quarta-feira, 21 de março de 2012

Especialistas debatem a atuação da cooperação internacional brasileira

Fonte: CACB

Especialistas dos setores público e privado vão debater, pela primeira vez, a atuação e as experiências em cooperação internacional brasileira no seminário Diálogo público-privado sobre a cooperação técnica brasileira, no próximo dia 22 de março, em Brasília. O evento será realizado pela Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB) e Agência Brasileira de Cooperação (ABC), ligada ao Ministério das Relações Exteriores (MRE). A ação faz parte do convênio entre a CACB e a entidade alemã Centro de Formação da Baviera (BFZ).

Os participantes poderão conhecer experiências bem-sucedidas desenvolvidas pelo governo e iniciativa privada, como as ações em cooperação dos Ministérios do Meio Ambiente e Educação e Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e das empresas Gerdau e Odebrecht. Agências internacionais de cooperação, como a Japan International Cooperation Agency (JICA) também compartilharão sua atuação na área. 

O evento será dividido em cinco blocos de apresentações. Após a abertura, os participantes terão informações gerais sobre as estratégias e as modalidades de cooperação. O gerente da Agência Brasileira de Cooperação (ABC), Wofsi Yuri Souza, fará explanação sobre cooperação cientifica e tecnológica. Na segunda etapa do seminário, serão apresentados casos de sucesso no governo. Está confirmada a participação do coordenador de projetos estruturantes da Embrapa, André Nipomuceno Dusi, que vai compartilhar as ações na área agropecuária. 

Em outro bloco, o setor privado mostrará suas experiências. Estão confirmados o diretor de Comunicação e Relações Institucionais da Gerdau, Renato Gasparetto, que fará exposição sobre o desenvolvimento de ações para a melhoria das condições socioeconômicas de comunidades locais; e o diretor da GIZ, Cooperação Alemã para o Desenvolvimento, Ulrich Krammenschneider.

O vice-presidente da CACB, Luiz Carlos Furtado Neves, falará sobre o fortalecimento das micro e pequenas empresas por meio de parcerias internacionais. Os resultados positivos na indústria brasileira serão abordados pela representante da Unidade de Relações Internacionais do Serviço Nacional de Aprendizagem (Senai), Raquel Ferreira Sena; e as experiências de cooperação para o desenvolvimento da agricultura serão esclarecidas pelo representante do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), Vitor Rodrigues Ferrreira. No último bloco, as agências internacionais de cooperação vão compartilhar suas principais experiências em um espaço para debates com o público.

A abertura do evento será feita pelo diretor da ABC, ministro Marco Farani, pelo presidente da CACB, José Paulo Dornelles Cairoli, e pelo coordenador da Divisão Internacional do Centro de Formação de Profissionais das Associações Empresariais da Baviera (BFZ), Martin Wahl.