segunda-feira, 31 de maio de 2010

São João da tradição é no Forrocap 2010

Senac e Diageo abrem 925 vagas em cursos gratuitos para jovens de baixa renda

Uma parceria entre o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) e a britânica Diageo, maior distribuidora de bebidas do mundo, vai proporcionar a capacitação gratuita de 925 jovens de oito municípios de Pernambuco para o mercado de trabalho. Dez diferentes cursos de média duração na área de serviços em hospitalidade e lazer serão abertos a partir da próxima semana, totalizando 34 turmas. As aulas são para aperfeiçoamento de bartender, auxiliar de cozinha, camareira em meios de hospedagem, recepcionista, entre outros.

A iniciativa faz parte do projeto "Learning for Life" (aprendendo para a vida, em português), lançado no estado em 2002. Até agosto, a multinacional – representante de marcas como Smirnoff, Johnnie Walker, Guinness e Baileys – espera capacitar 1,1 mil alunos em Pernambuco, uma marca inédita para o programa.

Os cursos patrocinados pela Diageo são destinados à população de baixa renda na faixa etária dos 18 aos 30 anos e contempla os municípios de Olinda, São Lourenço da Mata, Cabo de Santo Agostinho, Vitória de Santo Antão, Gravatá, Caruaru, Garanhuns e Petrolina. A carga horária para cada módulo varia de 60 horas (drinques e coquetéis) até 200 horas (recepcionista em meios de hospedagem), incluindo, em alguns casos, um estágio não remunerado em empresas do ramo. As turmas que serão abertas em Olinda e São Lourenço da Mata, no entanto, já estão com capacidade esgotada.

Para concorrer a uma das vagas disponíveis, é necessário ter o ensino fundamental completo e se dirigir ao Senac mais próximo da área de abrangência do programa munido de original e cópia de identidade, CPF, comprovante de residência e comprovante de escolaridade. Dependendo da demanda, uma redação e uma entrevista serão aplicadas como parte do processo seletivo.

Saiba onde há vagas

Cursos Municípios Carga horária

Camareira em Meios de Hospedagem Caruaru, Cabo de Santo Agostinho, Garanhuns e Petrolina 160h

Recepcionista em Meios de Hospedagem Gravatá, Caruaru, Garanhuns e Petrolina 200h

Aperfeiçoamento para bartender Gravatá, Caruaru e Garanhuns 80h

Aperfeiçoamento para garçom Gravatá, Caruaru, Garanhuns e Petrolina 80h

Auxiliar de cozinha Gravatá, Caruaru e Garanhuns 160h

Sommelier Gravatá e Caruaru 80h

Drinques e Coquetéis Gravatá, Caruaru e Garanhuns 60h

Preparação e Decoração de Doces e Salgados Vitória, Caruaru e Garanhuns 80h

Cumin (ajudante de garçom) Gravatá, Caruaru e Garanhuns 80h

Agente de Informações Turísticas Cabo de Santo Agostinho, Caruaru e Garanhuns 160h

Inscrições na região de Caruaru:

Senac Caruaru

Av. Cleto Campelo, 79, Centro
Informações: (81) 3721-1647
Horário de atendimento: 7h30 às 22h
Início das inscrições: 31 de maio

sexta-feira, 28 de maio de 2010

Pernambuco representado no Fashion Rio

Da coluna Social de
Renata Jungmann do JC on line



Duas costureiras de Quipapá estavam ao lado da primeira-dama Renata Campos, na noite desta quinta (27), no desfile de Walter Rodrigues na abertura do Fashion Rio. Elas representavam a associação de Quipapá que participou de dez looks com fuxicos. Na passarela, só modelos negras.



Ainda presentes da comitiva do governo do Estado, o diretor de artesanato da Ad/Diper, Roberto Lessa e Gabriela Almeida, gestora do projeto Pernambuco com design. Ao final do desfile, o estilista emocionou-se ao encontrar-se nos bastidores com as costureiras.


quinta-feira, 27 de maio de 2010

Forrocap 2010: um São João de tradição

A necessidade de fortalecimento da indústria

Texto de Maurício Assuero
do Vanguarda de Caruaru

As atividades econômicas são, genericamente, classificadas como indústria, comércio e serviços. Algumas cidades possuem um perfil específico de uma das atividades, como por exemplo, a cidade de Olinda, que não tem perfil industrial, mas se sobressai muito bem na exploração do comércio e dos serviços principalmente ligados ao turismo.

Tanto comércio quanto serviços são atividades de suma importância para qualquer economia, no entanto, nenhuma delas usa a tecnologia necessária para a produção industrial. O comércio atua como uma ponte entre a indústria e o consumidor. É um setor no qual a receita bruta é elevada, mas os custos dos produtos vendidos correspondem a quase 70% dessa receita, de modo que o lucro bruto é pequeno e ainda tem de remunerar as despesas administrativas, operacionais, financeiras e comerciais, de modo que o lucro líquido acaba se situando em algo em torno de 5 a 7% da receita bruta. No caso dos serviços a conta é ainda mais difícil de ser fechada, porque o setor depende quase sempre da mão-de-obra.

O setor industrial é responsável pela transformação da matéria prima em produto acabado e para isso usa uma ferramenta fundamental para o desenvolvimento de qualquer economia, que é a tecnologia. E para se ter tecnologia é necessário investir em pesquisa e desenvolvimento. Também é preciso ter pessoas qualificadas e bem remuneradas por essa razão o custo da tecnologia é expressivo e não está ao alcance de qualquer economia.

Para se ter uma ideia da importância da tecnologia, vamos considerar duas economias: uma produz bananas e a outra produz computadores. Agora se pergunte: quantas bananas deveriam ser produzidas e vendidas para comprar um computador? Quantas bananas poderiam ser compradas produzindo e vendendo um computador? Sendo assim, todas as economias deveriam produzir computadores. Nada disso! O que existe na realidade é a especialização. Ou seja, a economia se especializa naquilo que ela tem vantagem comparativa, isto é, vai produzir aquilo que tem um menor custo de produção. É isso que faz pensar que precisamos incentivar mais na produção industrial.

quarta-feira, 26 de maio de 2010

Presidente do Sindvest se reúne com diretoria da ASCAP

O presidente do Sindicato das Indústrias do Vestuário de Pernambuco, Adenísio Vasconcelos, veio a Santa Cruz do Capibaribe, nesta terça-feira (25) se reunir com representantes da ASCAP. A reunião foi presidida pelo Diretor Financeiro da ASCAP, João Neto que substituiu o presidente Aroldo Ferreira que está viajando.

O encontro aconteceu na sede da entidade e contou com a presença da empresária Áurea Xavier que no decorrer da reunião disse que o importante de agora em diante é se unir em prol do desenvolvimento do Pólo e deixar o passado de lado.

João Neto relatou que na ausência do Sindicado, outras associações começaram a fazer o papel do Sindvest em suas respectivas cidades. Ele falou ainda da força que a ASCAP tem e que se o Sindvest se unir e atuar mais, os trabalhos vão fluir melhor.

Em seguida o presidente do Sindicato começou explanar sobre as dificuldades que o Sindvest tem e está enfrentando, e por isso a falta de ações mais abrangentes em todo o Pólo. Adenísio ressaltou que não vai falar de algo ruim que aconteceu no decorrer do tempo, que prefere em sua gestão ser um presidente mais atuante. “Uma das minhas exigências para assumir o sindicato foi que a diretoria fosse escolhida por mim, e que o interior tivesse uma representatividade maior”, explicou.

A produção de Pernambuco em sua maioria é feita toda no Agreste do Estado. “Se 90% da confecção de Pernambuco é feita aqui, não é justo que a diretoria seja toda da capital”, afirmou Adenísio.

segunda-feira, 24 de maio de 2010

Entidades representativas prestigiaram o São João da CDL


Representantes da Associação dos Contabilistas – ASCONT e da Associação Empresarial da cidade – ASCAP estavam presentes no evento.

Em Santa Cruz do Capibaribe as entidades representativas estão sempre juntas, unidas em prol do engrandecimento do Pólo das Confecções.

sexta-feira, 21 de maio de 2010

X Encontro dos Presidentes

A Associação Comercial de Caruaru - ACIC sediará o próximo Encontro dos presidentes. O evento será realizado no auditório da ACIC. O encontro tem previsão para começar as 14 horas, do dia 22 de junho deste ano. Para os presidentes que almejam participar precisam confirmar presença clicando aqui!

Indústria pernambucana acumula alta expressiva nas vendas em 2010

Fonte: FIEPE

A indústria de Pernambuco elevou suas vendas mês de março, aponta o levantamento Indicadores Industriais, produzido pela Unidade de Pesquisas Técnicas da FIEPE (Uptec) e divulgado nesta terça-feira (11/05). O índice obteve aumento de 20,8% em comparação a fevereiro e 20,9% no comparativo com março de 2009. O bom resultado tem relação direta com período de safra da cana de açúcar, o que elevou o desempenho das usinas do Estado.

Outra área que também apresentou crescimento na pesquisa foram as compras, com aumento de 9,1%, em relação a fevereiro, e 7% no comparativo com março de 2009. As maiores taxas de crescimento foram atribuídas aos setores de máquinas/aparelhos/materiais elétricos, produtos químicos e couro e calçados.

Em março, o nível de empregados na indústria de transformação de Pernambuco apresentou redução de 18,9% quando comparado com o mês anterior. O comportamento observado foi influenciado pelo setor de alimentos e bebidas, especificamente pelas usinas de açúcar, que finalizaram os contratos de safras. Nos demais setores, o indicador revelou relativa estabilidade, com variações abaixo de dois pontos percentuais.

quinta-feira, 20 de maio de 2010

Forrocap 2010: tradição é aqui!

Não deixe de participar do Forrocap 2010. A festa vai acontecer no dia 04 de junho, no Ôba Ôba, às 21 horas sob o comando do sanfoneiro Rubiênio Catanha e Banda. O forrocap deste ano está em sua décima edição e irá festejar o São João com muito forró pé de serra, sob o tema da Copa do Mundo.

Brasil mostra Brasil

Representantes da organização do evento estiveram ontem (19), para apresentar como funciona a feira e como participar.


O auditório da ASCAP ficou repleto de associados. O presidente da entidade, Aroldo Ferreira abriu o encontro e em seguida uma das organizadoras começou a apresentar em slides o conteúdo de evento.

Depois, foi servido um lanche aos presentes, onde na oportunidade alguns chamavam Geane, que veio para apresentar a feira, para tirar algumas dúvidas pessoalmente.

A multifeira vai acontecer de 09 a 18 de julho em João Pessoa - PB.

quarta-feira, 19 de maio de 2010

Convite

Brasil Mostra Brasil

A ASCAP convida você associado, a participar de uma palestra hoje, quarta feira, 19 de maio de 2010, às 19:00hs, em nossa sede, onde será apresentado mais um projeto de negócios de nossa entidade, desta vez, em parceria com a Rocha e Martinez, empresa responsável pelo desenvolvimento da Multifeira que será realizada na cidade de João Pessoa – PB, no período de 09 a 18 de julho de 2010.

O Forrocap 2010 festeja o São João em clima da Copa do Mundo!!!

terça-feira, 18 de maio de 2010

Forrocap 2010: ASCAP comemora 10 anos de evento

O FORROCAP deste ano é um evento que já e tornou tradição em Santa Cruz do Capibaribe. São 10 anos que o FORROCAP acontece e tem por objetivo confraternizar o empresariado da cidade nas festas juninas.

Anualmente, a festa é realizada pela Associação Empresarial da cidade, a fim de fazer os empresários arrastar o pé, com o sanfoneiro Rubiênio Catanha e Banda.

• Local: Ôba Ôba

• Data: 04/06/2010

• Horário: 21:00h

VALORES:

Mesas: R$ 120,00 público em geral

R$ 80,00 sócios da ASCAP

Ingressos: R$ 20,00 (venda antecipada na ASCAP, exclusivo para sócio)

Em 10 anos de tradição o FORROCAP já se tornou parte dos eventos juninos de Santa Cruz do Capibaribe. Você não vai querer ficar de fora, vai?

GARANTA JÁ SUA MESA NA ASCAP, OU PELOS TELEFONES: 3731-2818 / 3731-1008!


Março teve a melhor geração de empregos para o período desde 2008

O resultado do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) foi o melhor para meses de março da série histórica, que teve início em 1992. Foram geradas 266.415 vagas, segundo informou o ministro do Trabalho e Emprego, Carlos Lupi.

O segundo melhor resultado foi em março de 2008, com 206.556 novas vagas. No acumulado do trimestre, foram gerados 657.259 empregos, o que representou mais de 30% da meta de 2 milhões de novos empregos prometida pelo governo para 2010. A expectativa de Lupi é de que o mês de abril seja o melhor de toda a série histórica.

"Em abril serão gerados 340 mil postos de trabalho, ultrapassando o melhor mês até hoje, que foi junho de 2008, com 309 mil novas vagas".

Lisiane Wandscheer

Repórter da Agência Brasil

Caruaru ganhará espaço para pesquisa sobre moda

Do Diário PE on line

Fonte Imagem: GNT

Você já entrou em uma Modateca? Não? Então prepare suas malas e vá até Caruaru, no agreste pernambucano. A partir do dia 21 de maio, a cidade irá ganhar um espaço científico-cultural que reúne um acervo amostras têxteis, periódicos, site e revistas especializadas, catálogos para pesquisa e acervo museográfico de roupas. O espaço será inaugurado às 8h no Instituto de Tecnologia de Pernambuco (Itep). O projeto de extensão é vinculado ao curso de Administração com Ênfase em Marketing da Moda do campus da Universidade de Pernambuco (UPE) em Caruaru.

A Modateca servirá como suporte de pesquisa tanto para orientar a cadeia produtiva local, formada por confecções e indústrias têxteis, e profissionais de moda como estudantes e professores das instituições de Ensino Superior e curso técnicos. O projeto, coordenado pela professora da UPE Izabelle Barros, também realiza uma série de ações de pesquisa e extensão contribuindo com a integração de várias instituições de ensino e entidades públicas e privadas. Segundo a coordenadora, essa união contribuirá com o desenvolvimento cultural, científico e tecnológico da região do Agreste de Pernambuco.

Integram ainda o Modateca o projeto “Letras da Moda”, que visa apoiar diretamente os esforços práticos e de pesquisa, e o “Modateca Social”, cuja meta é realizar a inclusão social de comunidades através da ação de oficinas sociais, com cursos e workshops para a qualificação de mão de obra das comunidades.

A programação de inauguração do Modateca inclui coletiva de imprensa, oficinas, palestras, lançamento do site, revista e livro, e apresentação do projeto. Haverá também uma exposição de chapéus e da boneca Barbie antigas. As atividades começam a partir das 8h e seguem até as 21h, e contam com as presenças do reitor da UPE, professor Carlos Calado, de diretores, pró-reitores, professores e alunos da Unversidade, além de representantes do Sebrae, da prefeitura local, e de entidades que apóiam o projeto.

segunda-feira, 17 de maio de 2010

Matéria sobre Pólo da Confecção vence etapa do Prêmio SEBRAE de Jornalismo

O Prêmio SEBRAE de Jornalismo é um concurso que premia as melhores matérias jornalísticas referentes ao empreendedorismo nacional.

Todas as reportagens inscritas são subdivididas nas regiões do Brasil e disputam entre si. No nordeste a finalista na categoria impresso, para concorrer com as outras cinco regiões, foi a matéria da jornalista Viviane Barros do Jornal do Comércio.

Viviane teceu sua reportagem sobre o Pólo de Confecções do Agreste pernambucano, intitulada “Mãos que Produzem”.

No texto a jornalista mostra a evolução da economia regional e enfatiza a forma de como acontece a produção de vestuários no segundo maior pólo de confecções do país.

>>Leia a matéria completa clicando aqui!

Parabéns!!!

Hoje a festa é para ele. O presidente da Associação Empresarial de Santa Cruz do Capibaribe – ASCAP comemora mais uma idade nova. Todos que fazem a entidade, diretoria, associados e colaboradores lhes desejam muita felicidade hoje e sempre. Que a sua gestão frente a ASCAP seja tão promissora quanto a sua vontade de vencer. Parabéns Aroldo Ferreira.

quinta-feira, 13 de maio de 2010

Cursos da ASCAP: Gestão de Estoques


Outro curso iniciado pela ASCAP ontem (12), foi o de Gestão de Estoque, ministrado pelo Consultor Marco Antônio de Souza. O curso tem como objetivo possibilitar os participantes sobre a compreensão e importância do gerenciamento do estoque.

A aula de ontem começou com a apresentação dos tópicos que serão abordados no curso e apresentação dos participantes. O prosseguimento do curso se deu quando equipes foram formadas e cada uma delas apresentaram um tema pertinente ao curso.

Temas abordados no curso:

Gestão de estoques: teoria e prática;

Sistemas de controle de estoque;

Avaliar para planejar I;

Avaliar para planejar II;

Planejar ações para a gestão de estoques.

Cursos da ASCAP: como vender mais e melhor

A ASCAP deu início ontem a duas turmas em cursos diferenciados. Uma delas é uma capacitação de como vender mais e melhor com o Consultor Aluízio Andrade. O objetivo desse curso é desenvolver nos participantes a competência de como construir um modelo de gestão de vendas, tendo como base a ação comercial da empresa. No curso serão abordados temas diversos mais os seguintes chamam atenção pela questão para como deve se posicionar o vendedor.

Temas abordados no curso:

Percepção das oportunidades de negócio;
Conceito e definição do marketing;
Composto de marketing;
Segmentação de mercado;
Comportamento de compra do segmento - alvo;
Necessidade de posicionamento do produto e da empresa no mercado;
Produto e serviço;
Tratamento de marca;
Logotipia;
Qualidade em serviço e preço;
Distribuição e ponto de venda;
Comunicação.

Rodada de Negócios da Moda Pernambucana

A décima edição da rodada de negócios da moda pernambucana está prestes para ocorrer em agosto deste ano. A Consultora Cristiane Fiúsa da JB consultores esteve ontem em Santa Cruz do Capibaribe reunida com sócios e diretores da Associação Empresarial da cidade – ASCAP para apresentar as mudanças que terão na décima edição do evento.

Na reunião, muitas dúvidas foram tiradas referentes a Rodada, sobretudo a questão de só poder participar, a empresa que for associada também do Sindvest. Cristiane ressaltou a importância de se trabalhar unido e disse que os empresários da cidade precisam pensar sua mercadoria com valor. “Vocês precisam mostrar que a mercadoria de Santa Cruz do Capibaribe tem valor comercial, e não ficar nessa questão de entregar o produto a qualquer preço. A união nos levará a trilhar caminhos seguros e confiáveis, pois a rodada de negócios nos propicia isso”, explicou.

Para a próxima edição do evento, participarão 120 empresas de todo Pólo da Confecção do Agreste. A expectativa é que 75 sejam da Terra das Confecções.

Felicidades


A matriarca da Associação Empresarial de Santa Cruz do Capibaribe - ASCAP, Fátima Nascimento está de idade nova e toda a Diretoria da entidade tem o prazer de desejar muita felicidade a essa mulher que tanto orgulha o empreendedorismo e o desenvolvimento da Terra das Confecções!



Parabéns Fátima!

quarta-feira, 12 de maio de 2010

Curso de Pesquisa e desenvolvimento da coleção verão 2011

A ASCAP é uma entidade que está sempre buscando ofertar suporte aos seus associados quanto às suas áreas de mercado. Aos confeccionistas, a ASCAP está oferecendo o curso de pesquisa e desenvolvimento da coleção verão 2011.

O objetivo do curso é favorecer a compreensão de metas, planejamento, construção e desempenho da coleção de moda para a temporada, dentro dos padrões mercadológicos e estéticos das informações de tendências de moda para a próxima estação de verão 2010/2011.

Veja os pontos que serão abordados no curso:

Compreensão e definição
Aborda a necessidade da especificação, compreensão e planejamento das metas e intenções da coleção no mercado que se propõe atuar. Entendimento do conceito da marca, proposta estética e atitude, escolhas das referências e linhas de conceitos.

Tendências
Linguagens e informações de moda, estética e cartela de cor para o verão 2010. Estruturas e propostas da temporada.

Desenvolvimento de Coleção
Aborda os conceitos de Planejamento, prospecção e viabilização da coleção. Apresentação da confecção da tabela de mix, uso dos conceitos Básico, Fashion e Vanguarda dentro da coleção e planificação.

Serviço

Consultor: LUÍZ CLÉRIO

Período: 24/05/2010 a 04/06/2010

Horário: 19:00h as 22:00hs

Investimento: R$160,00 Sócios e R$ 220,00 não sócio.

Local: ASCAP

Forrocap 2010

O FORROCAP deste ano é um evento que já e tornou tradição em Santa Cruz do Capibaribe. São 10 anos que o FORROCAP acontece e tem por objetivo confraternizar o empresariado da cidade nas festas juninas.

Anualmente, a festa é realizada pela Associação Empresarial da cidade, a fim de fazer os empresários arrastar o pé, com o sanfoneiro Rubiênio Catanha e Banda.

• Local: Ôba Ôba

• Data: 04/06/2010

• Horário: 21:00h

VALORES:

Mesas: R$ 120,00 público em geral


R$ 80,00 sócios da ASCAP

Ingressos: R$ 20,00 (venda antecipada na ASCAP, exclusivo para sócio)

Em 10 anos de tradição o FORROCAP já se tornou parte dos eventos juninos de Santa Cruz do Capibaribe.



Você não vai querer ficar de fora, vai?

domingo, 9 de maio de 2010

Tecnotêxtil e Seritex agitam centro-oeste

Fonte: O Confeccionista

Após o grande sucesso da primeira edição da Tecnotêxtil e Seritex, a FCEM – Feiras, Congressos e Empreendimentos leva de volta a Goiânia as feiras que estão movimentando os confeccionistas e fornecedores no Centro Oeste brasileiro. De 4 a 7 de maio, o Centro de Convenções de Goiânia sediará a segunda edição da Feira, onde mais de 200 marcas nacionais e internacionais da indústria têxtil irão apresentar suas tendências, novidades e tecnologias. Entre as novidades para esta edição estará a inclusão de uma ala exclusivamente voltada ao segmento de tecelagem, onde estarão concentradas as principais indústrias que atuam na área do País. Além disso, a edição 2010 da Feira contará com um espaço Laundry, com tudo que há de mais moderno para o setor de lavanderias.

Segundo o diretor presidente do grupo FCEM, Helvio Roberto Pompeo Madeiro, Goiânia foi escolhida para sediar o evento, pois além de ser o 4º maior pólo têxtil do País, possui uma ampla infra-estrutura hoteleira e de transporte, com um excelente centro de eventos climatizado. “Para o setor têxtil do centro-oeste é muito importante receber um evento que atenda especificadamente a este segmento pois está rodeado de estados de suma importância para a economia do País. Além disso, Goiânia tem ainda cidades vizinhas de grande envergadura para o setor, como, por exemplo, Trindade e Aparecida de Goiânia”, ressalta Pompeo.

Em parceria com a Associação Brasileira de Técnicos Têxteis (ABTT), serão realizados painéis e palestras abordando novas tecnologias, novos conhecimentos e as últimas novidades na área técnica têxtil. As palestras serão gratuitas e acontecerão paralelamente à feira.

Entre os expositores estão os setores de automação industrial, aviamentos, beneficiamentos, bordadeiras, engomagem, estampas, fios, informáticas, maquinário, modelagem, teares e tingimentos, além dos carrosséis, emulsões, estufas, focagens, gravadoras, prensas térmicas e outras, na Seritex.

A primeira edição da Feira, realizada em maio de 2008, reuniu mais de 13,5 mil visitantes e consolidou negócios de mais de R$ 102 milhões.

quinta-feira, 6 de maio de 2010

Curso de Contabilidade Prática é aplicado pela ASCAP em Santa Cruz do Capibaribe

Os cursos da ASCAP são sempre muito disputados, e a prova disso é o aumento no número de participantes. No Curso de Contabilidade Prática, por exemplo, a sala está cheia e com atenção de todos os que estão buscando o conhecimento, para aplicar em suas empresas.

Confira as fotos!


Modavil 2010 movimenta Caruaru

Fonte: O confeccionista

Com o objetivo de reunir profissionais e empresários do mercado têxtil e de confecção, pesquisadores de moda, estudantes e estilistas para a troca de informações e o aquecimento do segmento têxtil regional pernambucano, o Modavil é o espaço do Pólo do Agreste de Pernambuco que propõe discutir e apresentar os temas mais relevantes do mercado de moda, além de apresentar as novidades e tendências para a primavera-verão 2010/2011.

O evento será realizado no dia 29 de abril, das 10h30 às 22h no teatro e praça de eventos do Shopping Difusora e no Teatro Difusora, e pretende agir como um catalisador de informações para todos os diferentes profissionais envolvidos com a moda brasileira, atuantes em todos os setores: desenvolvimento, marketing, estilismo, compradores, entre outros, que terão acesso máximo às novidades por meio de palestras, exposições, imagens, produtos e desfiles. O Modavil é realizado pelo Grupo Avil com o patrocínio de fornecedores Hak, Bonor, Najar e Eberle e apoio do Banco do Brasil.

Modavil 2010 Express

Após o sucesso das edições anteriores, que destacou Modavil como um dos principais eventos de moda de Pernambuco (2006 com Walter Rodrigues, 2007 com Mário Queiróz, 2008 com Ronaldo Fraga e 2009 com Walério Araújo) o Modavil 2010 aposta no conceito Express que sugere interatividade, rapidez, claridade e evidência. “Não pretendemos repetir fórmulas já aplicadas, e sim realizar um evento que interaja com seu público por si só. O entendimento da mensagem tem que ser rápida e clara. A interatividade com as informações, produtos e experiências, marcante”, conta Cláudio Soeiro, produtor executivo do 5º Modavil.


Tendências SENAC Moda e Informação Verão 2011 por Laís Pearson

Fonte: Fashion Bubbles

Realizada no dia 25 de março no Memorial da América Latina, a 35ª edição do SENAC Moda Informação apresentou as diretrizes das cores, tecidos, estampas, linhas e estilos que vestirão o verão brasileiro 2011.

Complementos de moda como calçados, bolsas, cintos e bijuterias receberam a merecida atenção, cabendo a Beth Salles passar ao público – profissionais de vários setores da moda – preciosas informações pesquisadas mundo afora.

As linhas e estilos abrangeram as tendências do prêt-a-porter feminino, do segmento infantil (meninos e meninas), masculino casual, lingerie e “teen-fashion”: de cores e materiais às formas e estilos. Bate-papo inovador que aconteceu no Espaço SENAC de Cultura Urbana (muito bem decorado com motivos da cultura de rua tais como grafite nas paredes) mostrou como os lifestyles do consumidor podem desencadear mini tendências, apossando-se de certos elementos característicos, adaptando-os ao guarda-roupas cotidiano.

Uma demonstração clara de que artes, comportamento e estilo unem-se para direcionar os rumos da moda, através da influencia do surf, beach e streetwear.

O caderno de tendências SENAC

O cobiçado caderno de tendências SENAC editado pelo competente Renato Shibukawa propôs seis temas para o verão 2011.

segunda-feira, 3 de maio de 2010

Cursos ASCAP

A Associação Empresarial de Santa Cruz do Capibaribe – ASCAP inicia hoje dois cursos importantes para o desenvolvimento da classe empresarial da cidade. São cursos totalmente voltados para os confeccionistas e colaboradores em geral.

Contabilidade Prática será ministrado pela consultora do SEBRAE, Waneida Maria e irá abordar temas como:

Funções e princípios contábeis

Plano de Contas da empresa

Saldo de Contas

Resultados Contábeis da empresa

Índices economico-financeiros

Já o curso; De olho na qualidade: programa 5 S, também será instruído por uma consultora do SEBRAE, Andrea Siqueira e irá abordar os temas:

Módulo 1 - Introdução;

Módulo 2 - Preparando o Ambiente;

Módulo 3 - Implantando o D-Olho;

Módulo 4 - Praticando o descarte e a organização;

Módulo 5 - Praticando a Limpeza e a Higiene;

Módulo 6 - Praticando a "ordem mantida";

Módulo 7 - Perpetuando a prática.

Forrocap será no dia 04 de junho

Forrocap deste ano está em sua 10ª edição. Uma festa promovida pela Associação Empresarial de Santa Cruz do Capibaribe – ASCAP que praticamente abre os festejos juninos na Terra das Confecções.

Anualmente, a Associação reúne os associados e empresários em geral para se confraternizar com as comidas típicas da época e arrastar o pé ao som do autêntico forró pé de serra, com atrações genuinamente santa-cruzenses.

A festa desse ano acontecerá no dia 04 de junho, no Clube ôba ôba animada pelo sanfoneiro Rubiênio Catanha.

Em ano de copa do mundo, a Associação fará uma festa ainda mais bonita.

As Mesas e ingressos podem ser adquiridos na sede da ASCAP, que fica na Avenida 29 de Dezembro, 233 – 1º Andar
Bairro São Cristovão
Fone: 81-3731-2818 ou 3731-1008.