quarta-feira, 22 de setembro de 2010

ASCAP realiza diário de inspirações para design de moda inverno 2011


A Associação Empresarial de Santa Cruz do Capibaribe – ASCAP irá realizar um Workshop para lançar um Diário de Inspirações para o Design de Moda com base nas tendências do inverno 2011. O objetivo do projeto é atingir empresários, profissionais e estudantes da área de Moda & Design.

O diário fará referência à inspiração, à criação e ao desenvolvimento de produtos pegando como base a análise de valores, atitudes e estilo de vida (comportamento) de personagens fictícios, construídos a partir da pesquisa de macro tendências comportamentais e da prospecção de cenários futuros (nas diversas áreas transversais à moda), expressas por cenas (interação dos personagens com os cenários).

O workshop funcionará com palestras interativas com média de 90 minutos e apresentação de todo conteúdo do Diário de Inspirações Inverno 2011.

Laboratório de Criativação:

Laboratório de ensaios práticos cujo objetivo é orientar/definir estratégias para o desenvolvimento de produtos de moda/vestuário/coleções, a partir da análise e da interpretação das informações e, das múltiplas referências do Diário de Inspirações, como ferramentas versáteis de apoio ao processo criativo.

Conteúdo programático:

• Apresentação: Estabelecer e organizar o processo criativo, a partir da seleção de referências obtidas pela identificação e pelo tratamento de elementos de inspiração, utilizando metodologia de pesquisa estruturada pela equipe do Instituto de Design, como ferramenta de apoio aos processos de criação e de desenvolvimento de produtos de moda.

• O Processo Criativo: Definição de processo criativo; Pesquisa livre; Pesquisa Aplicada; Elementos de inspiração; Construção dos painéis de Inspiração; Exercício de sinestesia (tradução de palavras em: imagens, sensações, cores, texturas, sabores, odores e etc); Exercícios de construção de ambiências corpóreas e de personificação da forma.

• Decodificando a Coleção: Através de exercícios orientados os participantes: exercitarão análise comparativa do perfil comportamental de seu público-alvo com os perfis dos personagens propostos; adequarão diferentes elementos de inspiração aos perfis do público-alvo identificado; desenvolverão mini coordenados de coleção (sugestão de "dever de casa") utilizando o Diário de Inspirações Inverno 2011.

Serviço

Data: 30/09 a 02/10/2010
Local: ASCAP
Valores, informações e inscrições na ASCAP ou através do telefone 3731-2818