segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Rogério Caldas volta a Santa Cruz pela ASCAP

O palestrante Rogério Caldas virá mais uma vez a Santa Cruz do Capibaribe, para apresentar o seminário show, Motivação de Alto Impacto. Caldas já proferiu mais de 2.500 palestras e para mais de 1 milhão de pessoas em todo Brasil.

Está será a terceira vez que ele virá a Santa Cruz do Capibaribe para apresentar palestras. Para assistir a palestra, os empresários poderão comprar a senha individual ao preço de R$ 75 reais, o pacote para cinco pessoas, R$ 325 reais, ou ainda para um grupo de 10 pessoas por R$ 600 reais.

Serviço:


Quando: 31 de março

Onde: Centro Esportivo Pele Bronzeada

Onde Comprar: Professor Sérgio: 9928-7042

                           ASCAP: 3731-2818

SEBRAE Mais chega a Santa Cruz em parceria com a ASCAP



O SEBRAE Mais consiste em um conjunto de soluções desenvolvidas com metodologia avançada, para trabalhar os conteúdos de forma personalizada a fim de atender as necessidades específicas das empresas participantes.

O programa chega a Santa Cruz do Capibaribe através de uma parceria com a Associação Empresarial – ASCAP. O curso tem duração de cinco dias. O método chega com o intuito de buscar de soluções imediatas e a obtenção de uma visão crítica das próprias estratégias por parte dos empresários que têm interesse em expandir os negócios. A partir disso, os resultados do aperfeiçoamento da gestão da empresa por meio do módulo estratégias empresariais vão além do ganho em competitividade.

O programa SEBRAE MAIS tem a finalidade de ajudar o empreendedor a planejar o futuro de seu negócio. O programa atinge principalmente empresários que tem interesse em expandir os negócios, trocar experiências com outros empresários e buscar novas alternativas para sua empresa.


Período: 28 de março a 1 de abril
Horário: 18:00  as 22:00  Quarta a Sexta
               08:00 as 12:00 Sábado
Investimento: R$  300,00
Local: ASCAP
Informações: 3731-2818

quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

ASCAP irá promover Oficina de Media Training


A ASCAP está promovendo uma oficina de treinamento para a mídia. A oficina vai acontecer no dia 15 de março, com o jornalista Leonardo Vasconcelos e tem por objetivo treinar os empresários para que os mesmos possam obter um bom relacionamento com a imprensa. Na oficina, os participantes irão aprender noções de como melhorar a imagem, tanto pessoal como também institucional, agregando credibilidade.

No decorrer da oficina, o participante vai entender como funciona a relação do entrevistado com a mídia, além de aprender como gerenciar situações de crise. A oficina é aberta a gestores, políticos, diretores, gerentes de empresas, personalidades, atletas e artistas. O curso será ministrado das 17 às 22 horas, e custa R$ 120 reais a inscrição.

Dossiê de Tendências: A Informação como Método de Crescimento



A Associação Empresarial de Santa Cruz do Capibaribe – Ascap, em parceria com o SENAI vai apresentar um dossiê de tendências com o objetivo de apresentar uma formatação apresentação para o atendimento em 2011, além de mostrar o núcleo de design, com atendimento contínuo e construção do conceito e identidade da marca e produto.
Na palestra será apresentada também a expansão de produtos ofertados como Visual Merchandising e Identidade Corporativa. A palestra vai acontecer na sede do SENAI, nesta quinta-feira (24), a partir das 19 horas.

Programação

SENAI MODA – RIO DE JANEIRO
Estilista: Milena Cariello – Especialista em Lingerie
Agente de mercado FIRJAN - Alice
Foco da palestra: Dossiê de Tendência e informação personalizada para a
necessidade particular de cada empresa, dando base a conceituação do
produto e criação da equipe de estilo.
Mercado de Moda e Necessidades mercadológicas focando o setor criativo.

SENAI SANTA CRUZ DO CAPIBARIBE – PE
Designers: Isabelle Marny – Especialista em Marketing e Gestão da Comunicação
Cléber Lima – Atuação em Construção e Modelagem
Morgana Leopoldino – Atuação em Desenvolvimento de
Estamparia e Design de Superfície.

Artigo


Será que é de um ministério que a Pequena Empresa precisa?
Por Bruno Bezerra*

A presidente Dilma Rousseff anunciou a criação do Ministério das Micro e Pequenas Empresas, no Fórum dos Governadores do Nordeste em Aracaju (SE). Segundo a presidente, o objetivo do Ministério é estimular o empreendedorismo.

Durante a campanha para presidente em 2010, quando a proposta de criação do Ministério das Micro e Pequenas Empresas ganhou corpo, eu escrevi um artigo estimulando o debate. Com o tema de volta ao noticiário nacional, acho oportuno mais uma vez estimular o debate.
Como pequeno empreendedor e entusiasta da pequena empresa, vou colocar algumas perguntas para fomentar o debate em torno da criação do Ministério da Pequena Empresa.

Contudo, o tema tem sido muito produtivo no sentido de colocar a pequena empresa em debate nacional. Costumo pensar a micro e pequena empresa como o nosso mais generoso e poderoso espaço empreendedor, um firme alicerce para as ambições micro e macroeconômicas dos governos em todas as esferas.

Seja com os números do mercado informal, ou com os números oficiais do CAGED [Cadastro Geral de Empregados e Desempregados], do Ministério do Trabalho e Emprego, o poder da micro e pequena empresa no quesito geração de emprego é incontestável.
Todavia, chega o momento da primeira pergunta: será que é de um ministério que a Pequena Empresa precisa?

É bem verdade que um ministério próprio pode ajudar nos pleitos da pequena empresa, mas de fato não seria a solução dos muitos problemas, pois se assim fosse, as estruturas de saúde e educação com seus ministérios próprios [e com bons orçamentos] não teriam o mar de problemas que de tão velho, viciado e poluído não sabe a idade que tem.

Mais do que os expressivos números na geração de empregos, o poder da pequena empresa no Brasil pode [e deve] ser medido/sentido, especialmente, na superação das reais adversidades da prática empreendedora. E não são poucas, nem fáceis. 

Vejamos aqui algumas das principais: burocracia e morosidade na abertura e, sobretudo, fechamento das empresas; a eterna falta de crédito barato e sem burocracia, uma legislação trabalhista caduca e improdutiva, o estorvo de novas obrigações trabalhistas, guerras fiscais entre estados, falta de ferramentas de planejamento mais específicas, escassez de mão-de-obra qualificada e a sempre perversa estrutura da carga tributária que inibe ao invés de incentivar o desenvolvimento das empresas.

Pensando um pouco na relação ministério-solução, e focando nos entraves tributários e trabalhistas da pequena empresa, minha amiga Ana Maria Coelho – uma estudiosa do empreendedorismo de Mogi das Cruzes – resumiu bem a situação: oferecer um tratamento diferenciado aos que são realmente diferentes é um meio de oferecer igualdade de direitos. E aí vem mais uma pergunta: é necessário criar um ministério para fazer acontecer o que verdadeiramente importa para pequena empresa?

A pergunta me fez lembrar um pensamento fantástico do escritor Mansour Chalita “Acreditar que basta ter filhos para ser Pai é tão absurdo quanto acreditar que bastar ter instrumentos para ser músico”.

De tudo fica uma lição: criar um ministério parece ser relativamente fácil, mesmo não sendo nada barato para o contribuinte [leia-se também pagador de impostos e/ou empreendedor] no perigoso círculo vicioso do peso e custo da máquina pública. O difícil parece ser criar as condições necessárias para que a pequena empresa – um dos principais motores da economia brasileira – possa contribuir ainda mais com o real desenvolvimento do Brasil.

*Bruno Bezerra é sócio da B&F Computadores e diretor de empreendedorismo da CDL Santa Cruz do Capibaribe-PE. É autor do livro Caminhos do Desenvolvimento. Twitter: @brunobezerra

segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Rogério Caldas fará palestras em Santa Cruz do Capibaribe

O palestrante Rogério Caldas virá mais uma vez a Santa Cruz do Capibaribe, para apresentar o seminário show, Motivação de Alto Impacto. Caldas já proferiu mais de 2.500 palestras e para mais de 1 milhão de pessoas em todo Brasil.

Está será a terceira vez que ele virá a Santa Cruz do Capibaribe para apresentar palestras. Para assistir a palestra, os empresários poderão comprar a senha individual ao preço de R$ 75 reais, o pacote para cinco pessoas, R$ 325 reais, ou ainda para um grupo de 10 pessoas por R$ 600 reais.

Serviço:

Quando: 31 de março

Onde: Centro Esportivo Pele Bronzeada

Onde Comprar: Professor Sérgio: 9928-7042

                           ASCAP: 3731-2818

sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

Inverno 2011: SENAC de São Paulo apresenta palestra para empreendedores santa-cruzenses

Os empresários do segmento de confecções de Santa Cruz do Capibaribe receberam a visita do SENAC de São Paulo, através de uma palestra com o consultor, Marcelo Pedroso, onde o mesmo apresentou as distintas formas de pesquisas para o mercado da moda, e as tendências para a moda inverno 2011.

Marcelo fez um enredo dentro das possibilidades de moda, e estendeu-se pelas tendências da moda internacional. Os slides do consultor foram apresentados com peças em muitas estampas e pedrarias, além de muitas modelos, estilos e cores fortes.

Estudantes do curso de Design de Moda da FADIRE, participaram da palestra, juntamente com a Coordenadora do curso, Rosimere Ortega, que falou sobre a importância da palestra para os alunos de Design. “É uma informação mais aprofundada onde os estudantes aprendem como se projeta moda, como é que são feitas essas pesquisas em campo, pois aqui eles fazem as pesquisas do mercado externo apenas pela internet. Nesta palestra, eles estão tendo um contato direto com a pessoa que viajou e buscou este conhecimento para disseminar para eles”, destacou a coordenadora.

quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

ASCAP realiza Missão Empresarial para o Paraná


A Associação Empresarial de Santa Cruz do Capibaribe - ASCAP realizou mais uma Missão Empresarial com os empresários da cidade. A missão ocorreu entre os dias 09 a 13 de fevereiro.

Os empresários visitaram várias cidades como: Curitiba, Londrina, Maringá, Cianorte, Cascavel, Ponta Grossa, no Paraná e Cuiabá, no Mato Grosso. De acordo com a secretária executiva da ASCAP, Aline Gomes, a vigem foi perfeita.

O objetivo da Missão foi de proporcionar aos empresários do setor de confecções do Agreste a oportunidade de conhecer outros Pólos de Moda, trocar experiências de práticas e metodologias de trabalho, realizar pesquisa de moda identificando tendências do comportamento urbano; promover intercâmbio de conhecimento entre empresas de confecções do Sul do país, inseridas numa realidade de comercialização diferenciada das empresas do APL do Agreste.

A Missão Técnica foi articulada pelo Consultor Romero Sobreira, que tem feito um bom trabalho com os empresários de Santa Cruz do Capibaribe. Sobreira que há muito tempo acompanha empresas da cidade e tem ajudado a elevar a qualidade da produtividade local.

A programação aconteceu com visitas técnicas às indústrias de confecções e entidades da região, visita a Central do Cadastro e visita a Associação Comercial e Empresarial de Maringá – ACIM, além de uma visita ao SENAI do Paraná.

Veja mais imagens da Missão:

sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

ASCAP promoverá palestra com foco nas tendências do inverno 2011


A Associação Empresarial de Santa Cruz do Capibaribe irá promover na próxima quarta feira (16), uma palestra onde serão apresentadas as tendências da moda para o inverno 2011.

A palestra será proferida pela consultora Eunice Sanches, onde será levada ao conhecimento dos confeccionistas informações como: textos, croquis, fotos, análises das principais tendências da estação, cartela de cores, modelos, formas, estampas e padronagens, matéria-prima indispensável para qualquer profissional da área.

O objetivo é transmitir ao público o resultado de pesquisas realizadas pelos consultores do Senac nos grandes centros mundiais da moda.

A publicação inova na forma contemporânea e relevante com que mescla conceitos de coleções, utilização de acessórios, idéias sobre volumes, formas e materiais.
Com uma qualidade gráfica e editorial de excelência, o caderno funciona como um norteador que aponta caminhos para a moda adulta, infantil, juvenil, feminina e masculina.
Com inspirações para os estilos casual, jeans wear, street wear, lingerie, surf wear e moda praia, o material ainda traz um “preview” sobre as tendências da estação seguinte.
Serviço:

Data: 16/02/2011 Quarta Feira
Horário: 19:00 às 22:00
Local: ASCAP
Informações: 3731-2818

quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Nota de pesar


A diretoria da ASCAP e todos os associados, além dos diretores do Moda Center e todos os colaboradores se solidarizam com Fátima Nascimento pela passagem do seu pai. Fátima é uma brava mulher que tem sua vida dedicada ao associativismo na cidade de Santa Cruz do Capibaribe.

terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

Moda deve movimentar R$ 136 bilhões em 2011

Fonte: Portal Exame

O varejo de moda deve movimentar cerca de R$ 136 bilhões em 2011. O número foi estimado pelo Pyxis, ferramenta do Ibope Inteligência que apresenta o potencial de consumo dividido por grupos e segmentos específicos. A estimativa inclui artigos como vestuário, calçados e acessórios.

De acordo com o estudo, só o segmento de vestuário feminino, masculino e infantil movimentará cerca de R$ 95 bilhões, representando um consumo per capta de R$ 492,00 ao ano. Já o de calçados e acessórios (incluindo bolsas, malas e outros) é projetado em R$ 40,6 bilhões, o que corresponde a um gasto de R$ 210,00 por pessoa. Na soma, cada indivíduo deve gastar, em média, R$ 702,00 em 2011 em produtos ligados à moda.

Potencial por classe

A classe B deverá ser responsável pela maior parcela desse consumo: R$ 56,3 bilhões (42% do total). De acordo com o Critério Brasil, a classe B representa atualmente 24% das famílias que residem na área urbana e apresentam renda média familiar aproximada entre R$ 3 mil e R$ 12 mil.

Embora a classe C tenha chegado muito perto da B em volume de consumo, ela ainda não conseguiu superá-la e deve representar aproximadamente 39% do potencial total do consumo de moda este ano (R$ 52,3 bilhões). A classe C corresponde a 50% das famílias que residem em área urbana e têm renda mensal aproximada entre R$ 700,00 e R$ 2.999.

Correspondendo a um dos segmentos mais desejados pelo varejo de moda, a classe A deverá gastar em 2011 R$ 18,1 bilhões com roupas, calçados e acessórios. Esse grupo representa apenas 2,5% das famílias brasileiras (população urbana) e tem renda média mensal superior a R$ 12.000.

As classes D e E compõem o menor grupo de consumo para varejo de moda. O volume desse grupo este ano deverá ficar em torno de R$ 8,8 bilhões e, provavelmente, parte dele será absorvido pelo comércio informal. Juntas, as classes representam 24% das famílias residentes em áreas urbanas e têm renda média mensal inferior a R$ 700,00.

Divisão geográfica

Geograficamente, o maior do potencial de consumo estimado para o varejo de moda está concentrado na região Sudeste: 54% do volume total do mercado deverá ser comercializado nesta região. O estado de São Paulo, sozinho, representa 31% do potencial total.

As regiões Sul e Nordeste dividem o segundo lugar, cada uma delas com aproximadamente 16% do mercado total. O que muda na comparação entre os dois mercados, no entanto, é o consumo per capita – que é muito maior na região Sul.

quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

ASCAP parabeniza seus associados pelo seus aniversários no mês de fevereiro

Nova diretoria do SEBRAE Caruaru visita CDL, ASCAP e Moda Center


A nova diretoria do SEBRAE Caruaru esteve na manhã desta terça-feira (01), visitando Santa Cruz do Capibaribe. A visita foi marcada com um encontro dos presidentes da CDL e da ASCAP, Fábio Lopes e Aroldo Ferreira, respectivamente, síndico do Moda Center, Valmir Ribeiro, com a nova diretora do SEBRAE, Débora Florêncio Maciel, que antes ocupava o cargo de gestora de turismo do SEBRAE, e agora assume o lugar de Carlos Paiva.

O intuito do encontro foi dado em forma de uma reunião cortesia, onde a nova gestora reafirmou o compromisso com as entidades de continuar o bom trabalho do seu antecessor. Débora explicou que as parcerias irão continuar e que a mudança de gestão ocorreu naturalmente, mas a fora de se trabalhar continuará a mesma.

Após a reunião na sede da CDL Santa Cruz do Capibaribe, a diretora seguiu acompanhada do Síndico do Moda Center, Valmir Ribeiro, para conhecer o maior empreendimento que orgulha a todos da cidade.