terça-feira, 30 de novembro de 2010

Santa Cruz do Capibaribe recebe FNE itinerante

Com o objetivo de ampliar o acesso de micro e pequenos empresários aos recursos do Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste (FNE), será realizado no próximo dia 02 de dezembro, na cidade de Santa Cruz do Capibaribe, Agreste do estado, o lançamento do FNE Itinerante. A iniciativa, que já passou em municípios dos estados de Alagoas, Ceará, Rio Grande Norte, Piauí, Maranhão e Paraíba, é uma realização do Banco do Nordeste (BNB), em parceria com o Ministério da Integração Nacional e a Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste (Sudene), e conta com o apoio do Sebrae.

O evento será promovido na Casa de Eventos Recepcione, no bairro de Santo Antônio, e prevê a participação de 400 empreendedores, além do prefeito de Santa Cruz do Capibaribe, Antônio Figueirôa de Siqueira, e outras autoridades da região. A programação terá palestras de representantes das instituições parceiras da iniciativa.

Além de divulgar e promover a linha de crédito para Micro e Pequenas Empresas (MPE) de diferentes setores da economia, com preferência para cidades do interior, o público também pode contar com atendimento do Sebrae e do Banco do Nordeste, para obter informações sobre formalização de empresas e simulação de financiamentos.

Para a seleção dos municípios, em cada Estado foram priorizadas as cidades do interior do Nordeste, de acordo com os seguintes critérios: tipologia da Política Nacional de Desenvolvimento Regional (PNDR) de baixa renda ou renda estagnada; quantidade de MPE, com base em dados da Relação Anual de Informações Sociais (RAIS); e municípios onde não existe agência física do Banco do Nordeste.

Segundo informação do Ministério da Integração Nacional, em outras regiões brasileiras, estão sendo promovidas ações semelhantes, contemplando o Fundo Constitucional de Financiamento do Centro-Oeste (FCO) e o Fundo Constitucional de Financiamento do Norte (FNO).

Para João Albuquerque, analista de serviços financeiros do Sebrae em Pernambuco, a divulgação do FNE, principalmente para municípios do interior, ajuda a dar maior visibilidade ao fundo. “Muitas pessoas não sabem, mas esta linha de crédito especial existe desde 1988. É importante popularizar esse mecanismo de auxílio ao micro e pequeno empreendedor, principalmente pelas facilidades possibilitadas, como juros mais baixos e maior prazo de pagamento”, destaca.

No período da tarde, antes do evento, os convidados visitarão empreendimentos de MPE financiados pelo Banco do Nordeste e beneficiados com recursos do FNE. Além de Santa Cruz do Capibaribe, ainda este ano, a ação itinerante segue nos próximos dias para as cidades de Ribeirópolis, no estado de Sergipe; Ecoporanga, no Espírito Santo; Itaobim, em Minas Gerais; e Serrinha, na Bahia.

segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Glamour e muito brilho marcaram os desfiles do Lançamento do Guia de Compras da Moda Pernambucana


A quinta edição do lançamento do Guia de Compras da Moda Pernambucana aconteceu dentro da IV Semana da Moda, evento realizado pela Faculdade de Desenvolvimento e Integração Regional – FADIRE. O evento aconteceu no decorrer de toda semana nas dependências da FADIRE, e teve seu ápice na noite deste domingo (28), com um grande desfile de moda para lançar o Guia de Compras.

O desfile começou com a premiação dos estudantes do Curso de Design de Moda da FADIRE, que participaram do I Reality Show de Moda. Foram contemplados dez alunos do curso. Em seguida, a peça elaborada para a Capa do Guia de Compras entrou na passarela, sob criação dos estudantes Ana Nunes e Francis Ribeiro.


Logo mais, 28 empresas desfilaram suas coleções para a moda verão 2011. Vários segmentos. Masculino, feminino, infantil, moda íntima, enfim, não faltou glamour às coleções desenvolvidas pelas empresas participantes do catálogo da moda. Para selar o desfile, uma peça desenvolvida pela estudante de moda, Ana Nunes foi apresentada. A estudante criou um vestido de retalhos, que será disponibilizado para o museu da moda, na cidade de Caruaru.

Veja mais fotos do desfile:

sexta-feira, 26 de novembro de 2010

Semana da Moda: várias palestras fazem parte do evento


A semana está sendo marcada com distintas palestras, todas voltadas para o mercado da moda. Os colaboradores, empresários e estudantes estão lotando o espaço para poder tirar dúvidas e perceber a grandeza dos conteúdos apresentados.

Na noite da quinta-feira (25), a empresa de etiquetas, ETICAL, apresentou as tendências e a valorização que uma boa etiqueta dá a marca. O estilista da empresa, Kássio Lopes, apresentou as criações e novidades da ETICAL para o segmento, como as etiquetas coloridas e bem trabalhadas, além do cheiro, que é um dos lançamentos de sucesso da empresa. Ele disse em sua apresentação que o intuito da ETICAL, é instigar uma inquietação no empresariado, para que o mesmo atente em relação ao que pode se fazer para que sua empresa fidelize os clientes, a partir de algo simples, como a própria etiqueta e as embalagens que compõem os produtos.

A ASCAP parabeniza João Neto


A Associação Empresarial de Santa Cruz do Capibaribe – ASCAP, parabeniza o seu diretor financeiro, João Neto, pela brilhante atuação frente a entidade. Com dinamismo, carisma e simplicidade, João Neto é um dos diretores mais queridos, por parte do corpo colaborativo da ASCAP. Neste dia do seu aniversário João, receba de todos nós que fazemos a ASCAP, os nossos parabéns e que a felicidade desse dia estenda-se pelos longos anos da sua vida.

FELICIDADES hoje e sempre!

Evento de Moda movimenta semana em Santa Cruz do Capibaribe


A IV edição da Semana da Moda, realizada pela FADIRE, em parceria com a Associação Empresarial de Santa Cruz do Capibaribe – ASCAP e Moda Center, está movimentando a Terra das Confecções. Desde segunda-feira (22), os estudantes do Curso de Design de Moda da FADIRE estão envolvidos no Reality Show de moda, onde dentro do evento, os estudantes terão que desenvolver uma peça, visando o melhor aproveitamento e caimento do tecido usado, além do menor custo para produção do vestuário. O evento vai até o domingo (28), onde acontecerá o lançamento do Guia de Compras da Moda pernambucana, no estacionamento do Moda Center Santa Cruz.


A coordenadora do Curso Design de Moda, Rosimere Ortega disse que o evento este ano ganhou uma importância maior, devido a novidade do Reality. “Este primeiro Reality faz com que o nosso estudante tenha um contato direto com grandes profissionais da moda do Brasil, temos em nosso foco desenvolver em nossos alunos todas as técnicas, e neste reality será onde podemos perceber a grandiosidade deles, se realmente estão preparados para o grande mercado da moda”, explicou Ortega.

quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Cultura de Moda e Consumo


O título acima designa a palestra que a consultora Carol Garcia irá proferir, na noite desta sexta-feira (26), no auditório da FADIRE, a partir das 19 horas. O tema será exposto de modo que englobe diversos assuntos pertinentes a produção de moda na Região Agreste de Pernambuco, agregando valor a qualidade dos vestuários que são produzidos no Polo de Confecções.

Serviço:

Palestra: Cultura de Moda e Consumo
Ministrante: Carol Garcia
Data: 26 de novembro
Horário: 19 horas
Local: FADIRE

terça-feira, 23 de novembro de 2010

País já tem 737 mil empreendedores individuais formalizados

Fonte: SEBRAE

A mobilização feita pelo Sebrae em todo o País elevou em 60% o número de formalizações diárias de trabalhadores por conta própria. A 2ª Semana Nacional do Empreendedor Individual formalizou 28.863 trabalhadores autônomos entre os dias 15 e 20 de novembro. A cada dia foram atendidas 4.810 pessoas, número 60% acima à média diária de 3 mil regularizações registrada desde julho de 2009, quando a legislação entrou em vigor.

“Todo o Sebrae se mobilizou nesta semana. A cada dia mais trabalhadores por conta própria deixam a informalidade, contribuindo para um Brasil mais transparente e real”, disse o presidente do Sebrae, Paulo Okamotto. No início deste ano, lembrou, havia cerca de 64 mil e hoje são quase 738 mil empreendedores individuais. Para cumprir a meta de 1 milhão de empreendedores formalizados, o presidente do Sebrae defende o maior apoio das entidades parceiras, em especial, das prefeituras municipais e governos estaduais.

Com o acréscimo da última semana, o Sebrae alcançou 74% da meta estabelecida para ser atingida até dezembro deste ano. Desde o início da vigência da lei, 737.134 mil trabalhadores por conta própria se regularizaram. Das 27 unidades da federação, nove já ultrapassaram a meta de formalizações. Outros seis estados já cumpriram mais de dois terços do objetivo pretendido. E apenas três não atingiram 50% da meta.
O melhor resultado foi alcançado por Roraima, que cumpriu 161% da meta. Em seguida, aparecem o Distrito Federal (161%), Tocantins (132%), Espírito Santo (119%) e Rio de Janeiro (117%). Também chegaram ao objetivo Mato Grosso (114%), Mato Grosso do Sul (111%), Acre (106%), Goiás (103%) e Rondônia (102%). Santa Catarina deve atingir 100% nos próximos dias.

A recente semana de mobilização do Sebrae envolveu 111 tendas instaladas nas principais cidades do interior dos estados e do Distrito Federal, além de manter a atuação em cerca de 800 pontos convencionais de atendimento da instituição. O objetivo foi tirar dúvidas e promover a formalização. A 1ª Semana Nacional do Empreendedor Individual foi realizada no fim de outubro e regularizou 46 mil trabalhadores por conta própria.

O Empreendedor Individual é uma inovação no sistema tributário brasileiro para que milhões de brasileiros formalizem os seus negócios. Desde julho do ano passado, os trabalhadores por conta própria podem contar com os benefícios da formalização pagando no máximo R$ 62,10 por mês. A nova faixa de enquadramento no Simples Nacional legaliza os empreendedores individuais que faturam até R$ 36 mil por ano e que possuem, no máximo, um empregado.

Com a formalização, o empreendedor passa a ter Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas (CNPJ), o que possibilita a abertura de conta em banco e o acesso a crédito com juros mais baratos, e passa a emitir nota fiscal para venda para outras empresas ou para o governo. Com a empresa legalizada, o empreendedor passa a ter cobertura da Previdência Social, com direito a aposentadoria e outras vantagens.
Entre as mais de 400 atividades passíveis de legalização, algumas das mais procuradas são cabeleireiras, manicures, maquiadoras, mecânicos, fornecedores de marmita e vendedores porta a porta.

segunda-feira, 22 de novembro de 2010

ASCAP leva associados para o XII Encontro das Associações Comerciais e Empresariais de Pernambuco


 A Federação das Associações comerciais e Empresariais de Pernambuco – FACEP realizou no último sábado (20), o XII Encontro de Entidades na cidade de Gravatá. O evento aconteceu no Hotel Portal de Gravatá, onde todas as entidades do Estado, ligadas a Federação estavam presentes.

A Associação Empresarial – ASCAP levou consigo vários empresários da cidade para poder presenciar mais um grande encontro importante para o meio empresarial.  Dentro do Encontro, a nova diretoria da FACEP tomou posse, além de muitas palestras motivacionais. O presidente da ASCAP, Aroldo Ferreira, foi empossado como um dos novos diretores da FACEP, onde ficará na cadeira do Conselho Fiscal.

Expectativa para a Semana da Moda de Santa Cruz do Capibaribe


A Semana da Moda de Santa Cruz do Capibaribe, que anteriormente era realizada apenas pela Faculdade de Desenvolvimento e Integração Regional – FADIRE, este ano ganhou um incremento ainda maior. A Associação Empresarial de Santa Cruz do Capibaribe – ASCAP firmou parceria com a FADIRE a fim de engrandecer ainda mais o evento.

Além de toda programação, com palestras, workshops, apresentações de peças conceituais dos alunos da entidade, a ASCAP agregou ao evento o lançamento do Guia de Compras 2011.

O catálogo chega ao mercado para divulgar a moda produzida pelo Agreste de Pernambuco, que em meio ao clima seco do Sertão Nordestino, conseguiu se sobressair de tal adversidade e recriar um oásis econômico na região.

A programação da Semana da Moda está bem diversificada. O Inmetro fará uma importante palestra voltada para o segmento, viabilizando conhecimento para os empresários, a fim de que os mesmos produzam com uma qualidade ainda maior e frente às normas do órgão. 

No domingo (28), as empresas participantes do Guia de Compras entram na passarela para desfilar suas coleções.

Confira a programação abaixo:

quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Guia de Compras da Moda Pernambucana divulga estilo e qualidade da produção de vestuários no Agreste


O Lançamento do Guia de Compras da Moda Pernambucana acontecerá no dia 28 de novembro, com um desfile no Moda Center Santa Cruz. O objetivo é divulgar a qualidade da confecção produzida no Agreste de Pernambuco.

Além do Guia de Compras, a cidade vive Primeiro Encontro da Moda, com nomes da alta costura irão expor seus trabalhos em desfiles de moda, como também as empresas que estiverem no Guia de Compras desfilarão suas coleções para o verão 2011.

Confira a programação:

Segunda - dia 22

Abertura da Semana da Moda (Parceria ASCAP e FADIRE)
Palestra: Cooperativa e Sustentabilidade dentro do conceito empresarial
Palestrante: Maísa Gadelha

Terça - dia 23 

Início do Reality Show da FADIRE
Estudantes do Curso de Design de Moda disputarão um prêmio com as suas criações.

Quarta - dia 24

Palestra: Captação Financeira de recursos junto ao Banco do Nordeste
Ministrante: Robson Góes

Quinta - dia 25

Término do Reality Show da FADIRE
Palestra: Informações do Inmetro para o setor têxtil
Apresentação da coleção sensorial da Etical com o diretor João Bezerra e com Cássio Lopes do departamento de criação da empresa.

Domingo – dia 28

Lançamento do Guia de Compras com desfile das empresas participantes
Premiação para o vencedor do Reality Show da FADIRE