para torná-los mais competitivos frente à concorrência crescente e às oportunidades nos próximos anos é um desafio que o programa Negócio a Negócio ajuda a superar.
 
Nessa perspectiva, é fundamental ganhar eficiência, reduzir custos e faturar mais. “O programa nacional é um passo primordial em direção ao melhor posicionamento das microempresas”, pondera Carlos Alberto. “Melhorar a gestão do próprio negócio significa aperfeiçoar seus processos, produtos e serviços, bem como seu posicionamento no mercado”, diz.
 
Conforme a coordenadora nacional do programa, Carolina Moraes, o atendimento feito pelo AOE abrange três visitas a cada microempresa participante. Na primeira delas, o agente faz um diagnóstico para avaliar questões básicas de gestão, operação e finanças. No segundo encontro, entrega uma devolutiva ao empresário com sugestões de melhorias, além de um plano de ação e um caderno de ferramentas. Já na última visita, o agente verifica e acompanha a implantação das melhorias sugeridas anteriormente.

terça-feira, 10 de janeiro de 2012

Exportações de moda do Rio mantêm liderança apesar das crises internacionais

Fonte: NE10

Apesar das recentes crises internacionais, as exportações fluminenses de moda mantiveram-se na liderança entre os estados exportadores, nos últimos cinco anos, mostra pesquisa divulgada nesta segunda-feira (9) pela Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan).

As vendas do setor do estado do Rio para o mercado externo aumentaram 1,2% no período 2007 a 2011, enquanto os líderes do ranking, que são São Paulo e Santa Catarina, apresentaram quedas de 40,6% e 44%, respectivamente. A participação do Rio de Janeiro no total das exportações nacionais do setor elevou-se de 8,78%, em 2007, para 13,46%, em 2012.

“Houve um decréscimo das exportações momentâneo, em 2009, mas passado aquele momento mais turbulento, o que se observa é retomada, enquanto ainda não se pode dizer o mesmo em relação à exportação nacional ou dos principais estados exportadores, que são São Paulo e Santa Catarina”, disse à Agência Brasil o gerente do Centro Internacional de Negócios (CIN) do sistema Firjan, João Paulo Alcântara.

Nos últimos cinco anos, as exportações brasileiras de moda caíram 37%, passando de US$ 248 milhões para US$ 163,6 milhões. A pesquisa aponta, também, que as crises internacionais provocaram queda na quantidade de produtos de vestuário exportado. A retração registrada no estado do Rio de Janeiro foi, entretanto, menor (22,58%) do que em São Paulo (66%) ou Santa Catarina (65%). Já a média de redução na quantidade exportada do Brasil foi 61%.

O preço médio da moda fluminense por quilo exportado também evoluiu de forma positiva no período 2007 a 2011. O preço passou de US$ 70,65 por quilo para US$ 92,34.

João Paulo Alcântara analisou que não há clareza em relação ao que vai ocorrer no estado diante do cenário econômico mundial ainda adverso. A continuidade ou não do desempenho positivo para as exportações de moda fluminenses “estão muito atrelados ao comportamento do mercado mundial. Mas, o que nos agrada é observar que ao longo desse período, em que o Brasil e o mundo passaram por distintas situações, o setor da moda do Rio de Janeiro conseguiu se sair muito bem. Essa é uma boa informação”.

Ele acrescentou que isso não diminui, entretanto, a necessidade de haver, no país como um todo, uma política que promova maior competitividade ao produto nacional, em todos os setores. “Aonde se busque um ambiente mais atraente para que as empresas busquem mercado no exterior. Uma coisa não exclui a outra”.

Alcântara admitiu, por outro lado, que o setor da moda fluminense se organizou de tal modo que tem conseguido bons resultados no cenário mundial. “Apesar de problemas de câmbio, apesar de crises, ele tem conseguido manter os seus mercados e abrir novos clientes lá fora”.

segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

Empresa Individual de Responsabilidade Limitada – EIRELI incia nesta segunda feira

Fonte: E agora? Chegou um Fiscal


As Juntas Comerciais de todo o Pais  iniciam, nesta segunda-feira,  o registro de Empresa Individual de Responsabilidade Limitada, o Eireli, novo regime jurídico criado por lei federal. A nova modalidade permite a constituição de empresas sem a necessidade de sócios e protege o patrimônio do empreendedor.

veja tudo sobre o EIRELI Clicando aqui

Não aderiu ao Super Simples? o prazo termina dia 31 de janeiro.


As Micro e Pequenas Empresas  têm até o dia 31 de janeiro de 2012,  para aderir ao “Super Simples”, esta forma diferenciada de pagar imposto criado pela Lei Complementar 123   tem incentivado o crescimento de Micro e pequena Empresa em todo o pais.

Quem não realizar o cadastramento,  que ocorre sempre  no primeiro mês de cada ano, só poderão fazer fazê-lo em 2013.

O pedido de entrada no “Super Simples” pode ser realizado pelo portal do “Simples Nacional”. As solicitações enviadas em novembro ou dezembro, e que não tiverem pendências, serão incluídas automaticamente.

Também permanecerão no sistema as empresas que tinham receita bruta anual entre R$ 2,4 e R$ 3,6 milhões até o dia 31 de dezembro. Se a empresa estiver em início de atividades e não possuir registro até janeiro, ela pode aderir ao programa mesmo depois de terminado o prazo.

Depois de adquirido o documento, para que o “Simples” tenha validade, é necessário fazer o pedido em 30 dias.

A partir de janeiro deste ano também passa a valer o ajuste das faixas de enquadramento das empresas no sistema, instituído pela Lei Complementar 139/11. O limite para as micro-empresas passa de R$ 240 mil para R$ 360 mil, e o da pequena, de R$ 2,4 para R$ 3,6 milhões.

Inflação de 2011 fecha em 6,5%, a maior desde 2004

Fonte: CACB

A variação da inflação no ano passado ficou em 6,5%, de acordo com levantamento do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgado nesta sexta-feira (6). O percentual do Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) apurado em 2011 é o maior desde 2004 e fechou no teto da meta fixado pelo Banco Central para o ano. O índice ultrapassou a variação registrada em 2010, que teve taxa de 5,91%. Já o mês de dezembro apresentou inflação de 0,5%, um pouco abaixo do valor de novembro (0,52%). 

A maior parte dos grupos de produtos e serviços pesquisados pelo IBGE teve alta na inflação em relação a 2010 com destaque para transportes que passou de 2,41% para 6,05%. Ano passado, as despesas com transporte pesaram mais no bolso do consumidor que sentiu o aumento de itens que pesam no orçamento, como passagens áreas e etanol. 

Apesar dos preços de alimentação e bebidas terem crescido menos (passou de 10,39% para 7,18%), este foi o grupo que exerceu o maior impacto no ano. Responsáveis por 23,46% do orçamento das famílias, o grupo se apropriou de 1,69 ponto percentual do índice, o que representa 26% do IPCA. Isto se deve à forte pressão dos alimentos consumidos fora do domicílio, cujos preços subiram 10,49% em 2011, seguindo a alta de 9,81% de 2010.

Outros itens também continuaram subindo, como os serviços bancários (de –1,55% em 2010 para 12,46% em 2011), manicure (de 8,32% para 11,29%) e cabeleireiro (de 8,16% para 9,88%), o que levou as despesas pessoais a 8,61%, maior variação de grupo, acima dos 7,37% do ano anterior.

Os colégios, cujas mensalidades haviam aumentado 6,64% em 2010, chegaram a 8,09% em 2011. Com os cursos diversos (idioma, informática, etc.) atingindo 10,52%, também acima de 2010 (7,01%), o grupo educação fechou o ano com 8,06%, acima dos 6,22% do ano anterior.

O consumidor passou a pagar mais caro, também, pelo aluguel residencial, que fechou 2011 em 11,01%, após ter aumentado 7,42% no ano anterior. Com isto, as despesas com habitação foram de 5,00% em 2010 para 6,75% em 2011. As despesas com artigos de residência, de 3,53% em 2010 para zero em 2011, e comunicação, de 0,88% para 1,52%, apresentaram os mais baixos resultados no ano.

Quanto às regiões metropolitanas pesquisadas, o maior resultado ocorreu em Curitiba (7,13%) em virtude do aumento nos preços da alimentação fora do domicílio, que chegou a 16,20%. Belém ficou com o menor índice (4,74%) em função do grupo alimentação e bebidas, com 5,59%, e dos preços do gás de botijão, que ficou 9,19% mais barato.

Acesse os dados completos da pesquisa do IPCA de 2011:

Ascap promove Curso de Pesquisa e desenvolvimento da coleção Primavera/Verão 2012

A ASCAP é uma entidade que está sempre buscando ofertar suporte aos seus associados quanto às suas áreas de mercado. Aos confeccionistas, a ASCAP está oferecendo o curso de pesquisa e desenvolvimento da coleção Primavera/Verão 2012/13, em parceria com o SENAC.

O objetivo do curso é favorecer a compreensão de metas, planejamento, construção e desempenho da coleção de moda para a temporada, dentro dos padrões mercadológicos e estéticos das informações de tendências de moda para a próxima estação de verão 2010/2011.

De acordo com o Consultor Luiz Clério o curso mostrará como é o desenvolvimento de um setor de produto em diversos segmentos da indústria (confecção,cadeias de varejo, empresas têxteis), resultando no desenvolvimento de uma coleção a partir da identificação do consumidor e das tendências, alinhadas com a identidade da marca. Serão estudadas análise de concorrência, estratégia de marca, iniciação do planejamento de uma coleção, análise de mercado, definição de temas, elaboração de cartela de cores, seleção de matérias primas e mix de produtos.

Veja os pontos que serão abordados no curso:

Compreensão e definição

Aborda a necessidade da especificação, compreensão e planejamento das metas e intenções da coleção no mercado que se propõe atuar. Entendimento do conceito da marca, proposta estética e atitude, escolhas das referências e linhas de conceitos.

Tendências
Linguagens e informações de moda, estética e cartela de cor para o verão 2010. Estruturas e propostas da temporada.

Desenvolvimento de Coleção

Aborda os conceitos de Planejamento, prospecção e viabilização da coleção. Apresentação da confecção da tabela de mix, uso dos conceitos Básico, Fashion e Vanguarda dentro da coleção e planificação.

Serviço
Consultor:
LUÍZ CLÉRIO                      
Período: 16 a 27 de Janeiro de 2012
Horário: 19:00h as 22:00hs
Investimento: R$180,00 Sócios e R$ 240,00 não sócio.
Local: ASCAP

sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

ASCAP parabeniza a todos os sócios e diretores que fazem anivérsário em janeiro de 2012


Cresce participação de pequenas e médias empresas em empréstimos do BNDES

Fonte: CACB

A participação das micro, pequenas e médias empresas nos empréstimos concedidos pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) alcançou valor recorde em 2011. Os desembolsos do banco para o segmento representaram 40% do total (entre janeiro a outubro), o que mostra redução da concentração do crédito barato da instituição. O volume de recursos destinado às grandes empresas já chegou a 82% da carteira do BNDES e hoje está mais de 20 pontos percentuais mais baixo. 

No período, foram desembolsados R$ 40,6 bilhões às MPME´s, volume também considerado recorde pelo banco. Foram mais de 677 mil operações com valor médio de R$ 60 mil, número, porém, abaixo da média de todo o ano de 2010, que foi de R$ 80 mil.

Para o presidente da Associação Nacional de Sindicatos da Micro e Pequena Indústria, Joseph Couri, a maior distribuição de recursos entre os pequenos negócios é um sinal de que os tomadores estão usando o crédito barato do BNDES mais para capital de giro e investimentos marginais em vez de ampliação da capacidade com a compra de equipamentos de maior porte, o que geraria mais empregos. Para ele, as pequenas empresas precisam de prazos mais longos. 

“Alguns prazos do BNDES caíram de 10 para 5 anos. Não estimula o pequeno empresário a investir porque ele tem de pagar com o que produz. Se a prestação é alta, e ele não toma com medo de pagar. É preciso dar mais condições para as pequenas aproveitarem melhor o dinheiro do BNDES, que é maior barato para o investimento produtivo”, afirmou Couri. “De qualquer forma, aplaudimos o que o BNDES tem feito até agora em favor das pequenas empresas”, completa. 

O banco ainda não divulgou seu desempenho em todo o ano de 2011, mas a desaceleração na demanda por crédito no fim de ano deve reduzir o volume médio tomado pelas pequenas empresas. Apesar da previsão de diminuição entre 15% e 20% no desembolso total da instituição, o valor destinado as MPME´s deve ser um pouco acima dos R$ 45,7 bilhões verificados no ano anterior. O número de operações deve atingir 800 mil, aumento expressivo em relação as 568 mil registradas em 2010.

Inflação em 2011 fica em 6,5%, atinge meta e é a maior em sete anos

Fonte: Uol

A inflação no Brasil em 2011 ficou em 6,5%, ficando no teto da meta oficial do governo, divulgou o o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta sexta-feira (6). Em dezembro, a elevação foi de 0,5%. O resultado é o maior desde 2004 (quando fechou em 7,6%).

O centro da meta do governo para o ano era de 4,5%, podendo variar dois pontos percentuais para cima ou para baixo. Sendo assim, o teto máximo para a inflação era de 6,5%. Em 2010, a inflação registrada pelo IBGE foi de 5,91%.

Os gastos com transportes (subiram 6,05%) foram os que tiveram a maior alta no indicador, em razão do crescimento de preços de vários itens importantes no orçamento das famílias, como passagens aéreas (52,91%) e etanol (15,75%).

Apesar dos preços de alimentação e bebidas terem crescido menos (de 10,39% para 7,18%), este foi o grupo que exerceu o maior impacto no ano, principalmente pelos gastos com alimentação fora de casa (10,49%). Em seguida, aparecem os gastos com educação (8,06%) e empregados domésticos (11,37%).

No primeiro ano de governo de Dilma Rousseff, o Banco Central (BC) realizou um processo de redução dos juros para estimular o crescimento.

Inflação tem desacelerado

Após atingir um pico de 7,31% em setembro, maior taxa em seis anos, a inflação em 12 meses tem desacelerado por uma base de comparação favorável e uma desaceleração econômica no Brasil e no exterior.    

A baixa recente da inflação acumulada tem sido usada pelo BC como justificativa para a redução dos juros nos últimos meses. A Selic está atualmente em 11%, ante 12,50% em agosto, quando os cortes iniciaram, e analistas esperam que a taxa siga caindo no início de 2012 para atingir 9,50%, de acordo com o relatório Focus divulgado nesta semana pelo BC.

A previsão do BC para a inflação em 2012, de acordo com o Relatório de Inflação divulgado no fim de dezembro, é de 4,7% pelo IPCA. A próxima reunião do Comitê de Política Monetária (Copom) para a definição da Selic acontece em 17 e 18 de janeiro.

O diretor de Política Econômica do BC, Carlos Hamilton, já chegou a afirmar, no entanto, que o BC está atento a pressões inflacionárias no começo de 2013 e que, se necessário, a Selic poderia ser elevada novamente. O comentário provocou a alta dos juros futuros mais longos.