Fonte: Agência Sebrae
Micro e pequenas empresas (MPE) estão sendo mais pontuais na hora de
quita as contas. A pontualidade das MPE, medida pela Serasa Experian,
atingiu o índice mais elevado para o mês de janeiro desde que o estudo
começou a ser realizado, em 2006. Para cada mil pagamentos realizados,
948 foram quitados à vista ou com atraso de, no máximo, sete dias. Em
janeiro de 2011, o volume foi de 947 para cada mil. Nos meses de janeiro
dos anos anteriores, não passou de 938 para cada mil pagamentos.
“Os pequenos negócios ganham fôlego com o ambiente macroeconômico mais favorável – juros menores, consumo interno maior, crédito facilitado e expansão do emprego formal”, diz o diretor-técnico do Sebrae, Carlos Alberto dos Santos. Esse maior dinamismo, assinala o diretor, torna viável o giro financeiro dos empreendimentos de pequeno porte e a consequente pontualidade, pois evitar o endividamento é, de certa forma, garantir competitividade.
Segundo analistas da Serasa Experian, responsáveis pelo Indicador da Pontualidade de Pagamentos das Micro e Pequenas Empresas, a recuperação se deu após uma queda de nove meses, utilizando-se esse mesmo critério de comparação. O aumento se deve a uma reativação da economia a partir do fim do ano passado e a uma diminuição da inadimplência dos consumidores, o que afeta o caixa das MPE.
“A economia está se recuperando após um segundo semestre fraco e, consequentemente, a pontualidade está entrando em uma trajetória de melhora. Aumentando a pontualidade, diminui a inadimplência nas empresas, o que eleva a geração de caixa e o acesso ao crédito. É um círculo virtuoso, indicando que 2012 será melhor que 2011”, afirma o economista Luiz Rabi, gerente de Indicadores de Mercado da Serasa Experian.
O aumento da pontualidade se deu mesmo nas contas mais caras. Em janeiro deste ano, o valor médio dos pagamentos pontuais foi de R$ 1.791, 12,2% superior ao de janeiro de 2011 (R$ 1.597). As MPE do setor do comércio são as que estão tendo mais facilidade para honrar as contas. Segundo a Serasa Experian, o índice de pontualidade delas foi de 95,7%. Nas indústrias, foi registrado um índice de 94%, e nas empresas de serviços, 93,5%.
A Serasa Experian é uma empresa especializada em serviços de informação para apoio na tomada de decisões das empresas. Criada em 1968, possui clientes em mais de 80 países.
“Os pequenos negócios ganham fôlego com o ambiente macroeconômico mais favorável – juros menores, consumo interno maior, crédito facilitado e expansão do emprego formal”, diz o diretor-técnico do Sebrae, Carlos Alberto dos Santos. Esse maior dinamismo, assinala o diretor, torna viável o giro financeiro dos empreendimentos de pequeno porte e a consequente pontualidade, pois evitar o endividamento é, de certa forma, garantir competitividade.
Segundo analistas da Serasa Experian, responsáveis pelo Indicador da Pontualidade de Pagamentos das Micro e Pequenas Empresas, a recuperação se deu após uma queda de nove meses, utilizando-se esse mesmo critério de comparação. O aumento se deve a uma reativação da economia a partir do fim do ano passado e a uma diminuição da inadimplência dos consumidores, o que afeta o caixa das MPE.
“A economia está se recuperando após um segundo semestre fraco e, consequentemente, a pontualidade está entrando em uma trajetória de melhora. Aumentando a pontualidade, diminui a inadimplência nas empresas, o que eleva a geração de caixa e o acesso ao crédito. É um círculo virtuoso, indicando que 2012 será melhor que 2011”, afirma o economista Luiz Rabi, gerente de Indicadores de Mercado da Serasa Experian.
O aumento da pontualidade se deu mesmo nas contas mais caras. Em janeiro deste ano, o valor médio dos pagamentos pontuais foi de R$ 1.791, 12,2% superior ao de janeiro de 2011 (R$ 1.597). As MPE do setor do comércio são as que estão tendo mais facilidade para honrar as contas. Segundo a Serasa Experian, o índice de pontualidade delas foi de 95,7%. Nas indústrias, foi registrado um índice de 94%, e nas empresas de serviços, 93,5%.
A Serasa Experian é uma empresa especializada em serviços de informação para apoio na tomada de decisões das empresas. Criada em 1968, possui clientes em mais de 80 países.