segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

Comunicado ASCAP


A Associação Empresarial de Santa Cruz do Capibaribe comunica a todos os sócios e empresariado em geral que está fechando hoje (19), para férias coletivas e retorna a atividades normais no dia 05 de janeiro de 2012. Desde já, a ASCAP deseja a todos um Natal de luz e um Ano Novo cheio de realizações.

ASCAP se confraterniza com seus sócios, parceiros e colaboradores


Uma noite marcante. Foi assim que aconteceu a confraternização da Associação Empresarial de Santa Cruz do Capibaribe (Ascap), na última quinta-feira (15), na AABB. Mais de 400 pessoas passaram pelo local. Entre os presentes, autoridades e imprensa, além dos colaboradores e sócios da Ascap, que prestigiaram o evento.

Na oportunidade, o presidente da Associação, Aroldo Ferreira, fez uma breve prestação de contas de 2011, e apresentou o Projeto Empresa Inovadora, enfatizando a importância do mesmo para os empresários santacruzenses.

No início da festa, alguns empresários foram agraciados com um certificado de empresas destaques. Quatro dessas empresas receberam a comenda pelo grau de participação em cursos, palestras e consultorias oferecidas pela Ascap. Foram elas: Joggofi, Pitelzinho, Sobre Mar e Sport Company. Outros empresários receberam o Certificado em decorrência de sua luta para a fundação da Associação. Fátima Nascimento, João Pereira Filho, Jaciael Bruno, Risonaldo Severino, José Nilton (Tosa), Fernando Aragão e Vera Carvalho.

Veja mais imagens da festa:

sexta-feira, 16 de dezembro de 2011


Campanha publicitária do governo enfatiza o Polo de Confecções

Recife ganhará dois novos shopping centers, anuncia prefeito

Fonte: Blog do Jamildo

Quando o assunto é investimentos na cidade, o prefeito João da Costa (PT) abre um sorriso de orelha a orelha. Nesta quarta-feira (14), ao apresentar o balanço do ano, o petista informou que dois novos shopping centers serão construídos na cidade, além do Shopping Rio Mar, na Zona Sul, que será inaugurado em outubro de 2012.

O anúncio oficial dos dois empreendimentos deve ser feito em janeiro. Por enquanto, tudo o que se sabe é que um ficará no bairro do Jiquiá, na Zona Oeste, e o outro será em Apipucos, na Zona Norte. A Prefeitura não informou sequer os grupos empresariais que pretendem investir na cidade. Com os três novos centro comerciais, Recife passará a ter oito shopping centers.

João da Costa também informou que o Shopping Tacaruna passará por ampliação.

Ainda no quesito investimentos, ele reiterou o que disse ao blog Social 1 no ínicio do mês. Há duas grandes redes hospitalares que pretendem erguer unidades no Recife.

quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

"Eu faço a diferença, SOU empresa inovadora"


Sebrae Pernambuco premia melhores práticas municipais

Agência SEBRAE

O Sebrae em Pernambuco promoveu, às 20h dessa terça-feira (13), na Arcádia Recepções de Apipucos, a entrega do Prêmio Barbosa Lima Sobrinho para o Prefeito Empreendedor. No evento, foram conhecidas as melhores práticas promovidas pelos municípios no sentido de desenvolver as micro e pequenas empresas, com resultados comprovados de estímulo ao desenvolvimento dos pequenos negócios e de modernização da gestão pública.

Este ano, a premiação teve a inscrição de projetos de 65 municípios. Destes, 44 apresentaram efetivamente iniciativas aptas a concorrer à premiação. O número representa 24% dos municípios pernambucanos e 60% da população do estado. Em Pernambuco, o prêmio tem como diferencial a categorização das cidades participantes em: Pequenas Cidades (até 30 mil habitantes); Médias Cidades (acima de 30 mil e com até 150 mil habitantes); e Grandes Cidades (mais de 150 mil habitantes).

A premiação também é realizada de acordo com os seguintes destaques temáticos: Compras Públicas dos Pequenos Negócios Locais; formalização de pequenos negócios e apoio ao Empreendedor Individual; Lei Geral Municipal; crédito e capitalização; planejamento e gestão pública para o desenvolvimento sustentável; promoção do desenvolvimento rural.

Em comum, os projetos selecionados têm sua atenção voltada para as empresas formais (ou em processo de formalização) e para os empreendedores individuais ou outras formas produtivas caracterizadas como negócio de pequeno porte (consórcio de empresas, arranjos produtivos e associação de pequenas empresas). Eles também lidam com uma ou mais das seguintes áreas de atuação: planejamento e infraestrutura para o desenvolvimento econômico e social local; desburocratização; formalização da economia local; política tributária para os pequenos negócios; compras públicas locais; acesso à inovação e tecnologia; representação, cooperação e associativismo; acesso ao crédito e serviços financeiros; capacitação e empreendedorismo; Lei Geral Municipal; modernização da gestão pública para o desenvolvimento sustentável; e promoção do desenvolvimento rural.

O vencedor estadual – escolhido segundo critérios como nível da qualidade técnica do projeto e o impacto gerado na criação de novas empresas formais, entre outros – irá concorrer automaticamente à VII edição do Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor, promovido pelo Sebrae Nacional e cuja premiação consiste em uma viagem internacional para conhecer experiências de sucesso em outros países. A premiação nacional será realizada no mês de maio do próximo ano. Em Pernambuco, a premiação é composta por capacitações para as prefeituras e cursos para os técnicos dos projetos vencedores.

Os vencedores da VIII edição do Prêmio Barbosa Lima Sobrinho para o Prefeito Empreendedor foram:

VENCEDORES
Pequenas Cidades
Triunfo Luciano Fernando de Sousa
Médias Cidades
Camaragibe João Ribeiro de Lemos
Grandes Cidades
Paulista Yves Ribeiro de Albuquerque
Melhor Projeto - Vencedor Estadual
CamaragibeJoão Ribeiro de Lemos
Compras públicas aos pequenos negócios locais
CamaragibeJoão Ribeiro de Lemos
Formalização de pequenos negócios e apoio ao Empreendedor Individual
RecifeJoão da Costa
Lei Geral Municipal
Caruaru – José Queiroz de Lima
Crédito e Capitalização
PetrolinaJulio Emilio Lossio de Macedo
Planejamento e Gestão Pública para o Desenvolvimento Sustentável
Jaboatão dos GuararapesElias Gomes da Silva
Promoção do Desenvolvimento Rural
Cabo de Santo AgostinhoLuiz Cabral de Oliveira Filho

Promovido pelo Sebrae em Pernambuco, o Prêmio Barbosa Lima Sobrinho para o Prefeito Empreendedor tem o apoio da Associação Municipalista de Pernambuco (AMUPE). Em suas oito edições, o reconhecimento já teve a participação de 144 municípios ao todo.

Confraternização da ASCAP acontece hoje


Declaração do Simples vai acabar em março

Fonte: CACB

Como parte do programa de simplificação de obrigações tributárias, um universo de 3,8 milhões de empresas estarão dispensadas, a partir de 2013, de entregar à Receita a Declaração Anual do Simples Nacional (Dasn).

De acordo com o subsecretário de Arrecadação e Atendimento da Receita Federal, Carlos Roberto Occaso, essas declarações não serão mais necessárias, pois o governo já possui as informações.

A Receita tem acesso ao recolhimento mensal das pequenas e médias empresas do Simples, afirmou o subsecretário, por meio do Programa Gerador de Arrecadação do Simples Nacional.

"A isenção da declaração é excelente porque reduz a burocracia. Em empresas desse porte, normalmente os proprietários são responsáveis pela maior parte das atividades no dia a dia", afirmou Luiz Barretto, presidente do Sebrae.

"Simplificar a documentação exigida traz ganho de produtividade e permite que o empresário esteja mais focado na gestão da empresa."

A decisão faz parte do processo de simplificação tributária em curso na Receita, antecipado pela Folha no dia 6.

"Ainda será necessário entregar a última declaração, a de março de 2012. A partir daí, no entanto, não exigiremos mais a entrega da Dasn."

quarta-feira, 14 de dezembro de 2011


Vendas no varejo não têm variação em outubro, aponta IBGE

Fonte: CACB

O volume de vendas do comércio varejista do país e a receita nominal não apresentaram variação em outubro, na comparação com o mês anterior, ambos dados com ajuste sazonal, segundo divulgou, nesta terça-feira (13), o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Em setembro, as vendas do comércio varejista haviam crescido 0,6%. De acordo com o IBGE, esse resultado interrompe uma sequência de 20 meses de resultados positivos da série da receita nominal.

Em relação a outubro do ano passado, o volume de vendas no varejo teve alta de 4,3% e a receita nominal, de 8,8%. No acumulado no ano, o aumento nas vendas é de 6,7% e da receita nominal, de 11,8%. Em 12 meses, o volume de vendas cresceu 7,3% e a receita, 12,4%.

No terceiro trimestre deste ano, a economia brasileira também não mostrou crescimento nem recuo, ficando estável na comparação com os três meses anteriores. O setor de serviços, que costumava puxar o PIB para cima, caiu 0,3% - influenciado, principalmente, pela queda dos desempenhos do comércio, outros serviços e serviços de informação.

Saiba mais

Vendas no varejo voltam a crescer em setembro, aponta IBGEEconomia brasileira fica estável no 3º trimestre de 2011, mostra IBGEEm outubro, quatro atividades apresentaram resultados positivos, com destaque para equipamentos e material para escritório, informática e comunicação (3,6%) e livros, jornais, revistas e papelaria (2,7%), e seis mostraram recuo, como artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos (-1,8%) e veículos e motos, partes e peças (-2,8%).

Na comparação com o mesmo período do ano passado, das oito atividades pesquisadas, seis registraram aumento no volume de vendas. As maiores altas foram verificadas em equipamentos e materiais para escritório, informática e comunicação (28,8%) e móveis e eletrodomésticos (13,3%). Na contramão, combustíveis e lubrificantes (-0,8%) e tecidos, vestuário e calçados (-2,2%) tiveram queda nas venda.

Móveis e eletrodomésticos exerceu o maior impacto na formação da taxa do varejo (54%), segundo o IBGE. "Esse resultado é atribuído à manutenção do crédito, à redução de preços dos eletroeletrônicos, e à trajetória positiva da massa de rendimentos real habitual dos assalariados", disse o instituto, por meio de nota.

Nas regiões

De acordo com o IBGE, na comparação com outubro do ano anterior, o volume de vendas aumentou em 24 unidades da federação, com destaque para Tocantins (15,7%), Paraíba (10,3%) e Ceará (8,2%). No entanto, no mesmo período, houve recuos no Acre (-2,5%) e em Sergipe (-2,3%).

Já na comparação com setembro, 14 dos 27 estados mostraram aumento nas vendas. As principais influências positivas partiram de Mato Grosso do sul (3,7%), Distrito Federal (1,6%) e Minas Gerais (0,9%). Na contramão, registraram queda nas vendas os comércios de Roraima (-5,4%), Acre (-4,8%), Alagoas (-1,6%) e Rio de Janeiro (-1,2%).

terça-feira, 13 de dezembro de 2011

Natal


Meu coração feminino abriga o Menino Jesus, que nasceu entre os pobres, pois os ricos não me reconheceram. O Reino dos ricos é de quem me reconheceu. Ame e sirva a todos! Pedro Augusto

Presidente da ASCAP destaca movimentação no Moda Center Santa Cruz

Sebrae e parceiros apoiam cooperativas de crédito

O Sistema Sebrae e cooperativas de crédito vão investir R$ 5,3 milhões no projeto Fomento às Boas Práticas em Cooperativas de Crédito, que abrange 138 instituições do ramo. Ao todo, 17 projetos receberão esses recursos entre janeiro de 2012 e dezembro de 2014, para adoção de modelos e instrumentos de gestão e de relacionamento. A finalidade é melhorar o desempenho das cooperativas junto às micro e pequenas empresas associadas. Para abertura oficial do projeto aos 17 estados participantes da iniciativa, será realizado nesta quinta-feira (8) o Fórum de Boas Práticas em Cooperativas de Crédito.

O evento, na sede do Sebrae Nacional, em Brasília, começa às 9h com a participação de representantes do Banco Central, da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), das cooperativas vinculadas aos sistemas Sicoob, Sicredi, Unicred, Cresol, Cecred, Ascoob e de dirigentes do Sebrae nos estados. Na oportunidade, será lançada a publicação “Disseminando boas práticas entre as cooperativas de crédito de micro e pequenas empresas”.

“Aumentar a participação do cooperativismo de crédito no mercado financeiro nacional é um grande desafio, que passa pelo fortalecimento das cooperativas de crédito do segmento empresarial. Para tanto, é fundamental a ampliação da escala e do escopo dos serviços financeiros oferecidos por essas cooperativas aos seus cooperados”, diz o diretor-técnico do Sebrae, Carlos Alberto dos Santos. Segundo o diretor, as cooperativas de crédito podem e devem inovar, para facilitar e ampliar o acesso a crédito e a outros produtos e serviços financeiros por empreendedores, micro e pequenas empresas. Ele fará palestra no Fórum sobre a “Importância dos pequenos negócios no crescimento do cooperativismo de crédito brasileiro”.

O projeto pretende acelerar o amadurecimento das cooperativas de crédito que atuam com pequenos negócios, fortalecer esses empreendimentos para enfrentar a concorrência e melhorar o atendimento aos associados. A seleção dos projetos foi feita ao longo de 2010. Os recursos serão aplicados em ações de cooperativas que trabalhem com os pequenos negócios e que tenham criado ou adequado seus serviços e produtos financeiros para atender empreendedores individuais e micro e pequenas empresas, entre outras ações.

O Fórum de Boas Práticas em Cooperativas de Crédito vai apresentar também quatro experiências bem-sucedidas de cooperativismo de crédito, sob a moderação do gerente de Crédito da OCB, Sílvio Giusti. Em foco, as boas práticas da Ascoob Serrinha, na Bahia, Sicoob Credmalhas, de Monte Sião (MG), Sicoob Metropolitano, de Maringá (PR), e Sicredi Cooperxingu, de Gaúcha do Norte (MT). Cerca de 150 participantes já se inscreveram para o evento.

sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

CACB disponibiliza ferramenta para concessão de crédito

Fonte: CACB


Um convênio firmado entre a Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB) e a empresa Boa Vista Serviços (administradora do Serviço Central de Proteção ao Crédito - SCPC), na manhã desta quarta-feira (07), em Brasília, vai permitir que as 27 Federações e as 2.300 Associações Comerciais brasileiras recebam uma nova ferramenta de trabalho para dar maior acesso a produtos e serviços de proteção ao crédito. O anúncio foi feito pelos presidentes das entidades, José Paulo Dornelles Cairoli e Dorival Dourado, respectivamente, na reunião de diretoria da CACB.

“Nossa ideia é fortalecer o sistema associativista e beneficiar assim, as entidades na ponta, oferecendo um sistema eficiente, rápido e que traga segurança”, reforçou o Cairoli. A capilaridade da CACB, abrangendo um universo com mais de 2 milhões de associados no País, se torna uma ferramenta eficaz para pulverizar o SCPC. Segundo Dourado, a Boa Vista nasceu dentro do movimento associativista e faz sentido seguir a ampliação da empresa com a parceria com a CACB.
 
Ainda de acordo com a Boa Vista, a empresa disponibilizará toda a estrutura de marketing, capacitação e logística para que cada federação/associação possa adotar o serviço. A Boa Vista assegura ainda que as entidades que estejam vinculadas a outras prestadoras possam ter um contrato de transição sem problemas.
 
Por meio do convênio, as Federações e Associações Comerciais e Empresariais espalhadas pelo País poderão oferecer, distribuir e comercializar produtos de análise e proteção de crédito da Boa Vista Como consulta a cadastro de empresas e pessoas físicas com informações de endereços, telefone, email, cruzamento de dados para avaliar a possibilidade de inadimplência do cliente. Ao todo, são mais de 30 produtos e serviços.  
 
A parceria vai permitir um aumento da capilaridade na captação de dados trazendo benefícios para as partes envolvidas no acordo que também será um instrumento para ampliar a rentabilidade das Associações Comerciais, identificar e evitar situações de fraudes. Segundo os termos do convênio, a CACB apoiará a Boa Vista na intermediação junto às filiadas. As Associações também estarão aptas a captarem dados em cada região de atuação.
Sobre a Boa Vista:
A Boa Vista, administradora do Serviço Central de Proteção ao Crédito (SCPC), é a única empresa do segmento de informações comerciais com controle nacional. São mais de 350 milhões de dados sobre transações realizadas por consumidores e mais de 42 milhões de registros sobre empresas. A cobertura nacional das informações armazenadas pela Boa Vista é garantida por meio do envio de dados por clientes com presença em todo o País. Informações

Palestra motivacional para confraternização de empresas

Que tal este ano fazer uma confraternização diferente, com a presença do Consultor Eugênio Sales Queiroz ministrando a palestra “Excelência & Motivação Para O Sucesso Em 2012”?

Será um evento bastante interessante, onde todos da sua equipe estarão participando ativamente.

Na ocasião o palestrante estará promovendo dinâmicas para que todos possam refletir sobre suas próprias vidas, além de exibir mensagens que tocarão profundamente o coração de todos os presentes.

A PALESTRA
Palestra: “Excelência & Motivação Para O Sucesso Em 2011”

As palestras ministradas pelo consultor Eugênio Sales Queiroz são interativas, com a platéia participando o tempo inteiro conferindo-lhes um caráter altamente dinâmico. São eventos sérios e muito descontraídos, mas que primam pelo conteúdo mais do que pela mera diversão de quem os assiste.

A abordagem de cada um dos temas, não são padronizadas, mas sim adaptadas ao perfil do público projetado ou da empresa que efetua a contratação. Por isso o contratante deve fornecer antecipadamente os objetivos que se deseja alcançar.

Solicite-nos uma proposta.
Contatos: 81.9936.7126 – 3723.8256
Eugênio Sales Queiroz é Cientista Social e Consultor Empresarial especialista em comportamento humano, nas áreas de marketing, liderança, vendas e área educacional.
Ministra palestras e treinamentos de equipes sempre levando uma forte mensagem de inspiração, profissionalismo e vida para todos os participantes.

quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

Mais de 32 mil empresas se inscrevem no MPE Brasil

Fonte: Agência SEBRAE

O número de empreendimentos que se inscreveram este ano no MPE Brasil – Prêmio de Competitividade para Micro e Pequenas Empresas ultrapassou em 43% o do ano passado. Mais de 32 mil organizações de todo o país participaram da primeira fase para concorrer à premiação, ao responderem o questionário de autoavaliação com perguntas baseadas no Modelo de Excelência da Gestão (MEG), disseminado pela Fundação Nacional da Qualidade (FNQ).

O MPE Brasil é uma realização do Sebrae, Movimento Brasil Competitivo (MBC), Gerdau e FNQ, que buscam reconhecer iniciativas de empresários que investem em conceitos e práticas de gestão. Para participar, é preciso ter mais de um ano no mercado e receita bruta de até R$ 2,4 milhões anuais (números do Simples Nacional em 2011).

Para o coordenador de projetos da FNQ, Francisco Teixeira, uma série de fatos como a descoberta do Pré-Sal e a realização da Copa do Mundo de 2014, motivam as micro e pequenas empresas a buscarem qualidade na gestão. “Outro fator é a busca de uma avaliação externa pelo empresário. Muitos sabem que estão fazendo um bom trabalho, mas precisam de um referencial sobre o desempenho”, explica.

Diagnóstico
 
Quando se inscrevem para o prêmio MPE Brasil, as empresas devem fazer um autodiagnóstico, desenvolvido pelos parceiros do prêmio. O resultado deste trabalho dá tantos resultados que o Sebrae condicionou a participação em algumas iniciativas (Copa 2014, parceria com a Vale e Petróleo e Gás) ao preenchimento do diagnóstico. Segundo a gestora do MPE Brasil, Andrea Faria, em 2012 a medida deve ser adotada em outros projetos.  “Ao responderem o questionário, as empresas recebem um relatório personalizado de avaliação com os pontos fortes e oportunidades de melhoria do negócio”, explica.

Do total de organizações que preencheram o questionário, 22.009 são microempresas e possuem faturamento até R$ 240 mil, enquanto pouco mais de 10 mil candidatas se enquadram na categoria pequeno porte, com faturamento de até R$ 2,4 milhões. No próximo ano, conta Francisco Teixeira, o MPE Brasil irá atualizar os valores do Simples Nacional, segundo lei sancionada este ano pela presidente Dilma Rousseff.

Com relação ao tipo de empresa, a grande maioria (60%) é sociedade empresarial, seguida de empresários individuais com 28%. Entre os setores de atuação na economia, 58% das candidatas pertencem ao comércio, 19% à área de serviços e 10% à indústria. As demais se dividem entre agronegócio, turismo, tecnologia da informação, saúde e educação.

Premiações

Até o final de dezembro, o Distrito Federal e os 26 estados que aderiram ao MPE Brasil farão suas premiações. Segundo Teixeira, devem seguir para a etapa nacional entre 100 e 150 empresas. A premiação nacional está prevista para o primeiro semestre de 2012. Serão premiadas participantes nas categorias Indústria, Comércio, Serviços, Serviços em Turismo, Serviços em Saúde, Serviços em Educação, Serviços em Tecnologia da Informação e Agronegócio. As candidatas numa dessas categorias também puderam optar por se candidatar ao Destaque de Boas Práticas de Responsabilidade Social e Destaque de Boas Práticas de Inovação.

A categoria Destaque de Inovação recebeu a inscrição de 5.580 organizações. Já no Destaque de Responsabilidade Social, 3.400 empresas concorrem ao prêmio. “Ficamos surpresos com a quantidade de empresas que também se inscreveram para o Destaque em Inovação, criado este ano. Isso demonstra a preocupação dos empresários com a questão”, diz Francisco Teixeira, da FNQ.

Em São Paulo, 1.890 empresas fizeram o autodiagnóstico. Destas, explica a gestora estadual do projeto, Julia de Gasperi Scarati, 24 concorrem ao prêmio. No dia 14 de dezembro, durante cerimônia de entrega, oito empresas serão premiadas. O evento acontecerá na sede da Fecomercio, parceira estadual do MPE Brasil.

quarta-feira, 7 de dezembro de 2011


Toritama vai ter finalmente um plano urbano ambiental

Fonte: Diário Oficial de PE
Banco de Imagens/SEI
Conhecida como a terra do jeans, Toritama, no Agreste Setentrional, enfrenta desafios ambientais e urbanísticos. O município que possui o menor território do Estado, convive com uma alta densidade populacional, forte atividade econômica no setor de vestuário, marcada pela existência de diversas lavanderias para beneficiamento de jeans. Com o objetivo de orientar o desenvolvimento do município de forma sustentável a cidade deverá ganhar um plano urbano ambiental.

Integrantes da Secretaria de Recursos Hídricos e Energéticos de Pernambuco, da Agência Pernambucana de Águas e Clima - Apac, Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade e do Comitê da Bacia Hidrográfica do rio Capibaribe participaram de reunião na Câmara de Vereadores local, com representantes dos setores produtivos e lideranças políticas e comunitárias do município. O objetivo da reunião foi fazer uma consulta técnica sobre os principais problemas enfrentados pela população do ponto de vista ambiental.

A consulta levantou subsídios para a elaboração do Termo de Referência para contratação e elaboração do Plano Urbano Ambiental. A elaboração do trabalho será contratada com recursos do Projeto de Sustentabilidade Hídrica de Pernambuco - PSHPE, de responsabilidade da Secretaria de Recursos Hídricos e Energéticos, em parceria com outras instituições estaduais e recursos do Banco Mundial - Bird com contrapartida estadual.

A ideia de elaborar um plano urbano ambiental para o município surgiu durante uma visita de missão do Bird ao Estado. "Os técnicos perceberam que, além do investimento na obra de implantação do esgotamento sanitário que já estava prevista no escopo do projeto, era preciso investir num trabalho de ordenamento do ponto de vista dos impactos ambientais frente ao crescimento urbano", disse a coordenadora do PSHPE, Vera Mendes.

O presidente da Agência Pernambucana de Águas e Clima, Marcelo Asfora, destacou a importância da participação do setor produtivo neste momento de se pensar soluções para o futuro do município. Ele destacou que o plano urbano ambiental vai articular as diretrizes contidas no plano diretor de Toritama com o Plano Hidroambiental da Bacia do Capibaribe, na qual o município está inserido. "É preciso equilibrar o desenvolvimento econômico da cidade sem esquecer que é necessário pensar na sustentabilidade ambiental", ressaltou.

Queda geral da demanda surpreende

Fonte: Valor Online

As restrições à expansão doméstica e as expectativas negativas sobre a crise na Europa se disseminaram por toda a economia a ponto de paralisá-la no terceiro trimestre - o Produto Interno Bruto não cresceu nada em relação ao trimestre anterior.

Pela primeira vez desde o auge do impacto da crise financeira mundial, na virada de 2008 para 2009, houve retração em todos os componentes do consumo interno: famílias, governo e investimento. O consumo das famílias recuou 0,1%, os investimentos, 0,2% e os gastos do governo, 0,7%. A combinação desses números desfavoráveis torna bem mais difícil chegar a um crescimento de 3,5% em 2012 e improvável a possibilidade de uma expansão superior a 4%, como desejado pelo governo.

Dos componentes do PIB pela ótica da demanda só as exportações cresceram no trimestre passado, 1,8%. O Departamento Econômico do Bradesco, que calcula a série da demanda doméstica total, apontou queda de 0,2%, a primeira desde a virada de 2008 para 2009. Pelo lado da oferta, o setor de serviços foi coadjuvante da queda da indústria, com retração de 0,3%. Exceto pelo quarto trimestre de 2008, a última vez em que o setor de serviços teve queda foi no início de 2005. A exceção entre os três grandes componentes do PIB foi a alta de 3,2% da agropecuária.

As previsões para o PIB do último trimestre em relação ao terceiro variam de 0,2% a 0,8%, na série com ajuste sazonal. Grande parte dos economistas espera para o ano expansão inferior a 3%. E alcançar um PIB muito acima de 3% em 2012 será difícil, mesmo com atuação agressiva do governo. Para atingir o crescimento desejado pela presidente Dilma Rousseff - entre 4% e 5% - o PIB precisará crescer entre 1,4% e 1,8% a cada trimestre em relação ao anterior, um desempenho nada comum na última década.

A expectativa é que o governo adote mais ações para reaquecer a demanda, retirando os freios impostos pelas medidas macroprudenciais e derrubando a taxa de juros. A retração de 0,7% do consumo público surpreendeu o Planalto. Nos próximos dias, será acelerado o empenho de verbas federais vinculadas ao investimento para que esses recursos sejam alocados antes do fim do ano. Do total de R$ 69 bilhões em dotação específica para investimentos, apenas R$ 10,3 bilhões foram gastos de janeiro a outubro.

A diferença é a margem que pode ser empenhada e também migrar para o próximo ano, na forma de restos a pagar. Com isso, evitará o desaquecimento sazonal do início do ano e a incerteza em relação à liberação de verbas.