quarta-feira, 7 de julho de 2010

Vestuário ganha universidade e instituto

Fonte: Site o Confeccionista

Para melhor atender seus associados e o setor de vestuário, a Associação Brasileira da Indústria do Vestuário (Abravest) cria a Universidade Virtual do Vestuário e o Instituto Brasileiro do Vestuário. O anúncio oficial ocorreu em 22 de junho durante a Feira Internacional de Moda Infanto- Juvenil/Teen e Bebê, no Expo Center Norte, em São Paulo.


O Instituto Brasileiro do Vestuário (IBV) é o braço da Abravest voltado para o desenvolvimento de negócios, qualidade, qualificação profissional técnica e universitária em âmbito nacional e internacional dos empresários do setor. Tem por objetivo promover o relacionamento entre os associados e o deles com o mercado, por meio de parcerias institucionais e comerciais, gerando diferenciais e proporcionando benefícios. “O foco principal do IBV é somar todos os esforços que possam contribuir para o crescimento e a consolidação do setor”, afirma Roberto Brizola, vice-presidente e CEO do IBV e da Univestuário.

O presidente da Abravest, Roberto Chadad, passará a acumular a presidência do IBV, que tem ainda José Carlos Prado na diretoria executiva.

Universidade do Vestuário

A Univestuário é a primeira universidade para o setor implementada a partir de convênio internacional com a Flórida Christian University, instituição americana fundada em 1985, com sede em Orlando, na Flórida. Estão à disposição programas de Graduação (Bacharelado, Mestrado e Doutorado), que podem ser cursados online. Com isso, os interessados podem programar os horários de estudo de acordo com sua disponibilidade de tempo. As atividades são todas independentes, ou seja, o estudante pode assistir aos vídeos, fazer seus trabalhos, leituras e avaliações sem se preocupar com a participação simultânea de outros alunos ou do professor. Caso desejem fazer um curso presencial, podem escolher em que país pretendem cursá-lo, pois a FCU mantém centros de estudo em mais de 50 países – tem estudantes em todo o mundo – e oferece aulas nos idiomas inglês, espanhol e português.

Voltada para a gestão de negócios, a grade dos cursos para o Brasil está sendo montada em conjunto pelo IBV e pela Flórida Christian University e incluirá, entre outros, temas sobre Marketing, Administração e Logística. “Matérias sobre o vestuário no Brasil serão dadas por professores daqui, enquanto as relativas a negócios vão ser ministradas pelos professores da FCU”, explica Roberto Brizola. As aulas começam no início do segundo semestre de 2010. O IBV pretende ainda lançar cursos técnicos a distância ou presenciais. Nesse último caso, a intenção é estabelecer parceria com entidades de ensino nacionais especializadas.