quarta-feira, 28 de março de 2012

Geração de renda e fortalecimento de empresas é foco de ações internacionais da CACB

Fonte: CACB
 
Um modelo de sucesso adotado, inicialmente, para fortalecer pequenos negócios brasileiros está se espalhando pelo mundo. Os projetos Empreender e Capacitar são os pilares das ações de cooperação técnica da Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB) desenvolvida com mais de 10 países. A experiência é dos exemplos da atuação do setor privado com cooperação internacional expostos no seminário Diálogo público-privado sobre a cooperação técnica brasileira, realizado hoje (22) em Brasília, pela CACB e Agência Brasileira de Cooperação (ABC).
 
O trabalho da CACB nesse campo começou há 20 anos, em princípio, para desenvolver associações comerciais e micro e pequenos empreendimentos de Santa Catarina em parceria com a Câmara de Artes e Ofício de Munique (Alemanha). A base do projeto foi a implantação de núcleos setoriais que implicam a reunião de empresários do mesmo segmento como padaria, farmácia e móveis, para oferecer consultoria e qualificação. O resultado é a gestão adequada das empresas, geração de renda e fortalecimento dos empreendimentos por meio do associativismo. Os núcleos fazem parte do programa Empreender, da CACB.
 
Parcerias com outras entidades como o Sebrae, Câmara de Artes e Ofícios de Essen, também alemã e mais recentemente, em 2009, com o Centro de Formação de Profissionais das Associações Empresariais da Baviera (BFZ) ampliaram essa atuação em cooperação internacional. As ações de capacitação de empresários de pequeno porte e de associações comerciais já foram adotadas em países, como México, Moçambique, Guatemala, Chile, Colômbia, África do Sul, entre outros.
 
“Um programa que foi estadualizado, nacionalizado e depois internacionalizado mostra que temos uma metodologia que pode servir de referência para outros países. Há consultores e empresários que estiveram nesses países se emocionaram com a falta de estrutura de nações que precisam de apoio como é o caso de Moçambique”, relatou o vice-presidente para Micro e Pequena empresa da CACB, Luiz Carlos Furtado Neves. 
 
O trabalho continua com a renovação da parceria com a BFZ, assinada, nesta quinta-feira (22), durante o seminário. O convênio terá a duração de três anos e 700 mil euros para difundir o modelo dos núcleos setoriais em países da África e América Latina.