domingo, 6 de maio de 2012

Pequenos negócios já praticam ações sustentáveis


Mesmo que maioria desconheça Rio+20, sondagem do Sebrae mostra que empresários aliam crescimento a preservação do meio ambiente

Proprietários de micro e pequenas empresas (MPE) no Brasil estão atentos a ações ligadas à preservação do meio ambiente. O comportamento inclui coleta seletiva de lixo (70,2%), controle de consumo de papel (72,4%), de água (80,6%), de energia (81,7%) e uso adequado de resíduos tóxicos, como solventes, produtos de limpeza e cartucho de tinta (65,6%). Os dados foram revelados por sondagem feita pelo Sebrae e divulgada nesta quinta-feira (03) no Rio de Janeiro. Apesar disso, 81% das MPE desconhecem a Rio+20, conferência da Organização das Nações Unidas (ONU) que tratará do desenvolvimento e da sustentabilidade, de 13 a 22 de junho, no Rio de Janeiro.

Os empresários de micro e pequenos negócios no Brasil, porém, ainda não percebem claramente o benefício de incorporar, no cotidiano da empresa, um maior número de ações relacionadas à sustentabilidade. “Lucro e sustentabilidade não são contraditórios. Ao mesmo tempo que economizar água e energia ajuda o planeta, também reduz os custos da empresa, melhora a sua imagem e atrai mais clientes”, destaca o presidente do Sebrae, Luiz Barretto.

Para 46% dos entrevistados, a questão ambiental representa oportunidade de ganhos para a empresa. Por outro lado, 54% deles afirmam que as chances de lucros relacionadas ao tema ainda não estão bem evidenciadas: 16% dos empresários acreditam que a questão representa custos e despesas, e 38%, nem ganhos, nem despesas.

Para Luiz Barretto, o levantamento “demonstra que um dos desafios é fazer com que uma quantidade cada vez maior de micro e pequenas empresas passe a incorporar o conceito de sustentabilidade à gestão dos seus negócios”. Por essa razão, o Sebrae estará na Rio+20 como patrocinador oficial, expondo oportunidades de negócios na economia verde e promovendo capacitação de empresários.

A maioria dos entrevistados entende que a sustentabilidade está fortemente associada a questões ambientais (87%), sociais (82%) e econômicas (82%), e não apenas a um ou dois desses pontos. O percentual de empreendedores que demonstrou ter consciência de que as empresas que adotam medidas de preservação ambiental podem atrair mais clientes foi de 79%. Do total de entrevistados, apenas 13% consideram que ações para preservar o meio ambiente não estão relacionadas ao aumento da clientela.

Do total de empreendedores ouvidos pelo Sebrae, 65% deles declararam ter conhecimento mediano sobre os conceitos de sustentabilidade e meio ambiente. Apenas 2% dos entrevistados alegaram não possuir conhecimento sobre os temas e 21% disseram saber pouco. O percentual de gestores que declarou ter muita informação acerca do assunto foi de 12%.

Rio+20
O Sebrae estará presente na Rio+20 para sensibilizar o público sobre as oportunidades dos chamados negócios verdes – com foco em práticas sustentáveis –, e para orientar os empreendedores na adoção dessas práticas. No dia 14 de junho, a instituição participará do ciclo de debates promovido pelo Ministério do Meio Ambiente. Já no dia 21, integrará evento com especialistas nacionais e internacionais para debater a relação dos pequenos negócios com o desenvolvimento sustentável.

Palestras e oficinas para mostrar ao empresário como atender às exigências do mercado quanto à adoção de práticas sustentáveis serão produzidas. A série Super Ideias também será apresentada no evento. Realizada pelo Sebrae em parceria com o Canal Futura, mostra casos bem-sucedidos de micro e pequenas empresas que, com responsabilidade ambiental, aumentaram sua competitividade.

Na Rio+20, a Feira do Empreendedor apresentará oportunidades de negócios para quem deseja abrir uma empresa ou quer ampliar um negócio. A novidade deste ano será a oferta de soluções com foco em práticas verdes.

O público do Sebraetec, consultoria tecnológica para empresas de pequeno porte já consolidadas, terá oportunidade de conhecer os principais produtos e serviços sobre sustentabilidade oferecidos pelo programa. Exposições de 24 empresas serão montadas em estandes de 12 metros quadrados, divididos em quatro temas: redução de desperdício, eficiência energética, resíduos sólidos e sustentabilidade rural. A ideia é apresentar ao público casos de sucesso que possam servir de inspiração a outros empreendedores.

Sondagem
Os 3.912 questionários da sondagem do Sebrae foram aplicados em 2012 nos setores de comércio e serviços (50%), indústria e construção civil (46%) e agronegócios (4%). O objetivo foi avaliar o nível de percepção dos empreendedores sobre os temas da sustentabilidade.