segunda-feira, 30 de maio de 2011

ASCAP promoverá curso de Desenvolvimento de Equipes


A Associação Empresarial de Santa Cruz do Capibaribe (ASCAP), está desenvolvendo mais um curso no setor de Desenvolvimento de Equipes. O curso vai acontecer de 06 a 10 de junho, consiste em ofertar ferramentas ao participante de modo que o mesmo possa integrar uma equipe sólida.

O público alvo será formado pelos empresários, líderes e profissionais com responsabilidades sobre gestão de talentos humanos. O objetivo maior do curso é introduzir conceitos e uso de técnicas da ferramenta mais poderosa para desenvolver pessoas e organizações.

Confira o conteúdo que será abordado no curso:
Relações interpessoais;
Processo de comunicação;
Ética e motivação;
Formação e desenvolvimento de equipes;
Inteligência emocional;
Quebrando barreiras nas equipes;
Exercitar sintonia: expressar-se ouvindo e sentindo as reações do outro;
O dilema do líder: tarefas e relacionamentos;
Liderança, Autoridade e Responsabilidade.

Serviço:
Período: 06 a 10 de Junho 2011
Horário: 18:50 às 22:00
Local: ASCAP
Informações: 3731-2818
Investimento: R$ 60,00

Vice-presidente da ASCAP participa de reunião com a SEFAZ


Uma comitiva de empresários de Santa Cruz do Capibaribe, juntamente com vereadores da cidade e a vice-presidente da Associação Empresarial do município (Ascap), Fátima Nascimento, tiveram uma audiência na Secretária da Fazenda de Pernambuco.

O secretário Paulo Câmara, recebeu a comitiva na última quinta-feira (26), para tratar de assuntos relativos a fiscalização que foi realizada em Santa Cruz do Capibaribe, precisamente no Moda Center Santa Cruz, no dia 15 deste mês.

O secretário ouviu atentamente as colocações expostas e mostrou-se disposto a resolver a questão que atinge não só o Moda Center, mas todos os empreendimentos do segmento, localizados no Polo de Confecções do Agreste.

Nos próximos dias, uma nova audiência será marcada, dessa vez com a participação da equipe técnica da Secretaria da Fazenda.

O presidente da Co­micro (Confederação Nacional das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte) e da Federação das Mi­cro e Pequenas Empresas de Pernambuco (Femicro-PE), José Tarcísio da Silva, acompanhou a comitiva na audiência.

Tarcísio viu a reunião de forma positiva. Ele acredita que o secretário dará uma resposta positiva aos empresários. “Santa Cruz do Capibaribe, hoje, dentro do estado de Pernambuco, é um município muito importante em relação à sua produtividade, à sua empregabilidadee à sua geração de renda para o estado”, ressaltou Tarcísio.

Workshop ensina como vender moda

O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresa (Sebrae), em parceria com a Associação Comercial e Empresarial de Caruaru, formatou uma nova capacitação para a área de Moda. É o Workshop “Como vender Moda”, que tem o objetivo de melhorar a qualidade do serviço e aumentar a competitividade do mercado no Estado. Essas ações são resultados de articulações das câmaras setoriais dos Profissionais de Moda, Componentes Têxteis e Arranjo Produtivo da Moda.

Podem participar funcionários de lojas, gerentes, empresários, executivos, entre outros profissionais. Além de melhorar o posicionamento do profissional no mercado, o conhecimento o torna ainda mais competitivo e apto à função que exerce. “O mercado consumidor está cada vez mais exigente, sobretudo o de Moda, que mexe com o comportamento, autoestima e particularidades das pessoas. Por meio desse workshop, visamos a profissionalização, essencial aos diversos setores”, disse Mário César Freitas, gestor do Projeto de Confecções do Sebrae-PE.

O curso será nos dias 03 e 04 de junho, das 18h às 22h e das 08 às 12h, respectivamente, no auditório da ACIC (Rua Armando da Fonte, 15/ Maurício de Nassau/ Caruaru-PE). As inscrições custam R$ 50. Os interessados devem procurar a sede da entidade ou ligar para o telefone (81) 3721-2725, contatando a Assessoria Técnica das Câmaras. Falar com Rozania Karilena. O contato virtual é pelo e-mail camarasdoapl@acic-caruaru.com.br

Consultoria – O workshop será ministrado pela consultora Tatiana Toraci. Ela é pesquisadora em consumo de Moda e administradora pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Mestre em Administração, com foco de pesquisa de mercado de luxo, também é especialista em Marketing Estratégico pela UFPE e em Moda pela Faculdade Boa Viagem (FBV). Coordenadora do curso MBA em Moda na FBV leciona as disciplinas de Pesquisa de Tendências e Moda e Luxo. Sócia da Modus Mkt e Semiótica, possui experiência de mais de 10 anos em empresas multinacionais nas áreas de Marketing e Projetos Empresariais.

Forrocap 2001 é sucesso de público


O arraial da Associação Empresarial de Santa Cruz do Capibaribe aconteceu na última sexta-feira (27), com o público associado da entidade.

Um sucesso! É essa a avaliação dos festejos juninos da ASCAP, que contou com a participação do forrozeiro Dida de Nan e Rubieno Catanha. A festa aconteceu na Quadra Poliesportiva da Pele Bronzeada e muitos empresários estiveram presentes para arrastar o pé, regados a muita comida típica.

A diretoria da ASCAP estava completa. Muito animados, os diretores também se juntaram ao público associado e dançaram o autêntico pé de serra.

O forrocap chegou a sua décima primeira edição e, costumeiramente, é uma das primeiras festas juninas da cidade. São 11 anos que a Associação Empresarial abre os festejos juninos da Capital da Moda.

O intuito do Forrocap é unir os empresários para que os mesmos, além do entretenimento possam sentar-se e trocar ideias, em uma integração que no dia a dia fica quase impossível, devido a correria do trabalho.

As comidas típicas são todas feitas praticamente na hora. Tapioca, canjica, pamonha, churrasco, queijo na brasa e muito quentão para abastecer a energia dos forrozeiros.

quarta-feira, 25 de maio de 2011

Forrocap 2011: No Passo da União

E será nesta sexta-feira (27), o grande evento junino da Associação Empresarial de Santa Cruz do Capibaribe. Corra e reserve a sua mesa que ainda dá tempo. Restam poucas mesas. O forrocap deste ano acontecerá na Quadra Poliestportiva da Pele Bronzeada, a partir das 21 horas, ao som de muito forró pé de serra, com Rubieno Catanha.

Mercado da moda ganha em qualidade

Santa Cruz do Capibaribe sendo a Capital da Moda tem produzido confecções com muita qualidade. Com a abertura do Curso de Design de Moda na Faculdade de desenvolvimento e Integração Regional (FADIRE), o mercado da moda ganhou um implemento a mais e os profissionais formados pela Instituição têm conseguido se estabelecerem no Mercado de Trabalho local. Para entender melhor o mercado da moda, a Coordenadora do Curso, Rosimere Ortega conversou sobre o tema.

Confiram a entrevista.
Você enquanto coordenadora e profissional da moda, o que você recomenda como tendência para a Moda Inverno 2011?


Ortega - Embora a moda esteja muito democrática, destacando a androgenia como tendência com macacões e terninhos, os vestidos continuam como peça coringa da estação, pois sua presença nas coleções durante as semanas de moda internacionais foram constantes. Dentre os modelos, vimos formas variadas com cores e materiais que sobressaem do visual, com looks minimalistas, colarinhos altos ou decotes assimétricos, comprimentos ora muito curtos ora menos curtos.

Nas opções mais curtas, preferidas das jovens, serão utilizadas aplicações de plumas, conferindo volume aos vestidos e dando um toque de irreverência ao look. Com relação aos tecidos, teremos o retorno do veludo dos anos noventa, além de bastante transparência, utilizados sempre em leituras minimalistas.

Nós vivemos em uma realidade de confecção em grande escala. Como você percebe o uso das tendências na confecção de Santa Cruz do Capibaribe?


Ortega -
O período é cada vez mais de observação de comportamento, ou seja, observar a vida e a mudança daquilo que está ocorrendo no entorno, as noções de gosto, ideais estéticos, tendências de uso, atitudes e expectativas pessoais só valem por períodos muito curtos, indicando a necessidade constante de readaptação o que intensifica a pesquisa mais aprofundada do conceito abordado e não apenas daquilo que estamos vendo. Entendo que este processo requer o conhecimento de um pesquisador, porém acredito que Santa Cruz do Capibaribe já possui mão de obra qualificada para a função e capacidade de absorção desta.

Em relação a qualidade, o que de dizer de Santa Cruz do Capibaibe hoje?

Ortega - O produto desenvolvido em Santa Cruz há muito tempo deixou de ser produto de sulanca, assumindo uma nova roupagem, sendo um produto de boa qualidade que surpreende os consumidores, o que a Cidade precisa é inovação, ou seja, sair um pouco mais na frente, pesquisando não apenas o que está nas ruas mais aquilo que está no mundo da moda, interpretando e adaptando a nossa realidade.

A FADIRE já formou turmas de Design de Moda, esses profissionais têm sido aproveitados no mercado local?


Ortega - Hoje temos três turmas de designers de moda formadas na FADIRE, com capacidade de pesquisa e realização de coleções, podendo prever tendências. Os designers formados aqui são rapidamente absorvidos pelo mercado, podendo atuar como designes ou até mesmo consultores de moda. Durante o curso o aluno desenvolve habilidades para aplicar a criatividade e a técnica para transformar idéias em projetos de sucesso aplicáveis ao mercado local, visando o crescimento da região.

terça-feira, 24 de maio de 2011

Classe empresarial é representada em Seminário de Desenvolvimento e Exportação em Santa Cruz do Capibaribe


A Associação Empresarial de Santa Cruz do Capibaribe (ASCAP) e a CDL estiveram juntas no Seminário de Desenvolvimento Regional e Exportação, que aconteceu na quadra da Escola Padre Zuzinha, nesta segunda-feira (23). O presidente da ASCAP, Aroldo Ferreira esteve representando a Associação e a vice-presidente da CDL, Lúcia Nascimento, representou toda classe lojista da cidade.


Na oportunidade, representantes do Moda Center Santa Cruz também estavam presentes. O Síndico Valmir Ribeiro, acompanhado de Fátima Nascimento e de Áurea Xavier que divulgou o Moda Center em entrevista para a TV Seridó, do Rio Grande do Norte.
O Seminário aconteceu com um saldo muito positivo, onde os convidados puderam fazer reivindicações aos parlamentares presentes, dentre eles os Senadores Humberto Costa e Armando Monteiro, além dos três deputados eleitos em Santa Cruz do Capibaribe, no pleito de 2010, e o Deputado Federal, Jorge Côrte Real, que também representou a Federação das Indústrias de Pernambuco - FIEPE.