segunda-feira, 31 de maio de 2010

Senac e Diageo abrem 925 vagas em cursos gratuitos para jovens de baixa renda

Uma parceria entre o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) e a britânica Diageo, maior distribuidora de bebidas do mundo, vai proporcionar a capacitação gratuita de 925 jovens de oito municípios de Pernambuco para o mercado de trabalho. Dez diferentes cursos de média duração na área de serviços em hospitalidade e lazer serão abertos a partir da próxima semana, totalizando 34 turmas. As aulas são para aperfeiçoamento de bartender, auxiliar de cozinha, camareira em meios de hospedagem, recepcionista, entre outros.

A iniciativa faz parte do projeto "Learning for Life" (aprendendo para a vida, em português), lançado no estado em 2002. Até agosto, a multinacional – representante de marcas como Smirnoff, Johnnie Walker, Guinness e Baileys – espera capacitar 1,1 mil alunos em Pernambuco, uma marca inédita para o programa.

Os cursos patrocinados pela Diageo são destinados à população de baixa renda na faixa etária dos 18 aos 30 anos e contempla os municípios de Olinda, São Lourenço da Mata, Cabo de Santo Agostinho, Vitória de Santo Antão, Gravatá, Caruaru, Garanhuns e Petrolina. A carga horária para cada módulo varia de 60 horas (drinques e coquetéis) até 200 horas (recepcionista em meios de hospedagem), incluindo, em alguns casos, um estágio não remunerado em empresas do ramo. As turmas que serão abertas em Olinda e São Lourenço da Mata, no entanto, já estão com capacidade esgotada.

Para concorrer a uma das vagas disponíveis, é necessário ter o ensino fundamental completo e se dirigir ao Senac mais próximo da área de abrangência do programa munido de original e cópia de identidade, CPF, comprovante de residência e comprovante de escolaridade. Dependendo da demanda, uma redação e uma entrevista serão aplicadas como parte do processo seletivo.

Saiba onde há vagas

Cursos Municípios Carga horária

Camareira em Meios de Hospedagem Caruaru, Cabo de Santo Agostinho, Garanhuns e Petrolina 160h

Recepcionista em Meios de Hospedagem Gravatá, Caruaru, Garanhuns e Petrolina 200h

Aperfeiçoamento para bartender Gravatá, Caruaru e Garanhuns 80h

Aperfeiçoamento para garçom Gravatá, Caruaru, Garanhuns e Petrolina 80h

Auxiliar de cozinha Gravatá, Caruaru e Garanhuns 160h

Sommelier Gravatá e Caruaru 80h

Drinques e Coquetéis Gravatá, Caruaru e Garanhuns 60h

Preparação e Decoração de Doces e Salgados Vitória, Caruaru e Garanhuns 80h

Cumin (ajudante de garçom) Gravatá, Caruaru e Garanhuns 80h

Agente de Informações Turísticas Cabo de Santo Agostinho, Caruaru e Garanhuns 160h

Inscrições na região de Caruaru:

Senac Caruaru

Av. Cleto Campelo, 79, Centro
Informações: (81) 3721-1647
Horário de atendimento: 7h30 às 22h
Início das inscrições: 31 de maio