segunda-feira, 6 de setembro de 2010

ASCAP promove curso na área de Legislação Trabalhista e Previdenciária

A Associação Empresarial de Santa Cruz do Capibaribe – ASCAP promoveu na última semana, entre os dias 02 e 04 de setembro. O curso foi apresentado pelo Consultor Marcos Pereira que é especialista na área Trabalhista. Além do curso, Marcos lançou o seu livro: Moderna Administração de pessoal. Ao término do encontro, os participantes pousaram para fotos e receberam autógrafos do consultor, além de ter servido um almoço para os empresários, diretoria e imprensa.


Marcos Pereira falou com a assessoria de imprensa da ASCAP e destacou pontos importantes abordados em seu livro. Confira a entrevista!



Motivação para escrever o livro

Marcos Pereira - O meu livro é uma história de vida, mas não é uma história de vida do passado é uma história de hoje, porque eu já trabalho no SEBRAE, dando cursos e orientações de uma forma geral, e fui fazer uma auditoria na empresa que estou hoje e o empresário disse: “olha Marcos eu quero você aqui, pois você é o homem para orientar a minha equipe”. Então eu comecei a trabalhar formando equipes e verifiquei o seguinte. Muitas ideias que eu tinha no passado eu poderia colocar no papel e sair do papel, tornando-se uma realidade. Este livro já tinha sido editado pelo SEBRAE com um título diferenciado. Começamos a fazer alterações, e como eu tinha vínculo com o SEBRAE eu tive de esperar dois anos para poder reeditar o livro.

Repercussão do Livro

Marcos Pereira - As empresas não podem mais viver no século passado. Elas têm de viver no século XXI, que é o que estamos vivendo. O livro foi feito com um linguajar bem acessível, compreensível. Muitos profissionais já deram depoimentos para mim, e disseram que o livro é muito mais do que um simples livro, é um manual de cabeceira. O livro faz parte também de um trabalho que eu fiz na Universidade Federal de Pernambuco.


Responsabilidade Social

Marcos Pereira - O livro tem sido muito bem aceito e a primeira remessa desta 3ª edição já se esgotou. Parte da renda do livro é destinada ao Hospital do Câncer. Isso foi um pedido da minha esposa que eu atendi. Quando eu vendo uma remessa eu doo para o Hospital do Câncer e quando vendo outra remessa eu reverto para o Núcleo de Apoio a Crianças com Câncer – NACC.


Gestão de Pessoas

Marcos Pereira - Este livro, ele tem uma parte de gestão. É uma parte onde nós colocamos como orientação de como fazer para ter um bom resultado com as pessoas. O importante mesmo e o que falta no pequeno empresário é a questão do recrutamento. Não adianta você ter quantidade, o importante é você ter qualidade. Se você investe nisso, você tem retorno inimaginável, você não tem como calcular isso. E agregar isso a estratégias de gestão. A gesta participativa é algo que eu já coloquei em prática e dá muito certo, porque você estimula a pessoa a alcançarem objetivos.


Evolução das empresas em Santa Cruz do Capibaribe

Marcos Pereira - Eu venho a Santa Cruz do Capibaribe há 15 anos. Acho que em se tratando de contratação, as empresas da cidade ainda têm muito que melhorar. Em função da estrutura de microempresa, você não pode montar um departamento de Recursos Humanos para recrutamento e seleção. Mas, uma das coisas que eu vi aqui na cidade, foi o avanço profissional. Os empresários daqui estão buscando os profissionais certos para cada função e o empreendedor tem buscado capacitar os seus colaboradores.

Legislação Trabalhista em Santa Cruz do Capibaribe

Marcos Pereira - Os empresários associados da ASCAP já têm a semente plantada. Eu tenho certeza que todos eles estão dentro de um critério de um critério de exigência bom, a nível de legislação trabalhista. Muitos deles entram em contato comigo para pedir conselhos baseados no assunto. Se você observar, o índice de ações trabalhistas aqui na cidade é mínimo. O empresário se preocupa em pagar e recolher o que é certo.

Mensagem ao empreendedor

Marcos Pereira - Primeiramente eu quero dizer que eles estão perdendo uma oportunidade de está aqui tirando dúvidas comigo. Oportunidade é como aquele ônibus que passa e está vazio, e você deixa para ir no próximo, e o próximo muitas vezes não chega ou tem acontecido coisas inesperadas. Mas eu digo que vocês continuem se desenvolvendo e melhorando este potencial que é muito grande aqui na cidade, porque o futuro pertence a vocês.