sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

Inovação é o segredo do sucesso, diz empresário piauiense

Agência SEBRAE

Em 2009, o empreendedor Rickson Araújo abriu as portas da Doce Salgado, lanchonete e panificadora na zona sudeste de Teresina. Naquela época, o espaço físico e a variedade dos produtos eram pequenos. O empresário vislumbrava crescer, ampliando suas atividades. Rickson sabia que a estratégia era inovar, porém não estava certo de como atingir o objetivo. A resposta foi encontrada por meio do programa Agentes Locais de Inovação ( ALI), desenvolvido pelo Sebrae no Piauí

A agente Aldenir Sena Rosa visitou a Doce Salgado e sugeriu várias mudanças. “O ALI dissemina a cultura da inovação nas micro e pequenas empresas, incentivando a adoção de tecnologias em gestão, processos, produtos e serviços. A ideia é ampliar a competitividade no mercado”, explica a gestora do ALI pelo Sebrae no Piauí, Érika Lopes. No estado, 408 empresas são beneficiadas pela iniciativa. 

Segundo Rickson, o trabalho do ALI foi muito importante para que a Doce Salgado crescesse. As visitas técnicas a lanchonetes e panificadoras de outros estados também contribuíram bastante para a evolução. Durante as viagens, o empresário adquiria conhecimentos e compartilhava experiências. "Percebi que inovar é o segredo para o sucesso de qualquer empreendimento", afirma o empresário. 

Mais funcionários

“Após a execução do plano estratégico, as mudanças foram acontecendo. Aumentamos o espaço da empresa, lançamos produtos e obtivemos melhorias significativas na gestão do negócio”, conta Rickson. “As inovações contribuíram para que a produção e o faturamento triplicassem, num espaço de dois anos”, destaca.

Um exemplo de melhoria na gestão foi a contratação de mais funcionários. Um deles é a nova gerente do empreendimento. Antes do ALI, eram 11 colaboradores. Atualmente, são 27. “Conseguimos amenizar diversas dificuldades e corrigir falhas”, comenta a agente Aldenir Sena Rosa.