terça-feira, 31 de agosto de 2010

MTE prorroga prazo para o novo ponto eletrônico para 2011

Fonte: CNDL

Diante das manifestações da sociedade organizada diante da Portaria MPE n. 1510/2009 que obriga empregadores à implantação do novo ponto eletrônico, o Ministério do Trabalho e Emprego postergou sua exigência para o dia 1º de março de 2.011 conforme a Portaria MPE n. 1987/2010.

Sob a justificativa de que o novo ponto eletrônico é desnecessariamente oneroso e ineficaz para prevenção de fraudes, a CNDL optou por diligenciar junto à Presidência da República e ao próprio Ministério do Trabalho e Emprego para esta readequação, sendo a prorrogação do prazo de exigência mais uma vitória para o movimento lojista.

Agora, estaremos buscando uma melhor reflexão sobre a real necessidade desta alteração na marcação do ponto eletrônico, pois entendemos que não inibirá as fraudes, mas sim, aumentará os custos das empresas que precisarão adquirir estes novos equipamentos, o que certamente levará ao abandono do registro eletrônico fazendo retornar ao precário registro manual e o mecânico.

Também o próprio desconforto dos trabalhadores que terão que aguardar em filas para esta operação, emitindo-se toneladas de papel, na contramão do desenvolvimento sustentável buscado por todos.

Releva-se ainda que eventual fraude na marcação deve ser vista como verdadeira exceção, sendo que a imensa maioria dos empregadores segue a legislação laboral, tendo o Estado os meios necessários para esta fiscalização através do próprio MTE, MPT, Sindicatos e o próprio trabalhador.

segunda-feira, 30 de agosto de 2010

Manga Boy, casual masculino

Em sua quarta Roda de Negócios da Moda Pernambucana a Manga Boy apresenta sua nova coleção, no seguimento casual masculino e atendendo basicamente a todas as grades infantil, juvenil e adulto. Nesta coleção voltada para o verão foram usados os tons; laranja, azul, verde, vermelho, amarelo, creme, cinza, preto e listrado.

Moda de última geração na VRC

Atendendo ao público feminino e masculino, a VRC mostrou suas coleções na décima Rodada de Negócios da Moda Pernambucana. No evento, a empresária Simone Queiroz apresentou toda qualidade desenvolvida nas peças dentro da empresa. Uma coleção bem transada para homens e mulheres que sabem como se vestir bem.

Yanomami, inspiração japonesa

A coleção verão 2010-2011 da Yanomami é inspirada nas gueixas, mostrando a sua jovialidade, beleza e exuberância, velando e desvelando sensualidade e tradição. As gueixas são mulheres que estudam a tradição milenar da arte da sedução, dança e canto, e se caracterizam distintamente pelos trajes e maquiagem tradicionais. A inspiração é utilizada em peças femininas como, Vestido, Blusas, Macaquitos, Coletes e Saias.

Dharu’s traz criações com estampas a base de água

A tendência ao natural e a um estilo bem leve estará estampada nas criações da Dharu’s, que participa pela sexta vez da Rodada de Negócios da Moda Pernambucana. A empresa desenvolve roupas femininas em estilo casual nos tamanhos P, M e G.

MICHELLE LINGERIE

Em quase 20 anos de Mercado, a Michelle Lingerie está presente nos mais distintos eventos de moda do Estado e do Brasil. Na 10ª Rodada de Negócios da Moda Pernambucana esteve participando mais uma vez e mostrando aos compradores de todo Brasil sua coleção em moda íntima.

Moda Surfwear com a Kanyon Radical

Estampas diferenciadas, cores fortes. É essa a aposta da grife Kanyon Radical para a moda Surfwear. A Kanyon traz short, camisetas e bermudas dos tamanhos P, M, G e GG.

ROTA DO MAR com sua coleção moda verão

A Rota do Mar montou um estande e encantou aos compradores com as peças da coleção Verão 2010. Em todos os momentos, os clientes faziam questão de passar no espaço da empresa para apreciarem a boa qualidade da produção.

KANGAPÉ mostrou a sua coleção


No primeiro dia do evento, a Kangapé atingiu as metas de vendas. A empresária Rogéria estava bastante satisfeita com as negociações. A maioria dos compradores que visitaram o estande da Kangapé aprovaram o acabamento e a qualidade das peças mostradas no evento.

Sport Wear para homens de todos os tamanhos

Participando pela quinta vez da Rodada de Negócios da Moda Pernambucana a Sport Company traz novidades no seguimento masculino, adulto e infantil de moda Sport Wear. A coleção “Superação” traz um leque de cores e estampas, a coleção é rica em tribais, linhas e desenhos geométricos. A grife trabalha com todos os tamanhos, dos 4 anos infantil ao XGG Adulto.

Officio Próprio apresenta coleção com muitas cores

Moda feminina sempre requer muitas cores e boas combinações. Disso a Officio Próprio entende. Na Rodada de Negócios, os clientes puderam conferir todos os tons da moda do momento. A empresa atende basicamente ao público jovem feminino.

JOVERA em mais uma Rodada de Negócios

Com peças muito bem acabadas, os empresários João Pereira e João Neto apresentaram uma produção com grande estilo e boa qualidade, na 10ª Rodada de Negócios da Moda Pernambucana. São várias apresentações nos eventos e presença confirmada em outras Rodadas de Negócios.

sexta-feira, 27 de agosto de 2010

Entrevista ASCAP

Cerca de 50% das empresas participantes da 10ª Rodada de Negócios são de Santa Cruz do Capibaribe



A 10ª edição da Rodada de Negócios da Moda Pernambucana aconteceu em Caruaru e abrange empresas de vários segmentos do Polo de Confecções. A Capital da Moda, Santa Cruz do Capibaribe, é sempre a pioneira em número de empresas participantes. Para esta edição, 50% das empresas eram da cidade. Fato que comprova a pujança da Terra que deu início a um dos mais importantes Arranjos Produtivos Locais – APLs do Brasil. Referente a isto, em entrevista o presidente da Associação Empresarial de Santa Cruz do Capibaribe – ASCAP, Aroldo Ferreira falou sobre a importância do associativismo e as expectativas de crescimento da Rodada ao longo de sua realização.



Confira a entrevista com o presidente da ASCAP Aroldo Ferreira.



Qual a expectativa para essa Rodada de Negócios?



Aroldo Ferreira - A expectativa é das melhores, nós estamos no segundo dia do evento e a maioria das empresas já superaram suas expectativas. Em relação ao evento, a organização quer atingir em R$ 18 milhões de reais o volume de negociações para essa 10ª Rodada, onde as empresas estão apresentando suas coleções primavera/verão, com certeza será superada.



A organização do evento, afirmou que quer aumentar o volume de vendas em 30%. Isso é possível?



Aroldo Ferreira - Sim é possível. Tendo em vista que na 9ª Rodada, nós apresentamos a coleção inverno que não é o nosso forte. O foco da região é a produção baseado na primavera/verão que é o nosso forte, por isso que tem essa possibilidade de vender a mais 30% e talvez até mais.



Em breve teremos em Santa Cruz do Capibaribe o lançamento do Guia de Compras da cidade. Você enquanto presidente da ASCAP pretende levar ideias do evento para o Guia de Compras?



Aroldo Ferreira - Na verdade a 10ª Rodada está super organizada, é um evento totalmente funcional e aprovado pelos empresários. Só que para chegar no estágio que está hoje não foi da noite para o dia, tanto é que já é a décima edição. No decorrer desses dez eventos vários fatores foram sendo aperfeiçoados para que nessa estivesse tudo perfeito. No Guia de Compras da Moda Pernambucana nós iremos realizar a nossa segunda edição, porém teremos a logística de funcionamento espelhado na décima Rodada. Tanto é que o Guia terá apoio das mesmas associações que compõem a organização da Rodada para que o nosso evento também seja tudo realizado com o intuito de atingir a perfeição.



Em relação aos associados da ASCAP, muitos empresários estão aqui. Qual o papel da ASCAP nessa questão?



Aroldo Ferreira - Hoje na Rodada de Negócios, 50% das empresas expositoras são associadas da ASCAP. Isso é muito importante, tendo em vista o número de sócios que a ASCAP e observando o número de sócios que as outras associações unidas formam, a ASCAP mesmo assim ainda contempla 50% das empresas. Isso mostra que Santa Cruz do Capibaribe, em especial dentro das cidades do Polo está se profissionalizando e buscando novos mercados e a Rodada é o ideal para isso.



Nesses tipos de eventos, a ASCAP sempre está junto como parceira do empresário quanto à profissionalização. Você enquanto presidente da ASCAP faça um convite ao empresário virem se associar.



Aroldo Ferreira - Participar da Rodada de Negócios é essencial em vendas, apresentação de marca, de produto, formatação do público alvo. Os empresários sendo associados da ASCAP terão vantagens, apesar de que as empresas precisam ser sindicalizadas. Se a empresa for de Santa Cruz do Capibaribe, pretende participar das rodadas, associe-se porque o primeiro caminho é este. O associativismo é o que vai fazer com que você participe das Rodadas. A ASCAP está de portas abertas para associar outras empresas e se encaixem com o grupo da Rodada de negócios.

quinta-feira, 26 de agosto de 2010

Santa Cruz do Capibaribe ganhará novo supermercado

A Capital da Moda será sede de um dos supermercados melhor equipados do Estado. Com 15 lojas em Pernambuco e duas no Estado da Paraíba, o Bonanza Supermercado prepara-se para instalar mais uma loja em Santa Cruz do Capibaribe. Em entrevista, o empreendedor Djalma Cintra Júnior falou sobre a expectativa do Grupo Bonanza na cidade. Djalma conversou ainda sobre os desafios e destacou que a loja de Santa Cruz do Capibaribe será em sua visão a que terá melhor estrutura para receber o cliente tal como ele merece.



Confira a entrevista:


Qual a sua expectativa para a inauguração do Bonanza aqui em Santa Cruz do Capibaribe?


Djalma Cintra Jr – Bom, nós estamos programados para inaugurar a loja no dia 17 de setembro. Até o momento, a parte de construção está tudo dentro do cronograma. Apenas alguns equipamentos que a gente está preocupado, pois eles podem atrasar e acontecer um eventual atraso de equipamento, mas a obra vai estar concluída.



A gente sabe que o Bonanza possui várias lojas no Estado e até na Paraíba. O padrão continua o mesmo para Santa Cruz do Capibaribe?


Djalma Cintra Jr – Eu diria até que ele é um pouco melhor do que outras lojas. Fizemos uma construção moderna. Todos os equipamentos também compramos os mais modernos. Apenas tamanho da loja que nós gostaríamos que fosse maior, em decorrência do limite do terreno ela só vai ter 1100 metros de área de venda, quando nós queríamos uma área em torno de 1300 metros, mas em termos de equipamento e qualidade das instalações, essa é a melhor e a mais moderna da rede.



Santa Cruz do Capibaribe é uma cidade basicamente voltada para o segmento de confecções, mas o mercado de serviços e outros segmentos têm surgido na cidade. Como você analisa essa questão?



Djalma Cintra Jr – Eu vejo Santa Cruz do Capibaribe com um potencial de crescimento muito grande, porque a cidade tem uma vantagem como sendo a maior produtora de confecções daqui da região, ela gera uma renda a partir de um produto que ela exporta não só aqui para Pernambuco, mas para todo Norte e Nordeste. Então, isso gera uma receita muito importante para o município que a cidade também precisa de outros serviços de comércio para complementar sua atividade.



Como surgiu a ideia de implantar o Bonanza aqui na cidade?



Djalma Cintra Jr – Na verdade, Santa Cruz do Capibaribe foi a primeira cidade fora de Caruaru que nós tentamos abrir uma filial, mas nunca conseguíamos fazer o negócio. As primeiras tentativas era de comprar lojas já existentes, mas a gente não chegava a um acordo com os proprietários daquela época. Depois, as tentativas foi de comprar ou conseguir algum terreno para implantar uma loja a partir do próprio terreno, o que também ficava muito difícil porque como Santa Cruz do Capibaribe é uma cidade muito concentrada, o valor dos terrenos era caríssimos. Nessa recente onda de crescimento que a cidade tem se espalhado mais, então ajudou para que tornasse viável conseguir um terreno e assim construirmos uma loja aqui.



Vamos falar de parcerias. A CDL tem uma cultura de estar sempre firmando parcerias. Há possibilidade de uma parceria entre Bonanza e CDL Santa Cruz do Capibaribe ser firmada?



Djalma Cintra Jr – Nós temos uma cultura de participar de entidades associativas. O meu pai é muito atuante na CDL de Caruaru. Meu irmão e eu já tivemos uma participação e ainda temos na Associação Comercial – ACIC. Então vamos este engajados em todos os projetos que formos convidados, tanto pela CDL como também pela ASCAP e se for possível vamos estar sempre participando.

quarta-feira, 25 de agosto de 2010

Dicas de moda


As meia-calças estão com tudo neste inverno! Aprenda a usá-las com estilo



Você já deve ter percebido que neste inverno as pernas de fora vão comandar as ruas. As saias, shorts e vestidos - em mais uma estação - são as grandes apostas dos estilistas e profissionais da moda. É claro que a estação é gelada e ninguém quer passar frio. Pensando nisso, o mercado da moda trouxe também uma coleção de inúmeros modelos de meias-calças, de todos os estilos, materiais, cores e texturas, prontas para agradar qualquer mulher.

Como a meia-calça é a queridinha do inverno, e está em todos os quarda-roupas, vale a pena seguir algumas dicas para fazer bonito no visual:



Para mulheres com pernas mais grossas, o ideal é escolher as meias-calças opacas, lisas e com tons mais escuros. De preferência sem desenhos e detalhes muito pequenos, que dão a sensação de volume e podem acabar engrossando as coxas.



Para as mulheres baixas, uma boa pedida é combinar as meias com roupas e sapatos em cores próximas, o que alonga a silhueta e te deixa aparentemente mais alta. Já as mulheres com pernas finas, podem brincar com as estampas, brilhos, texturas e cores para engrossar as coxas.



Se você tem as pernas longas, evite listras verticais, já as perninhas mais curtas, agarre-as! Além disso, o inverno não poderia perder o charme dos casacos compridos. Este ano, as texturas, brilhos, enfeites, rendas e pele vieram compor as blusas e sobretudos.



Então, escolha as saias e vestidos ideais para seu gosto e estilo, garanta sua meia-calça, e mostre as pernas neste inverno!

Aprenda a usar o cinto!


Foi-se o tempo em que o cinto era usado para manter a calça no lugar. Hoje em dia, o acessório serve para dar uma graça a mais às produções e marcam, ou deslocam, a cintura em looks com saias, vestidos, shorts e camisas, além de ficarem muito charmosos em cima de cardigãs de lã ou algodão.



Para usar já, escolha os mais finos e continue usando até o ano que vem. Verniz, píton, pele, corda, plástico, metalizados... Você pode escolher o modelo que mais gostar e for adequado com o restante do visual. Mas, apesar da variedade de opções de modelos e maneiras de usá-los, não é toda mulher que fica bem com o acessório: os cintos cortam a silhueta e podem ressaltar pequenas desproporções. Cada tipo físico pede uma largura e um uso diferente, olha só:



. Mulheres de tronco curto e pernas longas devem escolher cintos finos, como os da moda, e atá-los nos quadris ou um pouco acima, evitando que se perceba o pouco comprimento do corpo.



. Já aquelas de tronco longo e perna curta, ficam bem com um cinto mais largo e marcado na cintura. Melhor ainda se usar com um da mesma cor da peça de baixo.



. Baixinhas devem evitar cintos largos que, por sua vez, devem ser explorados pelas altas.

. Os cintos soltos são ótimos para quem tem pouco bumbum. E, acredite, também para quem tem muito bumbum. Mulheres com corpo violão não podem marcar a cintura, senão, os quadris vão parecer ainda maiores.



. Quem tem seios grandes não fica bem com os modelos largos ou logo abaixo do busto; o corpo vai parecer mais curto.



. E, gordinhas, não tenham medo dos cintos. Um de largura média ajuda a dar forma à silhueta e afinar a cintura.

Jegging ainda é aposta para o verão 2011 ao lado de jeans muito leves e com lavagens mais claras

As marcas mostraram menos jeanswear nas passarelas do verão 2011, mas não esqueceram o denim nas araras. Aos poucos, conforme agosto vai avançando, os lançamentos revelam - e confirmam - o que deve rolar nas ruas na próxima estação.

O jeans leve tipo chambray promete aparecer em camisas, vestidos e macaquinhos; as lavagens mais claras e sem muitos efeitos predominam e a mais do que falada no inverno 2010 (e pouco vista das ruas), a jegging, é aposta para o calor.

Antecipando o que seria tendência do inverno 2011, que começa a ser vendido no hemisfério Norte agora, as duas têm modelos de calça de gancho alongado (quase uma sarouel com menos volume nos quadris) e a tal skinny cargo.



Como usar estampa de oncinha e arrasar?




Ela sempre esteve por aí, ora como exemplo máximo de cafonice ora como sinônimo de "riqueza". De uns tempos pra cá, a oncinha se firmou como estampa pop e está em tantos tipos de produtos que, se você é fã, precisa tomar alguns cuidados para não se exceder de tanta paixão.



Fique sabendo: completar o look com acessórios dourados vai deixar o visual "perua"; misturar estampas (listras + onça, por exemplo) é permitido, mas lembre que é preciso fazer um mix harmônico - procure usar sempre tons próximos uns dos outros - onça cinza com listrados em branco e preto pode funcionar bem.



Roupas: há um sem número de peças com a estampa, que pode variar no tamanho e nas cores. Aqui, vale a mesma regra do que outras padronagens: quanto maior, mais “engordam” quem veste.



Acessórios: usar oncinha em detalhes é uma ótima maneira de adotar a estampa sem correr o risco de exagerar. Sapatos, écharpes, cintos, bolsinhas de maquiagem e bolsas em geral são uma ótima idéia.

Decoração: é um toque divertido no décor de casa. Podem estar nas cadeiras forradas ou almofadas.

Evite: looks totais.

domingo, 22 de agosto de 2010

A Força do Associativismo

Em visita a FEBRATEX 2010, a comitiva de empresários da Capital da Moda, liderada pela Associação Empresarial de Santa Cruz do Capibaribe – ASCAP, demonstrou mais uma vez que a união faz a força. O empresário da Acttud, Zenivaldo Andrade se interessou por uma máquina que estampa a etiqueta de composição na própria peça íntima.

Ao perguntar o preço da máquina, que custa mais de R$ 11 mil reais, outros empresários da cidade se aproximaram, e ao todo 12 máquinas foram vendidas para Santa Cruz do Capibaribe. Devido a boa quantidade demandada, o preço da máquina foi reduzido em cerca de R$ 4 mil reais. Em breve os empresários da marca da máquina estarão da sede da ASCAP apresentando a novidade para outros empresários da cidade.

De acordo com Zenivaldo, a baixa no preço só foi possível devido a força do associativismo e a união sempre presente nos empresários sócios da ASCAP. “Isso foi uma prova que o associativismo funciona. A união do grupo, da classe empresarial, da associação. 116 empresas visitando essa feira de repercussão internacional. Então, juntamos os empresários que estavam ali presentes na hora e conseguimos um desconto histórico, tudo com a força do associativismo”, concluiu Zenivaldo.

sábado, 21 de agosto de 2010

Informe ASCAP: uma nova cara para o desenvolvimento de Santa Cruz do Capibaribe

A visibilidade do jovem empreendedor Aroldo Ferreira é de inovação e continuidades. Inovação, pois enquanto presidente da Associação Empresarial de Santa Cruz do Capibaribe - ASCAP, para o biênio 2010-2011, Aroldo implantará novos cursos visando o desenvolvimento econômico-social das empresas santa-cruzenses.

Continuidades porque ele irá continuar desenvolvendo as políticas desenvolvimentistas da diretoria anterior. As parcerias irão continuar. Cursos serão todos aprimorados e treinamentos irão vigorar com mais primor ainda. São ações inovadoras para o mercado da Capital da Moda. As empresas associadas serão todas contempladas. O empresariado local terá a ASCAP sempre como seu porto seguro na hora que pensar desenvolvimento.


O presidente da ASCAP, Aroldo Ferreira quer a sua empresa como nova parceira nessa luta pela expansão econômica de Santa Cruz do Capibaribe. Uma cidade que está abrindo as portas para um Associativismo pujante e de vigor. É preciso plantar agora para poder colhermos juntos, os lucros no futuro.

sexta-feira, 20 de agosto de 2010

Imagens da Coletiva de Imprensa da 10ª Rodada de negócios da Moda Pernambucana



Imagens: Ricardo Henrique

Economia do Polo de Confecções do Agreste é aquecida com a 10ª Rodada de Negócios da Moda Pernambucana

A 10ª Rodada de Negócios da Moda Pernambucana está movimentando a economia em Caruaru. Em sua décima edição, os organizadores do evento esperam movimentar em média R$ 17 milhões nos três dias de negociações.



Dentro do evento, que começou na última quarta-feira (18) e termina nesta sexta-feira (20), tem 119 expositores de toda região demonstrando sua produção para 300 compradores vindos de Norte a Sul do País.



A Rodada de Negócios da Moda Pernambucana conta com o apoio das Associações Empresariais de Surubim – ACIASUR, de Caruaru – ACIC, de Toritama – ACIT e de Santa Cruz do Capibaribe – ASCAP.



A Associação da Capital da Moda – ASCAP é sempre a maior em número de empresas participantes. De acordo com o presidente da entidade, Aroldo Ferreira no segundo dia do evento, a maioria das empresas já superaram a expectativa. “`Para esse evento nós esperamos atingir entre R$ 15 e R$ 17 milhões de reais, isso daí com certeza será superado”, afirmou.



Na Rodada de Negócios é oferecida toda uma estrutura para as empresas negociarem a sua produção.

Rogéria, empresária da Kangapé está em sua quarta participação em Rodadas e se mostra muito otimista com os eventos. “Nossa expectativa já foi superada no primeiro dia do evento. A ASCAP está de parabéns, pois está cada vez mais se envolvendo com a mídia para divulgar a associação e buscando divulgar a nossa economia em nível de Brasil. Acredito que a Rodada de Negócios só tem a crescer cada vez mais, pois a gente percebe que a JB consultores faz tudo com muito profissionalismo, visando as parcerias que tem feito com as associações”, conlcuiu.


CDL Santa Cruz do Capibaribe participa de reunião com candidatos e Promotoria Pública

A Câmara de Dirigentes Lojistas – CDL de Santa Cruz do Capibaribe na pessoa de seu presidente, Fábio Lopes se reuniu na última quinta-feira (12), com o Ministério Público da cidade e representantes dos candidatos da cidade para discutirem o pleito eleitoral deste ano. No encontro foram abordados vários pontos referentes ao que pode e o que não pode na campanha.

O presidente da CDL, Fabio Lopes aproveitou a reunião e levantou o debate sobre a interdição da PE-160 aos domingos, dia em que os clientes chegam para comercializar no Moda Center Santa Cruz.

Em seguida, as coligações sugeriram que vias como a Avenida Souza Aragão e outras vias de acesso servissem de espaço para tais práticas eleitorais. O representante da PM, Capitão Edvaldo disse que os organizadores dos eventos políticos devem comunicar previamente a PM e a GM sobre qual via será utilizada para suas carreatas e comícios, assim ficará mais tranquilo de fazer a segurança em tais eventos.

Na reunião foi sugerido que em dias que fosse utilizado a PE-160, a PM e a GM iriam para a entrada da cidade para sinalizar as vias por onde os ônibus devem passar até chegar ao Moda Center. A CDL se mostrou de acordo, desde que as vias sejam bem sinalizadas, passando pela vias da Avenida João Francisco Aragão, Rua Cabo Otávio, Avenida 29 de Dezembro chegando até o Giradouro, onde não será interditado. Assim, os clientes que chegam a cidade não seriam prejudicados e chegariam sem problemas ao Moda Center Santa Cruz.

SEBRAE oferecerá capacitação para microempresários pernambucanos que almejam exportar

Uma capacitação para microempresários do Estado de Pernambuco será oferecida pelo SEBRAE, nos próximos dias 24 e 25 deste mês. O programa de capacitação visa mostrar como as empresas pernambucanas podem se adaptar as Ca normas de exportação e assim, chegar ao mercado exterior. Dentro da qualificação será abordado diversos pontos, como: preços da exportação, logística de entrega e a melhor maneira de apresentar seus produtos para os clientes internacionais.

Os empresários serão todos capacitados para participarem do II Encontro de Compradores Internacionais em Pernambuco que vai ocorrer de 21 a 23 de setembro.

De acordo com a Gestora de projetos de internacionalização do SEBRAE, Margarida Collier, a oficina irá ocorrer em duas etapas. “Na primeira, as empresas têm acesso a informações sobre como se adequar às normas de negócios internacionais. Já no segundo dia, eles passam por consultorias individuais, com o intuito de aplicar os conhecimentos adquiridos ao contexto de cada empresa. A ideia é preparar os participantes para um melhor aproveitamento das possibilidades de negócio", explicou.

Ela disse ainda que o Estado tem grandes potencialidades e isso não tem sido aproveitado. "Nós temos muitas potencialidades. As frutas que são abundantes aqui, como manga e uva, estão em alta lá for a e não conseguimos aproveitar isso. Além de muitas empresas não buscarem a exportação, existem as que não conseguem valorizar o produto. Quando oferecemos uvas desidratadas, por exemplo, conseguimos potencializar nossas mercadorias, agregando maior valor e diferenciando o nosso produto", ressaltou.

Encontro

O foco da comercialização da rodada de negócios que será realizada em setembro estará nos setores de confecção, móveis, decoração, alimentação e bebidas, construção civil e cosméticos. No evento, estarão presentes compradores de 15 países, entre eles Portugal, Espanha, Chile, Equador, Paraguai, Polônia, Emirados Árabes Unidos e Nigéria. Para participar da qualificação, que é gratuita, é preciso estar inscrito no encontro, cuja taxa é de R$ 100.

O cadastro vai até o dia 20 e os interessados devem enviar um perfil empresarial para o fax (81) 3421 8778 ou para o e-mail comex@fiepe.org.br . Há vagas para 50 pessoas na qualificação. Já para a capacitação não há limite de inscrições. Mais informações pelo 0800-570-0800, de segunda a sexta, das 8h às 20h.

Veja o que vai ser explorado nos dois dias da capacitação:

1 - O que é uma rodada internacional de negócios?

Já no ínicio da oficina, os empresários vão entender tudo o que se passa num encontro com importadoras;

2 - Quais os primeiros procedimentos para exportar?

Um representante do Banco do Brasil irá explicar, passo a passo, do que os microempresários precisam para levar os seus produtos ao mercado externo;

3 - Como se habilitar como exportador?
Um especialista vai mostrar as etapas de documentação e certificação que o microempresário têm que percorrer para começar a exportar;

4 - Como apresentar seu produto?

Os participantes descobrirão a melhor forma de vender e adequar suas mercadorias de acordo com as regras internacionais;

5 - Construção de uma planilha de preço -

Todos os procedimentos exemplificados anteriormente serão colocados em planilhas, que guiará o microempresário na rodada de negócios. As planilhas serão analisadas pelos especialistas do Sebrae, que vão informar erros ou comentar opções.

quinta-feira, 19 de agosto de 2010

Palestra: “Inovar é preciso! Criatividade, relacionamento e motivação”

Em paralelo a posse do SINDCOM, o público pode conferir a Palestra: “Inovar é preciso! Criatividade, relacionamento e motivação”, que foi apresentado por um grupo teatral de São Paulo, a Cia Teatramp. A peça foi montada pala Companhia Teatral em parceria com o SEBRAE e o SENAC. No decorrer da apresentação, o elenco interagiu bastante com a plateia e demonstrou como se deve manter uma equipe dentro de uma empresa motivada. Os atores, em apenas quatro, se dividiam entre o palco e o público. Uma interação muito peculiar para mostrar ao empresariado local que se relacionar com seus clientes internos é necessário para enfrentar o mercado competitivo existente na atualidade.



Veja as imagens:




Sindicato dos empresários é implantado na Terra das Confecções

O Sindicato das Empresas do Comércio de Bens e Serviços de Santa Cruz do Capibaribe – SINDCOM, empossou na noite desta quarta-feira (18), no Teatro Municipal da cidade a primeira diretoria que tem como presidente o empresário Isac Aragão. O Teatro ficou lotado de empresários, representantes do Poder Público, Câmara de Vereadores, CDL local, Secretarias de Defesa Social e Indústria e Comércio, além de estudantes do Curso de Administração do Centro de Ensino Superior – CESAC.

Na oportunidade, Seu Isac Aragão tom ou posse sob a representatividade da FECOMERCIO que enviou Thomas Albuquerque para conferir o evento. O presidente Isac Aragão, em seu discurso relatou que já estava mais do que na hora de Santa Cruz do Capibaribe ter seu sindicato próprio. “Já existiam gente de fora querendo fundar uma entidade aqui, e a gente precisa cuidar do que é nosso”, alertou.

Ele aproveitou para apresentar toda diretoria do SINDCOM e falou sobre as suas ações como empresário e representante da Sociedade civil organizada, enquanto membro efetivo da CDL, desde a sua fundação.

Confira os empresários diretores do SINDCOM:


Diretoria executiva

Presidente: Isac Teodoro Aragão

Vice-Presidente: Manoel Nunes Paulino

Secretário: Rafaela Morais e Abrantes

Suplentes da Diretoria executiva

1º Suplente: José Ailton de Lima

2º Suplente: José Adelmo Pereira

3º Suplente: Valmir Gomes Ribeiro

Conselho Fiscal

Bruno Bezerra de Souza Pereira

José Rivaldo Mestre (Zé Cueca)

Jairon Anderson Nunes

Suplentes do Conselho Fiscal

Pedro Phillipi Feitosa da Silva

Áurea Maria Xavier da Rocha Félix

George Luis Aragão Monteiro

Delegados junto a FECOMERCIO

Isac Teodoro Aragão

Rafaela Moraes e Abrantes

Suplentes dos delegados na FECOMERCIO

Bruno Bezerra

Hélio Aragão

Diretores da ASCAP visitam empresas do Sul do Brasil

Os empresários e diretores da Associação Empresarial de Santa Cruz do Capibaribe – ASCAP visitaram grandes organizações em Santa Catarina, Estado o qual sediou a FEBRATEX 2010. Da Terra das Confecções viajaram uma comitiva com 120 empreendedores que aproveitaram a Missão Empresarial para conhecer pontos turísticos do Sul do País, como as Cataratas do Iguaçú. Ao término da FEBRATEX, a comitiva cruzou as fronteiras e foram conhecer a noite de Buenos Aires na Argentina e o comércio do Paraguai.

Confira as imagens:

terça-feira, 17 de agosto de 2010

Começa nesta quarta-feira mais uma Rodada de Negócios da Moda Pernambucana

A cidade de Caruaru, no agreste pernambucano será mais uma vez palco principal da 10ª Rodada de Negócios do Polo de Confecções. Serão mais de 120 empresas expondo o que tem de melhor em sua produção.

Desse montante de empresas, mais de 50% é da cidade de Santa Cruz do Capibaribe, todas lideradas pela Associação Empresarial – ASCAP. A organização do evento traz empresários de todos os recantos do Brasil, onde os mesmos fazem negociação a curto e a longo prazo.

O evento vai até sexta-feira (20), e você acompanha todas as informações da rodada aqui, no Blog da ASCAP.

Dica de Negócio: aprenda o passo a passo para a exportação

Fonte: ABIT

O programa “Pequenas Empresas, Grandes Negócios”, veiculado aos domingos pela Rede Globo de Televisão, exibiu reportagem que revelou como pequenas companhias têm descoberto o caminho para conquistar o mercado externo e realizar bons negócios. A estilista Renata De Lucca, que envia biquinis para o exterior, foi o case abordado na matéria.


Lucca é integrante do Texbrasil, Programa de Exportação da Indústria da Moda Brasileira desenvolvido pela ABIT em parceria com a Apex-Brasil. Na oportunidade Lilian Kaddissi, gerente de marketing do Texbrasil, contou que o Programa auxilia hoje mais de 500 empresas a exportar. “As feiras são muito importantes para o nosso setor. O Texbrasil apoia cerca de 28 salões internacionais por ano. Para a pequena companhia, o nosso apoio é de extrema importância, pois oferecemos até 80% de desconto para a participação nestes eventos, além de diversas ações de promoção”, comentou Kaddissi.

Veja a reportagem abaixo:

segunda-feira, 16 de agosto de 2010

SINDICATO DAS EMPRESAS DO COMÉRCIO E SERVIÇOS DE SANTA CRUZ DO CAPIBARIBE/PE

Cumprimentando inicialmente vossa senhoria, vimos por meio deste lhe convidar para participar da Cerimônia de Posse da Diretoria do Sindicato das Empresas e do Comércio e Serviços de Santa Cruz do Capibaribe/PE. A se realizar próximo dia 18 de agosto do corrente ás 19:00 no Teatro Municipal, na oportunidade contaremos também com a apresentação da Palestra Teatral: “Inovar é preciso! criatividade, relacionamento e motivação”, Apresentação: Cia Teatramp.

Certos de podermos contar com vossa presença antecipadamente agradecemos, aproveitamos a oportunidade para reiterarmos votos de estima e apreço.

Saudações Empreendedoras
Isac Teodoro Aragão
Presidente

Febratex 2010 movimenta Blumenau

O sul do país é sede, novamente, do maior evento das Américas do segmento têxtil, que em 2010 completa 20 anos de atividades. Trata-se da FEBRATEX – Feira Brasileira para a Indústria Têxtil, que, de 10 a 13 de agosto, promete movimentar pequenas, médias e grandes empresas, tanto do país quanto do exterior. Com 1,9 mil marcas expositoras, mais de 50 países confirmaram presença no evento. Entre as novidades desta edição está a sua ampliação: em função do crescimento da feira foi necessária a montagem de um pavilhão de lona anexo, com quatro mil metros quadrados.

Brasil Fashion Designers e Espaço do Conhecimento

O grupo FCEM também está à frente de outro grande evento que acontece paralelamente à feira, o concurso Brasil Fashion Designers (BFD), que vai premiar jovens talentos da moda do Estado de Santa Catarina. O BFD é apresentado pela Tavex. Mais de 22 universidades e cursos de moda estão envolvidos com o projeto e garantiram apoio à ação. Neste sentido, está sendo organizado um grande desfile com os looks finalistas, previsto para acontecer na noite do dia 10 de agosto, terça-feira, no Teatro Carlos Gomes, em Blumenau.

Durante a Febratex 2010, ainda será disponibilizado ao público, expositores e congressistas o Espaço do Conhecimento. Neste local estarão concentrados o Seminário Tecnológico da Associação Brasileira de Técnicos Têxteis (ABTT) – trazendo debates sobre o incentivo à produção têxtil nacional – além de representantes do SENAI-CETIQT e Encontro Nacional de Tecelagem e Confecção (ENAT). Ali também haverá uma amostra inédita do Museu de Hábitos e Costumes – previsto para ser aberto ao público a partir de setembro em Blumenau. As peças apresentadas durante a feira devem revelar os diferentes aspectos da história da moda brasileira. O acervo é um dos maiores e mais bem conservados do país. A mostra deve também ser utilizada como fonte de pesquisa para estudantes e estilistas.

Também no Espaço do Conhecimento, haverá uma exposição com os looks dos finalistas do concurso BFD. Eles vão estar à disposição para apreciação do público, a partir do dia 11 de agosto, quarta-feira. “Frente a esta gama de atividades e opções, já temos confirmada a nossa próxima edição da feira, marcada para acontecer de 14 a 17 de agosto de 2012, novamente em Blumenau”, comemora Hélvio Roberto Pompeo Madeira, presidente da Febratex.

quinta-feira, 12 de agosto de 2010

Comunicado ASCAP

A ASCAP comunica que nesta sexta feira (13), pela tarde haverá uma seleção de modelos mirins, que estejam querendo desfilar na Rodada de Negócios da Moda Pernambucana. Os candidatos podem ser do sexo masculino e feminino, entre 05 e 10 anos. A rodada de negócios irá acontecer em Caruaru, na próxima semana. Os pais que tiverem interesse em ver seu filho despontar para o mundo da moda, compareça a ASCAP e se inscreva para a seleção.

SENAC e SEBRAE inovam e apresentam palestra em formato de teatro

O SENAC em parceria com o SEBRAE tem a honra de convidá-los para o evento teatral promovido pelas duas entidades, com intuito primeiramente de capacitar os participantes a conhecer os clientes e identificar atitudes adequadas para prestar um excelente atendimento.

Outro objetivo da peça teatral é mostrar que o ato de servir ao cliente pode ser fonte de sucesso profissional e pessoal.

De forma lúdica e divertida, através de uma das artes cênicas mais antigas da humanidade, o teatro.

O espetáculo, que tem como tema: “Em busca do cliente perdido”, irá abordar aspectos que diz respeito às relações entre clientes e fornecedores.

Serviço

Local: SALÃO DE EVENTOS SESC CARUARU

Data: 20 de Agosto de 2010

Horário: 19h30min

Investimento: R$ 15,00

Informações: 81- 3721 5599 ou 3721 2725