quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Artigo

ANÁLISE DE CENÁRIOS: Uma sintonia com o sucesso

Por: Sandro Rogério Barros de Vasconcelos

A integração de mercados, no Mundo Contemporâneo, possibilita a aproximação dos fornecedores de produtos e serviços com os consumidores, independente de localização. Com efeito, um residente no Brasil poderá adquirir um produto ofertado na Grécia sem a distância representar um empecilho.

Por conseguinte, a concorrência acirrada obriga os dirigentes de empresa a manterem uma sintonia permanente com os cenários (econômicos, de riscos, etc.), a fim de que, tempestivamente, aspectos negativos aos ambientes empresariais (internos e externos) sejam identificados e ajustes sejam promovidos na mesma velocidade.

Para facilitar ações dessa natureza, serão apresentadas dicas com respaldo no ensinamento dos professores Kenneth Andrews e Roland Christensen da Havard Business School, expositores da Matriz SWOT, sigla em inglês cuja correspondente em português é FOFA (Forças, Oportunidades, Fraquezas e Ameaças). Logo, dirigente empresarial:

A - no ambiente interno, faça o levantamento de todas as Forças e Fraquezas existentes na(s) unidade(s) dirigida(s) e efetive imediatamente as correções necessárias;

B - no ambiente externo, proceda da mesma maneira em relação às Oportunidades e às Ameaças.

Ante essa concepção, pode-se até supor que os professores da Havard Business School, acima mencionados, tenham encontrado inspiração na “Arte da Guerra” de Sun Tzu (500 a.C.) para erigir a Matriz FOFA. Na sua imensa sabedoria, pois, o eminente chinês proferiu: “Concentre-se nos pontos Fortes, reconheça as Fraquezas, agarre as Oportunidades e proteja-se contra as Ameaças”.

Por fim, ressalta-se que a INÉRCIA é a maior INIMIGA da ATIVIDADE EMPRESARIAL. E uma sintonia contínua com os cenários impulsiona a manutenção dos atributos de competitividade.

Sandro Rogério Barros de Vasconcelos

. Doutorando em Direito Internacional

. Master Business Administration em Gestão Pública e Responsabilidade Fiscal

. Especialista em Contabilidade Internacional

. Bacharel em Direito

. Gerente Geral do Banco do Brasil S.A. – Agência Santa Cruz do Capibaribe

. Professor do Centro de Ensino Superior Santa Cruz - CESAC

Disciplinas: Elaboração e Análise de Projetos, Administração Financeira e

Orçamentária (Curso de Administração) e Legislação Trabalhista (MBA em Gestão Estratégica de Pessoas e Finanças